Líder absoluta de seu segmento desde o lançamento, em
1995, a Chevrolet S10 inova mais uma vez: é a primeira picape a oferecer opção
de motor flex equipado com injeção direta de combustível --a tecnologia
proporciona redução do consumo e melhor desempenho ao veículo.Com quatro cilindros
e comando de válvulas continuamente variável, o inédito propulsor 2.5 ECOTEC
entrega até 206 cavalos e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A
potência é recorde para um modelo da categoria, superando até mesmo rivais V6.
Principal novidade da linha 2015, o novo motor Chevrolet
substitui nas versões intermediária (LT) e de luxo (LTZ) o 2.4 Flexpower, de
147 cv de potência, que permanecerá apenas na versão de entrada (LS), que não
sofre mudanças. A S10 mantém ainda a opção 2.8 Turbodiesel, que, no ano
passado, teve a potência aumentada para 200 cv após atualizações mecânicas.
Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition Direct
Injection) na tampa traseira, o propulsor 2.5 ECOTEC estreia com transmissão
manual de seis marchas e opção de tração 4x4 com reduzida de acionamento
eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, itens até então exclusivos da
versão a diesel.
O interior da S10 também passou por melhorias
significativas, com reforços no isolamento acústico da cabine, adoção de novos
materiais de acabamento no painel e equipamentos de série adicionais,
dependendo da versão.
Com isso, a picape Chevrolet amplia ainda seu leque de
configurações na linha 2015. Afinal são duas opções de carroceria (simples e
dupla), duas de tração (4x2 e 4x4), três de transmissão (manual de 5 ou de 6 e
automática de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de
motorização (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel), totalizando 14
pacotes.
O 2.5
ECOTEC reúne: injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas
continuamente variáveis e bloco em alumínio com camisa em ferro fundido
nodular. Completam a lista o eixo balanceador, os pistões em alumínio com pino
flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de bomba de óleo variável,
controle eletrônico da temperatura do motor e sistema de partida a frio sem
tanquinho.A Injeção direta de combustível permite ao motor
trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, pois o combustível é injetado
diretamente na câmara de combustão.
O duplo comando de válvulas continuamente variável, ao
mesmo tempo que muda o tempo de abertura e fechamento das válvulas, aumenta o
torque e a potência conforme a necessidade do motorista, otimizando o consumo
de combustível e reduzindo as emissões.
A adoção da injeção direta possibilitou eliminar o
sistema auxiliar de partida a frio, popularmente conhecido como tanquinho, pois
o combustível é injetado com altíssima pressão diretamente na câmara de
combustão. Dessa forma, com a compressão, o ar lá dentro se aquece e vaporiza o
etanol e a gasolina. Para garantir a total eficiência neste processo, a picape
possui duas bombas de combustível: uma no tanque e outra no cabeçote.
Além do novo motor, as versões intermediárias (LT) e topo
de linha (LTZ) da S10 flex recebem uma transmissão com uma marcha extra. A
sexta marcha possibilita um melhor escalonamento da transmissão, reduzindo, com
isso, o consumo de combustível e os níveis de ruído, vibração e aspereza,
principalmente em percursos rodoviários.
Outra novidade é a opção de tração 4x4, disponível até
então apenas nas configurações a diesel. O equipamento oferece estabilidade e
dirigibilidade mesmo em pisos de pouca aderência ou acidentados. Com a reduzida
ativada é possível carregar e rebocar grandes cargas com maior facilidade.O
sistema é acionado por um seletor eletrônico posicionado no console central,
que elimina a necessidade de alavancas e não possibilita o engate
incorreto.
A S10 passou também por evoluções dinâmicas. A picape da
Chevrolet teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada com o intuito de
deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças promovidas
estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo
mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.
A lista de equipamento de série da versão LTZ também cresceu.
Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não
permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o
Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a
velocidade
em descidas íngremes sem a necessidade de
intervenção do motorista, proporcionando maior segurança.
Completa a relação os controles eletrônicos de tração e
de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona
automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado
alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
Com 14 diferentes combinações, a picape da Chevrolet
atende aos mais variados propósitos. Isso também explica o porquê da liderança
absoluta do segmento há quase 19 anos ininterruptos. Design atrativo, excelente
relação custo-benefício, baixo custo de manutenção e robustez são algumas das
razões de compra pelos consumidores do modelo, que se destaca também pela ampla
oferta de equipamentos de série.
Mesmo na versão de entrada LS cabine simples, com 1.031
kg de capacidade de carga e foco no trabalho, o motorista conta com itens como
ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo. Esse
acabamento também está disponível com cabine dupla, nas configurações 2.4 flex
ou 2.8 Turbodiesel, com tração 4x2 e 4x4.
Já a versão intermediária LT aparece apenas com
carroceria de cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou
automática). Os propulsores são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, ambos
com opção de tração 4x2 ou 4x4. Conjunto elétrico de travas e vidros, piloto
automático, sistema multimídia Chevrolet MyLink, coluna de direção regulável em
altura e rodas de liga leve são itens adicionais de série.
Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ
surpreende pela sofisticação. Soma ainda faróis tipo projetor, lanterna de LED,
rodas aro 17, sensor de estacionamento, navegador por GPS, bancos em couro,
volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade,
assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives, entre
outros.
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