Nos últimos anos, o Grande Prêmio da China é conhecido
por proporcionar algumas das corridas mais emocionantes e repletas de
estratégias que envolvem o uso dos pneus. Com suas curvas rápidas,
asfalto liso e muitos pontos de ultrapassagens, os P Zero Branco médios e os P
Zero Amarelo macios são os compostos ideais para estas condições.
Paul Hembery, Diretor de
motorsport da Pirelli: “O clima deverá ser bastante
imprevisível na China, embora a gente saiba que em Xangai, normalmente, as
temperaturas são mais amenas do que as que tivemos na Malásia. No ano passado,
as condições de tempo foram estáveis nesta etapa, diferentemente do que em anos
anteriores, quando a temperatura oscilou muito, tanto para cima quanto para
baixo – ou seja, essa é uma variável possível e interessante que podemos ter
nesta corrida.
Os pneus dianteiros esquerdos são os mais exigidos em Xangai,
porém as demandas de tração desta pista deverão exigir muito dos traseiros
também. Embora, até hoje, nós não tenhamos visto nenhum GP da China muito
quente, durante todo o nosso tempo na Fórmula 1, se olharmos para a história é
até possível que isso aconteça mesmo, o que tornaria tudo muito difícil para os
pneus. A pista de Xangai é bem larga, o que abre muitas oportunidades para
ultrapassagens e grandes disputas por posições. Mais uma vez, apostamos em uma
estratégia de dois pit stops.”
Cerca de 80% da volta na China é feita de curvas, o que
significa que sempre há forças sendo aplicadas diretamente nos pneus. A
aceleração frequente na saída das curvas faz com que os pilotos tenham que se
precaver contra giros em falso do volante. As equipes geralmente ajustam os
carros com um nível médio de pressão aerodinâmica na Xangai, com o objetivo de
otimizar as velocidades máximas tanto nas curvas quanto nas retas.
O clima ameno indica que a granulação pode ser um ponto
de atenção para ambos os compostos, o que acelera tanto o uso quanto a
degradação, especialmente nos pneus dianteiros. Muitas das forças aplicadas
passam pelos pneus dianteiros devido ao número de curvas de alta, como a curva
um, que é quase um círculo completo. Há também áreas de forte frenagem, o que
faz com que o peso seja transferido para a dianteira do carro.
O P Zero Branco médio é um composto de baixa gama de
trabalho, enquanto o P Zero Amarelo macio é um composto de alta gama de
trabalho. Essa combinação assegura a capacidade de trabalhar efetivamente em
diversos tipos de condições, uma das razões pela qual essa combinação provou
ser tão efetiva.
Lewis Hamilton venceu a corrida fazendo duas paradas no
ano passado, com uma estratégia: macio-médio-médio. Assim como será neste ano,
a corrida teve 56 voltas. Hamilton fez seu primeiro pit stop na volta 17 e
depois parou novamente na volta 38. Todos os 15 primeiros colocados fizeram
duas paradas. O stint mais longo com pneus médios foi
de 27 voltas e o mais longo com pneus macios foi de 17 voltas.
Previsão de diferença de tempos entre os dois compostos: entre 1s2 e 1s4 por volta.
Previsão do tempo para a corrida: temperatura entre 11º C e 15º
C, parcialmente nublado, com 10% de possibilidade de chuva no dia da corrida.
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