O desfecho da penúltima etapa da temporada 2014 do DTM,
neste domingo (28 de setembro), em Zandvoort, foi bastante diferente do que
esperava Augusto Farfus. Depois de enfrentar um sábado difícil e obter o 20º
lugar no grid de largada, o piloto brasileiro do Team RBM apostou na estratégia
de pneus e no bom ritmo para fazer uma corrida de recuperação e somar pontos
para o campeonato. No entanto, a BMW M4 #3 foi tocada pelo carro de Daniel
Juncadella durante a 19ª volta. Farfus rodou e bateu forte, encerrando de forma
precoce e decepcionante uma prova promissora na Holanda.
Antes mesmo da largada, Augusto ganhou duas posições no grid, graças a uma
punição imposta pela direção de prova a Edoardo Mortara e também a um problema
sofrido por Timo Glock antes da volta de aquecimento dos pneus. Farfus, que
optou por largar com pneus duros, fez uma largada conservadora e limpa e
manteve sua posição. Na quarta volta, Adrien Tambay bateu, e com isso o
safety-car entrou na pista.
A bandeira amarela acabou sendo positiva para a estratégia de corrida do
brasileiro, que contaria com os pneus macios para a metade final da prova,
quando boa parte dos seus adversários usariam os compostos mais duros. Augusto
já estava evoluindo na disputa e era o 15º, quando foi acertado pela Mercedes
de Juncadella na entrada da curva 11 durante a 19ª volta.
Farfus, que rodou e bateu forte no guard-rail, nada sofreu, mas não escondeu
sua irritação pela manobra do adversário e por encerrar tão cedo uma jornada
que tinha tudo para terminar em uma boa posição na zona de pontuação.
Considerado culpado pelo acidente, o piloto espanhol foi punido com o acréscimo
de 30 segundos no seu tempo total de corrida. A vitória neste domingo em
Zandvoort ficou com Mattias Ekström.
Para Augusto Farfus, o foco já está na próxima etapa do DTM, que será disputada
no dia 19 de outubro em Hockenheim, tradicional circuito alemão que receberá a
prova de encerramento da temporada 2014.
Augusto Farfus:
"É frustrante terminar a corrida desta forma. Fui acertado com violência
pelo Juncadella na curva 11 e bati forte no guard-rail, acabando com as minhas
esperanças na prova, mas graças a Deus está tudo bem comigo. Mais uma vez,
nosso carro teve melhor ritmo de corrida do que em classificação e, analisando
o desempenho das outras BMW hoje, era bem possível terminar o domingo com bons
pontos, então é uma pena que tudo tenha acontecido assim. Agora vamos focar em
Hockenheim para fechar a temporada com um bom resultado."
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