O Novo Fox acaba de chegar às mais de 630 concessionárias
da Volkswagen no Brasil com recursos de tecnologia e de segurança de segmentos
superiores. A linha 2015 do modelo estreia uma série de novidades, como o
controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR).
Trata-se do Fox com mais sistemas de segurança da história.A versão de topo de
linha do Novo Fox, a Highline, pode ser equipada com o controle eletrônico de
estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação
de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as
reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do
motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência
para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio
eletrônico do diferencial. Em situação de baixa ou perda de tração em uma das
rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio dessa roda,
transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor
comportamento dinâmico do carro. Esse sistema de “tração inteligente” funciona
de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel.
Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
O Novo Fox Highline quando equipado com o ESC traz mais
uma inovação no sistema de freios: o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou
Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por
meio da velocidade e da força de acionamento do pedal de freio, que se trata de
uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a
pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio,
buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de
frenagem.
Freios com alta tecnologia
Importante lembrar que todas as versões do Novo Fox são
equipadas com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Além de evitar o
travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por
outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de
frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência),
herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.
O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de
frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a
segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar
colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma
acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de
frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o
veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de
pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.
Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou
Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos
de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o
motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha,
aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.
Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA
(Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a
possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O
sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da
desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.
Tração inteligente
O Novo Fox conta com outros recursos que colaboram para a
máxima segurança e a tração ideal. Um exemplo é o ASR (Antriebsschlupfregelung)
– Controle de tração –, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o
veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma
central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem
individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em
qualquer condição de utilização.
Outra tecnologia voltada à segurança é o TC (M-ABS) - ou
Controle de tração -, recurso que o Novo Fox Highline traz de série. Esse
sistema tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração
ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando
eletronicamente o torque do motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário