terça-feira, 29 de abril de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de Pista


Wagner Gonzalez


Enquanto prossegue seu julgamento na Alemanha, Bernie Ecclestone vê crescer o cerco à sua fortuna na Inglaterra. Vettel ganha carro novo para tentar vencer novamente e De Silvestro testa em Fiorano sonhando com presente de Natal

A vida de Bernie Ecclestone tem ficado mais animada a cada dia que passa e não necessariamente por causa do que ocorre nas pistas do Mundial de F-1. O julgamento do processo que envolve a propina paga ao alemão Gerhard Gribkowsky faz surgir possíveis resultados de investigações sobre a forma com que o bilionário cuida da sua fortuna. Os comentários mais recentes falam em dívidas com o fisco inglês supostamente superiores a £ 1 bilhão (cerca de R$ 3,76 bilhões) teriam sido quitadas com um pagamento de uma pequena fração desse valor. Além disso a imprensa inglesa explora o acordo financeiro resultante do seu divórcio com a croata Slavica Radić, que renderiam a ele entradas mensais de aproximadamente R$ 18.797.000,00.

Enquanto aguarda a segunda sessão do julgamento em Munique, quinta-feira, Ecclestone negou o possível acordo e mantém a calma e a fleuma que o caracterizam. As denúncias que vazaram na imprensa britânica são o resultado de nove anos de investigações do imposto de renda da Inglaterra sobre a estrutura fiscal dos seus negócios em torno da promoção e realização do Campeonato Mundial de F-1. Aos 83 anos de idade o dirigente poderá finalmente ser substituído no comando da categoria caso a Justiça alemã o declare culpado.  

Uma rachadura “mais fina que um fio de cabelo” no chassi usado por Sebastian Vettel foi apontada como possível causa para a performance abaixo do esperado que o alemão mostrou nas quatro primeiras provas do ano. A informação foi confirmada por Helmut Marko, um dos homens fortes da equipe Red Bull. Na comparação direta com seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, Vettel só tem mais pontos (33 a 24) por causa da desclassificação do australiano na corrida de Melbourne; caso contrário a situação seria 42 a 34…

Simona traz novos ares para a F-1
A possibilidade de Simona De Silvestro tornar-se a primeira mulher a disputar a F-1 regularmente desde a italiana Lella Lombardi (1975), está diretamente legada a ares mais frescos; o responsável por isso é o indiano radicado no Colorado (EUA) Imran Safiulla. Publicitário e marqueteiro, foi ele quem conseguiu junto a empresas ligadas a empresas de energia limpa o apoio necessário para o programa de desenvolvimento da suíça de 26 anos que, semana passada, fez dois dias de treinos na pista da Ferrari, em Fiorano.

O projeto de De Silvestro parece bastante sólido e pode ganhar corpo com a atual geração de motores usados na F-1, cuja propulsão mistura métodos de combustão interna com recuperadores térmicos e dinâmicos. Ironicamente estas características são pouco ou nada promovidas pela categoria, ainda que os fabricantes das unidades de potência que aparecem no grid (Fiat-Ferrari, Mercedes-Benz, Renault e – a partir de 2015 -, Honda) tenham enormes 

Nos dois dias de testes em Fiorano Simona De Silvestro completou o total de 180 voltas pelo circuito de 2.997 metros a bordo de um Sauber C31, carro usado na temporada de 2013, o que permite testar praticamente sem limites. Na qualidade de piloto-afiliado ao time suíço ela não deverá participar dos treinos livres matinais de cada GP, mas a seriedade de seu programa e os resultados consistentes que ela demonstrou dão credibilidade à sua presença nos grids de 2015, particularmente se  Imran Safiulla continuar obtendo o necessário apoio financeiro para tal. A suíça volta a testar entre 25 e 27 de junho em Valência, na Espanha, o que garante a ela a condição de maior quilometragem de preparação para um novato de F-1.

Penalizações em Brasília
O tocantinense Felipe Fraga continua embaralhando as cartas da Stock Car brasileira, desta vez no autódromo de Brasília. Mais jovem vencedor da categoria ao conquistar o primeiro lugar na abertura da temporada, em Interlagos, sábado passado ele tornou-se também o mais jovem piloto a obter a pole position da categoria, que completou 35 anos de existência na semana passada. Depois de liderar boa parte da prova principal, Fraga perdeu várias posições em consequência de um pit stop mais demorado – algo que consolida o fato do autódromo de Brasília não ser adequado a esta prática –, e cruzou a linha de chegada na 10ª posição, à frente do experiente Thiago Camilo, um dos pilotos mais rápidos da categoria. Na disputa pela pole position da segunda prova (quando os 10 primeiros largam em posições invertidas), acabou penalizado em 20 segundos por não dar espaço ao paulista, mas não se intimidou frente às críticas sobre sua atitude.

“Será que acharam que iria deixar o cara passar na última volta? Não esperem um tapete vermelho na próxima vez...”, declarou Fraga ao alinhar para a corrida seguinte. Penalizado em 20 segundos, na segunda bateria Felipe largou em 15° e terminou em 9°, enquanto Camilo venceu a prova. A primeira corrida foi vencida por Átila Abreu, que dominou após a janela compulsória de pit stops; como é comum na pista brasiliense o consumo de combustível e o desgaste dos pneus provocaram desistências. Valdeno Brito segue liderando o certame, que prossegue dia 1° de junho com a reinauguração do Autódromo de Goiânia.

Os resultados de Brasília foram: Corrida 1: 1) Átila Abreu (Mobil Super Racing), 40 voltas em 41m46s139; 2) Raphael Matos (Hot Car Competições), a 2s051; 3) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 3s994; 4) Max Wilson (Eurofarma RC), a 6s137; 5) Ricardo Zonta (RZ Motorsport), a 6s917; 6) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 8s775; 7) Valdeno Brito (Shell Racing), a 10s817; 8) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 12s614; 9) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team),  a 14s872; 10) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 16s227. Corrida 2: 1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 20 voltas em 21m17s764; 2) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 0s322; 3) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 4s532; 4) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 5s299; 5) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 5s467; 6) Popó Bueno (Shell Racing), a 7s426; 7) Tuka Rocha (RZ Motorsport), a 8s766; 8) Diego Nunes (C2 Team), a 9s027; 9) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 10s491; 10) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 13s578. Posições no campeonato: 1) Valdeno Brito, 52 pontos; 2) Marcos Gomes, 50; 3) Sergio Jimenez, 49; 4) Cacá Bueno, 44; 5) Átila Abreu, 39; 6) Daniel Serra, 38; 7) Júlio Campos, 37; 8. Raphael Matos, 34; 9) Ricardo Zonta e Tuka Rocha, 30.

Correndo da chuva
Chuvas e ventos atrasaram e encurtaram a etapa disputada domingo no Barber Motorsport park, em Birmingham, Alabama; a prova terminou sob bandeira amarela e com dobradinha da equipe Andretti, Ryan Hunter-Heay liderando Marco Andretti; você pode ver um resumo da prova clicando aqui. Dos brasileiros inscritos na prova o melhor foi Tony Kanaan, que terminou em nono lugar, dez posições à frente de Hélio Castro Neves. O resultado da prova foi este: 1) Ryan Hunter-Reay, Andretti/Honda, 1h40m43s3337s; 2) Marco Andretti, Andretti/Honda, a 1s0364; 3) Scott Dixon, Ganassi/Chevy, a 1s4286; 4) Simon Pagenaud, Schmidt/Honda, a 2s4350; 5) Will Power, Penske/Chevy, a 3s1559. Todos os pilotos usam chassi Dallara. No campeonato Power lidera com 125 pontos, seguido por Hunter Heay (107) e Pagenaud (92). A próxima etapa, as 500 milhas de Indianapolis, será disputada dia 10 de maio.

Toyota no WEC
Após a dobradinha nas Seis Horas de Silverstone a equipe Toyota se prepara com atenção redobrada para as Seis Horas de Spa, que acontecem neste fim de semana no clássico circuito na região das Ardennes. Mais do que a liderança no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), a proximidade do circuito com a sede europeia da equipe japonesa (situada em Colônia, Alemanha, a cerca de 120 km) será usada para manter o pessoal dessa unidade ainda mais motivado, como explica o líder da operação Yoshiaki Kinoshita:
“Tal qual a etapa de Fuji, correr em Spa é como competir em casa para nós e uma boa apresentação é importante para todos os nossos fãs e funcionários que estarão nos apoiando. Dito isso, é preciso lembrar que a corrida deste fim de semana é mais uma corrida e por isso precisamos dar tudo para conseguir o melhor desempenho e continuar o sucesso do início da temporada.”

Nissan contrata Heidfeld
Enquanto isso a Nissan anunciou a contratação do alemão Nick Heidfeld para disputar as 24 Horas de Nurburgring dividindo um dos dois modelos GT-R Nismo GT3 que a marca inscreverá na clássica competição marcada para junho. Heidfeld, que entre 2000 e 2011 disputou 183 GPs por cinco equipes diferentes, é um dos pilotos responsáveis pela seleção dos pilotos que participam da Nissan Academy.

Truck altera calendário
A reforma do autódromo de Brasília, que poderá ser incluído no calendário 2015 da F-Indy, levou os organizadores da F-Truck a inverter as datas das etapas previstas para esse traçado e o de Goiânia. Desta forma, a capital federal recebe os brutos no dia 8 de junho e a temporada da categoria termina na capital goiana no dia 7 de dezembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário