Se a necessidade é a mãe da invenção, dois engenheiros do
Centro Técnico da Nissan, no Arizona, Estados Unidos, pensaram em ter um carro
único para ajudar nas tarefas diárias do campo de provas. Deixando a imaginação
trabalhar, Roland Schellenberg e Arnold Moulinet, do departamento de
durabilidade, conceberam uma picape pequena feita a partir do hatch LEAF,
veículo 100% elétrico mais vendido no mundo.
Com alguns meses de trabalho, o Nissan LEAF de uso
interno do Centro Técnico tornou-se a 'Sparky' (jovial, em inglês), que recebeu
a caçamba de um Frontier que seria destruída em um ferro-velho. As colunas B e
C foram retiradas para acomodação da área para cargas, que foi encurtada em 25
cm na largura e 10 cm na altura, e parte do teto foi dobrada para baixo. As
lanternas de LED tiveram o sistema retrabalhado para que as luzes fossem
distribuídas na parte inferior do parachoque. O vidro traseiro com acionamento
elétrico foi aproveitado de uma picape grande Titan, mas a parte frontal da
cabine permaneceu original.
"Depois que Schellenberg nos disse que o LEAF seria
transformado, fui para casa e fiquei acordado até às quatro da manhã pensando
em todos os tipos de projetos que poderiam funcionar. Depois de analisar as
picapes da Nissan, decidimos pela caçamba da Frontier", disse Moulinet, o
responsável pelo processo de desmontagem do LEAF. "Por ser uma picape
leve, ligeira, mas não tão robusta, eu a vejo como um filho, um filho com
coração, com emoção. É um trabalho que nós fizemos e que dividimos com todos
aqui. Tem um pouco de cada um de nós nela," completa Schellenberg.
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