A ZF
obteve a homologação da Mercedes-Benz para a sua transmissão automática de seis
velocidades Ecolife. Desde o início deste ano, as transmissões automáticas ZF
Ecolife podem ser instaladas em articulados, super-articulados e com pisos alto
e baixo, como também em “alimentadores“ e os dedicados a BRTs – Bus Rapid
Transit da fabricante. “Agora, a ZF Ecolife está presente – e homologada – em
marcas de ônibus do Brasil: MAN, Volvo, Scania e Mercedes-Benz“, diz Alexandre
Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da
ZF.
O processo de homologação ocorreu de maneira normal, segundo Marreco. “Tudo
correu dentro do cronograma estabelecido, com todos os critérios técnicos
seguidos rigorosamente“, explica o gerente. “Engenheiros da ZF e da
Mercedes-Benz trabalharam em conjunto para adequar à aplicação local. Mas é
importante salientar que a transmissão atendeu todos os critérios da marca, que
não solicitou qualquer alteração no hardware do produto“, acrescenta o
executivo. Como a homologação está em vigor desde o inicio de 2014, já há
unidades operando no Brasil.
“Com a homologação, o cliente da Mercedes-Benz pode solicitar em suas
aquisições a transmissão ZF. Com a Ecolife, o frotista, além da qualidade do
chassi da Mercedes, soma a sua compra uma série de vantagens oferecidas pelo
nosso produto“, diz Alexandre Marreco.
“Entre as vantagens da Ecolife, estão os ganhos oferecidos por suas tecnologias
verdes. Um dos destaques é a redução no consumo de combustível em 6% na
comparação com transmissões da geração anterior. Frente a outras transmissões
automáticas, com menos marchas, por exemplo, o benefício pode ser superior a
10%, dependendo da operação”, comenta Salvador Mangano, gerente de Engenharia e
Aplicação da ZF.
“A Ecolife é equipada com retardador primário (que para o veículo em até 6 km/h
sem acionar os freios), o software Topodyn Life e possui um intervalo maior
para trocas de óleo. Tudo isso leva ao menor consumo de combustível do mercado,
além de redução no consumo de freios e pneus”, destaca Marreco.
Para reduzir o consumo, a Ecolife utiliza o software TopoDyn Life, responsável
pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo
veículo. A escolha é feita pela “inteligência artificial” do programa, que
calcula rapidamente qual é a marcha necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário