sábado, 9 de maio de 2015

BMW Série 3 comemora 40 anos de lançamento mundial


O BMW Série 3 pode ver em seu passado uma trajetória extraordinária. Entre os principais marcos ao longo do caminho está seu sucesso como pioneiro em uma nova categoria de veículos, estabelecendo-se como a personificação do prazer de dirigir em seu segmento e tornando-se o veículo premium mais vendido do mundo. A linha de modelos foi lançada há 40 anos para substituir o já lendário BMW 02, e agora está entrando globalmente em sua sexta geração. Hoje, assim como em 1975, comprar um BMW Série 3 representa uma expressão de alegria no estilo esportivo, direção ágil, entusiasmo pela tecnologia inovadora e apreciação da qualidade premium.

Revelado na International Motor Show (IAA) de 1975 em Frankfurt, o BMW Série 3, desde então, desenvolveu-se na linha de modelos de maior sucesso da marca e em um best-seller internacional. E isso faz da Série 3 uma embaixadora global altamente eficaz para os principais atributos da BMW. Sua história é uma prova dos avanços alcançados pela montadora alemã nas áreas de habilidade desportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade, bem como o desenvolvimento do design da BMW. Cada vez mais, a introdução de inovações tecnológicas pioneiras no BMW Série 3 também abriu novos caminhos na classe de veículos médios em geral. Além disso, já há quatro décadas o BMW Série 3 tem liderado o caminho com novos conceitos de veículos que têm expandido a linha de modelos da marca e injetado novas ideias no segmento como um todo.

A personalidade subjacente do BMW Série 3 perdura de geração em geração, complementada pela adição de novos avanços tecnológicos. Seu design também foi moldado por um senso de continuidade e evolução característico da BMW. De fato, ao longo da história da linha de modelos, sua frente espetacular com faróis duplos circulares e as conhecidas grades tipo “rins” da BMW, as linhas dinâmicas das laterais do carro e as poderosas extremidades traseiras atraem rapidamente o olhar. Quanto ao interior, o design inconfundível da cabine focada no motorista já se estabeleceu como um elemento-chave na primeira geração do modelo. A excepcional série de vitórias da Série 3 em competições também contribuíram para que o carro se tornasse um sinônimo para o desempenho esportivo. Pelo sucesso atingido pelo BMW M3 original, seu histórico invejável continuou até a vitória na série de corridas German Touring Car Masters (DTM) em 2014.

A primeira geração do sedan de tamanho médio encantou os clientes com um nível de condução esportiva nunca antes oferecido neste segmento, impressionando, ao mesmo tempo, com seus motores supereconômicos. Graças ao desempenho e estilo desportivo, que comandam a personalidade dos motores, a transferência de potência para as rodas traseiras e a eficiência com a qual o prazer de dirigir resultante é evocada, o BMW Série 3 continua, até hoje, sendo superior aos seus rivais.

Em 1977, dois anos após o lançamento da nova linha de modelos, o BMW Série 3 se tornou o primeiro carro em sua classe a ter motores de seis cilindros. Outras inovações se seguiram, incluindo a injeção revolucionária e os sistemas de gerenciamento do motor, os motores diesel ultraesportivos e a minimização do peso por meio da utilização de alumínio e magnésio.

Hoje, a nova geração de motores do BMW Group no BMW Série 3 está no centro da BMW EfficientDynamics. A melhoria contínua do desempenho do motor e da dirigibilidade, juntamente com a redução do consumo de combustível e de emissões, tem sido um fator decisivo para garantir o status de pioneiro do BMW Série 3.

Os motores poderosos e a transferência de potência para as rodas traseiras foram combinados com a distribuição de peso primorosamente equilibrada e a construção avançada do chassi desde o primeiro dia do BMW Série 3. Em 1975, já era garantido que quem dirigia um BMW Série 3 teria uma condução que era mais esportiva do que qualquer um de seus rivais e assegurada em qualquer situação, graças à suspensão tecnicamente sofisticada, ao volante extremamente preciso que era não corrompido pelo torque do volante e freios poderosos. É um padrão que foi mantido até a nova geração do carro. Cada componente do chassi pode ter sofrido um processo impressionante de desenvolvimento ao longo de quatro décadas e seis gerações, mas o conceito básico subjacente do Puro Prazer de Dirigir permanece. Ostentando o chassi mais avançado em seu segmento, o BMW Série 3 continua a definir o referencial para o desempenho esportivo e agilidade de condução.

A subida do BMW Série 3 para o topo da árvore em termos de agilidade e segurança também foi auxiliada por outra inovação. Em 1985, o BMW Série 3 se tornou o primeiro carro produzido em série da marca a canalizar sua potência para a estrada usando as quatro rodas. E, hoje, o BMW Série 3 Sedan é a única linha de modelos em que o sistema inteligente de tração nas quatro rodas xDrive da BMW pode ser combinado com sete variantes diferentes de motor.

A linha de modelos de maior sucesso na BMW tem experimentado um programa ininterrupto de expansão desde que foi revelado pela primeira vez.Na segunda geração foi lançada uma variante de quatro portas à série e não demorou muito para que fossem lançadas também as versões conversível e de alto desempenho (M3) baseadas na BMW Série 3.

A terceira geração da linha de modelos viu o BMW Série 3 Coupé com estilo especial trazer fascínio adicional para a linha de produtos, enquanto o BMW Série 3 Compact construiu uma passagem para um novo segmento de veículos.

O crescimento e as mudanças dentro da linha de modelos têm sido desde então responsáveis por uma sucessão de marcos na história do BMW Série 3, inserindo conceitos inovadores que continuam a definir tendências para o segmento como um todo até hoje. A diversidade de modelos tem desempenhado um papel significativo ao permitir que uma variedade de grupos-alvo experimentasse a natureza esportiva do BMW Série 3 de maneiras diferentes. A sexta geração do modelo amplia ainda mais essa seleção atraente de versões distintas de carroçaria, que agora estão divididos entre duas linhas de modelos: o BMW Série 3 Sedan e o BMW Série 3 Touring foram unidos pela BMW Série 3 Gran Turismo, e o portfólio de modelos de médio porte agora inclui também o BMW Série 4 Coupé, BMW Série 4 Conversível e BMW Série 4 Gran Coupé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário