O Grande Prêmio
Brasil-Argentina, sétima etapa da temporada de 2014 do Campeonato Brasileiro de
Fórmula Truck, consolida no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Grácia, na
província de Córdoba, a sexta edição consecutiva de uma corrida de caminhões em
território argentino. A corrida deste domingo (14), que terá transmissão ao
vivo em HD pela Rede Bandeirantes a partir das 13h, deverá reunir mais de
50.000 espectadores.
A passagem anual da
Fórmula Truck pela Argentina fomenta o projeto traçado pela direção da categoria
em 2009, ano da primeira edição da etapa no país – até 2011 a corrida
aconteceria em Buenos Aires, no Autódromo Juan y Oscar Galvez; desde 2012, a
sede do evento é Córdoba. “Trazer a etapa para a Argentina é algo que não
acontece em nenhuma outra categoria do Brasil”, observa a presidente da
competição, Neusa Navarro.
A operação para a
realização da etapa é complexa e impõe um desafio logístico à altura da
magnitude atingida pela categoria, que tem em 2014 sua 19ª temporada. “A
Fórmula Truck traz uma estrutura gigantesca do Brasil, tanto em equipamento
quanto em material humano. Assim é possível realizar a etapa na Argentina
mantendo, em todos os setores, o mesmo padrão de qualquer outro evento que
realizamos no Brasil”, explica a dirigente.
O transporte de
todo o aparato utilizado para a montagem do evento em Alta Gracia mobiliza, no
total, 42 carretas. A viagem do comboio ebtre a sede da categoria em Santos e o
Autódromo Oscar Cabalén consumiu uma semana, já considerada a concentração de
todos os motoristas em São Borja, cidade gaúcha localizada na fronteira com a
Argentina onde ocorreram todos os trâmites aduaneiros para o complemento da
operação.
Os procedimentos
alfandegários exigem preparação. “A distância que a Fórmula Truck percorre para
chegar a Alta Gracia é praticamente a mesma que percorremos todos os anos para
a etapa de Caruaru, em Pernambuco. O que encarece e faz a demanda de tempo
aumentar é essa logística na aduana. O planejamento para completarmos toda essa
operação é bastante metódico”, descreve a presidente da Fórmula Truck.
O desafio logístico
enfrentado pela Fórmula Truck para a realização da etapa na Argentina mobiliza,
também, 400 pessoas do Brasil. “Nós fazemos questão de trazer as mesmas pessoas
que trabalham nos eventos no Brasil, sempre para manter o nosso padrão. Existem
famílias inteiras que compõem a equipe de funcionários e que viajam até aqui
para que tudo o que aprendemos a fazer em 19 anos seja feito da melhor maneira
possível”, informa Neusa.
A realização de
corridas na Argentina era um sonho de Aurélio Batista Félix o criador da
Fórmula Truck, que morreu em março de 2008. “Foi a nossa primeira motivação,
realizar o sonho dele, e ao longo desses seis anos a etapa da Argentina veio
sendo sedimentada. Quando viemos para cá em 2009, pela primeira vez, não era
para um evento isolado. Havia um projeto na Argentina, que vem sendo cumprido
desde aquela época”, pondera a dirigente.
O GP
Brasil-Argentina evidencia, segundo Neusa, o amadurecimento da categoria.
“Tantas vindas para cá resultou no amadurecimento na realização de eventos
internacionais. Isso sem falar no reconhecimento do povo argentino, que sempre
nos recebe com muito carinho. Antes corremos na maior cidade do país. Hoje
temos a etapa na segunda maior cidade. Córdoba é um grande centro na Argentina
no setor automotivo, de autopeças”, explana Neusa.
A receptividade do
público argentino ao evento anual é um dos fatores de maior motivação para a
realização da etapa. “A Fórmula Truck tem hoje um grande número de torcedores
na Argentina, é a gente se emociona com tanto carinho que temos da torcida
daqui, que sempre nos acolhe com autódromos lotados, que espera o ano todo pelo
nosso evento. Eu acredito que a corrida de domingo traga mais de 50.000
torcedores para o autódromo”, revela.
À aceitação do
público, Neusa Navarro soma mais fatores que considera primordiais ao evento.
“Há o apoio dos patrocinadores, que acompanham toda a operação e estão aqui
conosco, que reúnem seus clientes e convidados nos camarotes. Temos também o
apoio do governo de Córdoba, que tem na nossa etapa uma exposição no Brasil.
Tudo isso contribui para a Fórmula Truck manter esse espírito de desafio, de
ser diferente”, conclui.
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