Um dia atípico. Assim foi
o sábado (13) no circuito de Lausitzring, palco da oitava etapa da temporada
2014 do DTM. Por muitas horas, a densa neblina na região do autódromo alemão
impossibilitou a decolagem do helicóptero de resgate em caso de necessidade.
Após vários adiamentos, a direção de prova não teve alternativas: realizou
apenas um treino livre, com duração de 15 minutos e, pouco depois, a sessão
classificatória. Durante a tomada de tempos, Augusto Farfus enfrentou um
problema na bomba de combustível, que prejudicou muito seu ritmo na pista. O
piloto do Team BMW RBM tentou uma melhor colocação até o último segundo, mas
vai largar em 15º na prova deste domingo, a antepenúltima do campeonato.
O curto treino
livre foi iniciado com o asfalto ainda um pouco molhado. Augusto completou 11
voltas e foi o mais rápido da sessão ao anotar 1min22s622, 0s215 mais rápido
que o segundo colocado, dando indicativos de que sua BMW M4 #3 poderia render
ainda mais durante a classificação. O fato é que houve pouco tempo para
encontrar o melhor acerto para a definição do grid, que foi realizada com pista
seca.
Desde o início do
treino classificatório, o carro de Farfus apresentou um problema na bomba de
combustível, que comprometeu seu desempenho. A sessão foi interrompida ainda no
seu início com bandeira vermelha devido a um incidente com Joey Hand, e a
direção de prova decidiu unir o Q1 ao Q2, com todos os pilotos na pista. Foi
uma tomada de tempos muito equilibrada, com os competidores muito próximos.
Mesmo com a falha no seu carro, Augusto lutou muito e cravou 1min18s343,
ficando em 15º no grid. Nada menos que 19 pilotos ficaram dentro do mesmo
segundo.
Partindo do pelotão
intermediário do grid, Farfus tem como objetivo fazer uma largada limpa, uma
vez que terá pela frente 52 voltas no circuito de 3.478 metros em Lausitzring,
para voltar a somar pontos importantes e fechar o fim de semana com um bom
resultado. A etapa, com início previsto para 8h30 (horário de Brasília), terá
transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
"Hoje foi um
dia bastante atípico para nós. Em razão da neblina, tivemos pouco tempo para
testar o carro em pista seca, então fomos para a classificação com o acerto no escuro. Ainda assim,
nosso carro era competitivo. Infelizmente, enfrentei uma falha na bomba de
combustível durante toda a tomada de tempos, e isso atrapalhou minha
performance na pista. Agora temos de tentar solucionar esse problema visando a
corrida de amanhã. Acredito que será uma prova bastante equilibrada, como foi a
classificação hoje, mas vamos confiantes para somar o máximo possível de pontos
e sair daqui com um bom resultado."
Grid de largada da 8ª etapa da temporada
2014 do DTM em Lausitzring:
1.Pascal Wehrlein,
Mercedes AMG, 1m17.547s
2.Mattias Ekstrom,
Audi Team Abt, 1m17.604s, 0.057s
3.Jamie Green, Audi
Team Rosberg, 1m17.715s, 0.168s
4.Timo Scheider,
Audi Team Phoenix, 1m17.761s, 0.214s
5.Daniel
Juncadella, Mercedes AMG, 1m17.779s, 0.232s
6.Miguel Molina,
Audi Team Abt, 1m17.786s, 0.239s
7.Marco Wittmann,
BMW Team RMG, 1m18.143s, 0.596s
8.Gary Paffett,
Mercedes AMG, 1m18.291s, 0.744s
9.Timo Glock, BMW
Team MTEK, 1m18.141s, Q2
10.Mike
Rockenfeller, Audi Team Phoenix, 1m18.150s, Q2
11.Christian
Vietoris, Mercedes AMG, 1m18.202s, Q2
12.Robert Wickens,
Mercedes AMG, 1m18.250s, Q2
13.Edoardo Mortara,
Audi Team Abt, 1m18.299s, Q2
14.Vitaly Petrov,
Mercedes AMG, 1m18.314s, Q2
15.Augusto Farfus, BMW Team RBM, 1m18.343s,
Q2
16.Maxime Martin,
BMW Team RMG, 1m18.375s, Q2
17.Bruno Spengler,
BMW Team Schnitzer, 1m18.416s, Q2
18.Adrien Tambay,
Audi Team Abt, 1m18.467s, Q2
19.António Félix da
Costa, BMW Team MTEK, 1m18.491s, Q2
20.Nico Müller,
Audi Team Rosberg, 1m18.591s , Q2
21.Martin Tomczyk,
BMW Team Schnitzer, 1m18.629s, Q2
22.Paul di Resta,
Mercedes AMG, 1m18.699s, Q2
23.Joey Hand, BMW
Team RBM, sem tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário