Após
a etapa de Monza, onde os dois compostos mais duros da Pirelli foram
selecionados, a Fórmula 1 chega agora em Singapura com as duas opções de pneus
mais macias disponíveis: o P Zero Amarelo macio e o P Zero Vermelho supermacio.
Singapura
é um circuito de rua incomum. A corrida é disputada integralmente durante a
noite, o que significa que a pista e a temperatura evoluem de forma bem
diferente do que acontece em um fim de semana normal de grande prêmio. Apesar
disso, a temperatura ambiente geralmente é alta. Este fator, somado à natureza
travada da pista localizada no coração da cidade, faz com que esta pista seja a
que mais exige fisicamente dos pilotos na temporada.
Tração e frenagem são elementos chaves para o circuito de rua
de Marina Bay. A pista tem muitas ondulações, o que torna ainda mais difícil
obter uma tração consistente. Além disso, há elementos que são comuns em vias
urbanas, como faixas brancas pintadas e tampas de bueiro, que podem surpreender
os pilotos e consistem em uma ameaça adicional para os pneus. Singapura possui
mais curvas do que qualquer outra pista presente no calendário da F1,
sobrecarregando ainda mais os pneus.
Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, “é
sempre um grande prazer para nós estarmos em Singapura, que vem constantemente
provando ser uma das corridas mais espetaculares da temporada. Correr sob luz
artificial em uma cidade tão vibrante proporciona uma atmosfera incrível, que
mostra o que a Fórmula 1 tem de melhor. A natureza única de uma corrida noturna
obviamente impacta os pneus. Selecionamos os dois pneus mais macios
disponíveis, para que eles se aqueçam rapidamente e ofereçam altos níveis de
aderência mecânica: características vitais em um circuito de rua. Estamos
oferecendo opções mais macias do que no ano passado, quando selecionamos o
médio e o supermacio.
Tradicionalmente, temos muitas entradas de safety cars
nesta etapa, então a estratégia deve ser flexível o suficiente para contemplar
essa eventualidade. Com a briga pelo título aparentemente ficando cada vez mais
disputada, todos os sinais sugerem que teremos uma corrida empolgante e imprevisível.”
Tração e frenagem são elementos chaves em Singapura. Os pneus
traseiros são bem exigidos na saída de todas as curvas lentas. O traseiro
esquerdo é particularmente exigido, uma vez que ele tem de lidar tanto com
acelerações longitudinais como com acelerações laterais. A tração é
constantemente comprometida pela superfície ondulada das ruas utilizadas no
circuito.
O pneu supermacio é um composto de baixa gama de trabalho,
capaz de atingir sua performance máxima mesmo em baixas temperaturas. Em
contraste, o pneu macio é um composto de alta gama de trabalho, ideal para
temperaturas mais elevadas. Em Singapura, a temperatura ambiente geralmente
fica entre 30ºC e 35ºC e essa etapa ainda não foi disputada sob chuva.
Singapura tem uma abrasividade mais alta do que a maioria dos
circuitos de rua e, portanto, leva mais tempo para que o asfalto fique
emborrachado. Dessa forma, a evolução da pista é lenta, como normalmente
acontece em circuitos que não são permanentes. As frequentes pancadas de chuva
no fim da tarde também acabam por remover muito da borracha que se acumulou na
pista.
A estratégia vencedora no último ano foi de duas paradas, com
o piloto da Red Bull Sebastian Vettel parando nas voltas 17 e 44. O alemão
começou a corrida com o pneu supermacio, mudou para o médio e completou a
corrida com o supermacio.
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