O projeto
de refrigeração a água foi desenvolvido pela equipe Competikar e pelo piloto
Kenner Garcia, em Uberlândia (MG), para o modelo da Fórmula Vee Brasil testado
no último final de semana, de 24 a 27 de abril, durante a programação da quarta
etapa da competição no circuito de 4.309 metros de extensão do Autódromo
Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, que utiliza carros
refrigerados a ar na maior categoria de monoposto da América do Sul.Figurante
deste teste, o monoposto número 12 dourado é protagonista de um momento
histórico.
"A princípio nós iríamos utilizar um motor 1.600 cilindradas,
mas nós identificamos no desenvolvimento dele em Uberlândia que o VW 1.4
(EA111) que é produzido para o Fox de exportação ou para a última geração da
Kombi era mais adequado de ser colocado no Formula Vee, pois além da
durabilidade e performance, poderíamos aproveitar várias peças que já existiam
no carro. Entre eles, a flange que compõe o equipamento, embreagem, o motor de
arranque e o câmbio, entre outros foram usados no desenvolvimento desse motor
que é cem por cento original. Tivemos que trocar alguns itens para que
encaixasse no veículo como o coletor de ar que foi ajustado", declarou o
piloto Uberlandense Kenner Garcia.
A ideia desse teste surgiu em novembro do ano passado
durante corridas da temporada 2013 da Fórmula Vee Brasil. "O resultado
depois de 83 voltas com esse carro em quatro dias, incluindo treinos e a
primeira corrida, terminando a prova como gostaríamos de ter realizado, foi
muito satisfatório, pois com outro motor não conseguíamos 20 ou 30 voltas com
total segurança. Espero que agora possa se decidir se vamos optar por esta nova
configuração", ressaltou Kenner.
Segundo o organizador da Fórmula Vee no Brasil, Roberto da Silva Zullino, o
teste foi maravilhoso. "A montagem é simples, é tirar um e colocar outro
praticamente. O desempenho foi muito bom, o Kenner apertou o ritmo durante a
corrida, e atingiu os objetivos. Em termos de custo é bem mais econômico,
tecnicamente está completamente aprovado, inclusive porque o motor é totalmente
standard, sem nenhuma preparação especial, nada diferente, é um motor normal de
um carro normal", disse. "Agora
cabe ao Fórmula Vee Clube e os pilotos decidirem sobre a troca dos carros pelo motor
refrigerado a água. Pelo que eu percebi, as vozes são bem positivas para esse
novo formato", finalizou Zullino.
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