O nome de Lucas di Grassi
entra para a história do automobilismo como o primeiro vencedor de um
campeonato mundial de carros movidos 100% a eletricidade. O brasileiro de 30
anos, piloto da Audi-Sport ABT, colocou-se sempre entre os favoritos durante os
treinos livres, liderou a primeira sessão, fez o segundo melhor tempo do
classificatório e na corrida foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada no
circuito de rua de Pequim, montado em torno do Ninho do Pássaro e do Cubo dÁgua, belíssimas construções
inauguradas nas Olimpíadas de 2008.
"Estou muito
contente em ser o primeiro vencedor da história da Fórmula E, é um sentimento
único, uma honra. Mais do que isso, também estou feliz em saber que Nick está
bem depois do acidente que ele teve. Isso mostra o quanto é seguro o carro da
Fórmula E", afirmou Lucas.
O lance decisivo
para a vitória de Di Grassi aconteceu na última curva da volta final da
corrida. O francês Nicolas Prost, da e.dams, liderava a prova da pole position
e no final era atacado pelo alemão Nick Heidfeld, da Venturi. Pouco antes do
ponto de freada para a curva final, o alemão colocou de lado e Prost claramente
jogou seu carro para cima do oponente.
Os dois se tocaram,
com Heidfeld levando a pior. Sem controle, seu carro foi lançado ao ar após o
toque na zebra e bateu de lado no muro de proteção. Tanto ele como Prost saíram
do carro sem ferimentos e voltaram caminhando aos boxes.
"Primeiro
estou feliz e aliviado em saber que o Nick estar bem. Não tivemos a melhor
estratégia da prova; perdemos uma posição no começo e não conseguíamos
recuperar. Acho que ninguém gosta de vencer uma corrida assim, e cruzei a linha
de chegada meio incrédulo com o acidente. Mas enfim, eu estava no lugar certo
na hora certa", contou Lucas.
Até a comemoração
pela vitória foi um tanto tímida, até o brasileiro ser informado de que ambos
os pilotos envolvidos no acidente não haviam se ferido. "Só fui ficar
aliviado quando vieram me dizer que eles estavam bem. Aí pude comemorar um
pouco mais", disse Lucas, afirmando se sentir duplamente realizado com o
feito. "Deu tudo certo, tudo correu bem e os carros provaram-se
extremamente seguros. Hoje demos um novo passo na história, rumo ao futuro, a
uma conscientização maior para o uso de energias limpas", discursou.
Em segundo terminou
o francês Franck Montagny, da Andretti, seguido pelo britânico Sam Bird, da
Virgin, beneficiado pela punição aplicada a Daniel Abt, companheiro de equipe
de Lucas na Audi-Sport Abt e que jogou o alemão para o décimo lugar.
A Fórmula E usa o
mesmo critério de pontuação em corrida aplicado na Fórmula 1, com a diferença
de premiar o autor da pole position e da volta mais rápida do final de semana
com três pontos. Assim, Di Grassi deixa a China na liderança da disputa com 25
pontos, ante 18 de Montagny e 15 de Bird.
A segunda de dez
etapas da Fórmula E acontece em 22 de novembro nas ruas de Putrajaya, na
Malásia.
Resultado da primeira etapa da Fórmula E
Pequim, China (top-10):
1-) Lucas di Grassi (BRA), Audi-Sport Abt,
25 voltas
2-) Franck Montagny
(FRA), Andretti, a 2s867
3-) Sam Bird (ING),
Virgin, a 6s559
4-) Charles Pic
(FRA), Andretti, a 19s301
5-) Karun Chandhok
(IND), Mahindra, a 23s952
6-) Jérôme DAmbrosio
(BEL), Dragon, a 31s664
7-) Oriol Servià
(ESP), Dragon, a 41s968
8-) Stéphane
Sarrazin (FRA), Venturi, a 43s896
9-) Nelson A.
Piquet (BRA), China, a 43s975
10-) Daniel Abt
(ALE), Audi-Sport Abt, a 1min02s507
Nenhum comentário:
Postar um comentário