Por Fernando Calmon
Conectividade e automação são duas soluções em que os
automóveis, daqui em diante, mais avançarão. O segundo recurso ainda depende de
redução de custos e de alguma regulamentação adicional dos códigos de trânsito
de cada país. Mas a utilização da massa de possibilidades da rede mundial interconectada
de computadores, que a internet coloca à disposição, ainda terá desdobramentos
surpreendentes para a indústria automobilística.
Na recente Feira de Eletrônica de Consumo (CES, em
inglês), em Las Vegas, EUA uma nova tecnologia de reconhecimento avançado dos semáforos
de trânsito foi demonstrada para aliviar a dura rotina dos motoristas no dia a
dia das cidades. De quebra pode melhorar a fluidez e evitar as pesadas multas
de desrespeito eventual à sinalização.
Iniciativa da Audi foi de atrelar a internet a bordo à rede
de semáforos inteligentes que muitas cidades utilizam em computadores centrais
de controle de trânsito. A novidade é capaz de assimilar em tempo real a
sequência e o intervalo de troca de sinais no entorno do carro. Em seguida
transmite essa referência ao quadro de instrumentos e o Sistema de Informações
ao Motorista (SIM) mostra a velocidade correta para que alcance o maior número
possível de sinais verdes. Um ícone representa o semáforo com as três luzes:
vermelha, amarelo e verde.
Se o automóvel está parado no sinal vermelho, o SIM
calculará o tempo restante até mudar para o verde e reproduzirá uma contagem
regressiva no painel. Esse recurso se integra ao sistema desliga-liga o motor e
providenciará a partida automática do motor cinco segundos antes de o sinal
liberar a passagem.
A empresa calcula que a interação on line da rede de
semáforos com os carros em movimento tem potencial de reduzir as emissões de
gás carbônico (CO2) em até 15% em razão de economizar quase um
bilhão de litros de combustível por ano, se utilizada em toda a Alemanha, cuja
frota total é de quase 50 milhões de veículos.
Segundo o fabricante, a tecnologia já está totalmente
funcional, testada e pronta para entrar em produção em toda a sua linha, à
espera apenas de autorização governamental. Uma demonstração nas avenidas e
estradas em torno de Las Vegas, em janeiro passado, com 50 semáforos ou faróis,
foi bem sucedida. Testes também estão em curso na cidade italiana de Verona e
envolvem 60 sinais que cobrem praticamente todo o centro da cidade.
Experiência mais abrangente é em Berlim. Na capital alemã,
25 clientes de carros comuns equipados com o sistema interagem com sucesso à
rede de 1.000 semáforos inteligentes da cidade.
Conectividade entre automóveis, motoristas e o mundo
digital já permite que o veículo procure sozinho, sem ninguém atrás do volante,
uma vaga em estacionamento, faça as manobras para entrar na vaga e depois saia e
retorne às mãos do seu dono, apenas ao sinal enviado por telefone inteligente.
Acredita-se que antes de se autorizar, em larga escala, a
direção autônoma por ruas e estradas, a utilização em velocidade reduzida nos
estacionamentos servirá de teste definitivo para a nova tecnologia. Afinal,
envolve baixos riscos, além de se sujeitar menos a adaptações da legislação de
trânsito e a questões jurídicas de responsabilidade civil.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmon
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