O brasileiro é um povo sem igual no mundo. Poucos são os
que realmente buscam por novas soluções e oportunidades. Quando observamos o
segmento de pneus, andar com o carro “bem calçado” deveria ser algo importante
para todo motorista, mas não é bem assim. Enquanto na Europa, tão logo o
consumo do pneu vai aumentando, o motorista já começa a procurar uma nova
solução, conforme a necessidade e aplicação do automóvel, em conformidade com
as especificações do manual do fabricante.
Por aqui, só com o pneu nas
últimas, o popular “careca”. O preço vai à frente de tudo. É preciso quebrar
esses conceitos. Claro que o fator preço deve ser considerado, mas em conjunto
com a segurança, economia de combustível, durabilidade e aplicação. O que pode
lhe parecer caro hoje pode ser o fator decisivo a evitar um acidente amanhã,
com um menor tempo de resposta e distância mais curta na frenagem.
Tive a oportunidade de
conhecer de perto o LTX Force, pneu que a Michelin desenvolveu no Brasil e tem
sua maioria das dimensões fabricadas também por aqui. E os conceitos desse
lançamento são válidos para todos os motoristas: versatilidade. É cada vez mais
comum o deslocamento entre campo e cidade, e o desafio é produzir o pneu de uso
misto que realmente tenha comportamento justo em qualquer das situações.
E a Michelin conseguiu.
Mantendo o foco na durabilidade e segurança, a novidade quando comparada com
seus concorrentes direto oferece frenagem mais curta em solo molhado e um melhor
controle em situações de aquaplanagem, além de possuir maior robustez e maior
rendimento quilométrico, ou seja, ele vai mais longe, dura mais.
“Este lançamento é
significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado
pelas equipes da Michelin da América do Sul. Quase todo o mercado sul americano
será atendido com produção local e, em um segundo momento, este pneu será
lançado em outros continentes. É motivo de orgulho para todos nós”, ressalta
Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da
Michelin América do Sul.
E não pense que o
desenvolvimento de um pneu seja algo simples. É bastante complexo o percurso
para encontrar a melhor fórmula para aplicação on ou off-road. Para isso a
Michelin foi buscar soluções tecnológicas no mundo das competições que tanto
incentiva. Vamos aos detalhes:
COMPACTREAD – Um pneu comum,
para ter maior durabilidade, necessita de blocos de borracha mais altos, que
são mais sujeitos a deformação, ocasionando a perda da área de contato com o
solo. A tecnologia Compactread é a combinação de uma escultura com mais
borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza esta deformação,
aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado.
Benefício: Maior durabilidade e maior segurança na estrada.
RALLY FORCE – É a combinação
entre a escultura inspirada no Rally Dakar, desenhada especialmente para
agarrar ao solo com blocos mais altos, que proporcionam uma tração superior; e
um composto de borracha inspirado no Rali WRC (World Rally Championship), que
oferece ao pneu maior resistência ao desgaste do solo em uso off Road.
Além disso, a escultura
avançou sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica
em uso off Road. Benefício: Maior segurança fora da estrada: maior capacidade
de tração e maior robustez.
“A melhor maneira de comprovar
a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições
automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os
tipos de terrenos e solos”, explicou Thierry Neuville, piloto do WRC (World
Rally Championship).
A equipe da Michelin está de
parabéns ao promover uma apresentação completa do seu mais novo e importante
lançamento em pneus nesse ano de 2015.
A marca permitiu o
conhecimento teórico com apresentações do desenvolvimento, pesquisas,
validações e todo processo construtivo, mas também organizou testes práticos
para avaliação e acompanhamento da distância de frenagem em piso molhado,
situações de aquaplanagem em picapes com velocidades a 60 km/h e 85 km/h e
circuito de condução off e on-road, mostrando o bom comportamento nas duas
situações e rápida adaptação.
Já na estrada, o MICHELIN LTX
FORCE oferece segurança máxima em solo molhado, o pneu freia até 2m antes do
que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos e tem um melhor
controle em situações de aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que é 35%
maior do que a média dos concorrentes na categoria. Tudo isso graças à
tecnologia Compactread que nos permite maximizar duas performances antagônicas:
durabilidade e aderência.
O MICHELIN LTX FORCE traz o
que há de mais moderno e tecnológico no segmento de caminhonetes (SUVs, picapes
e crossovers), em 26 dimensões com aros de 15” a 18”. O novo pneu equipará
veículos das principais montadoras, entre elas, Volkswagen, Renault, Ford,
General Motors; e veículos como Amarok, Ecosport, S10 e Trail Blazer.
Institutos certificam o pneu
MICHELIN LTX FORCE
TÜV SÜD Automotive – Com sede
em Munique, na Alemanha e fundado em 1866, o TÜV SÜD é um dos líderes mundiais
em organizações de serviços técnicos. São mais de 20.000 funcionários em
parcerias com clientes de todo o mundo. Um grupo de profissionais qualificados
e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e
qualidade. Alguns exemplos de serviços oferecidos pelo TÜV SÜD são: auditoria e
inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.
DEKRA – Fornecedor
internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado em 1925, em
Stuttgart, na Alemanha. Atualmente, a companhia possui cerca de 33 mil colaboradores
nos mais de 50 países em que atua. No Brasil, a DEKRA vem trabalhando desde
1995.
** Testes de distância de
frenagem no molhado e aquaplanagem rm curva realizados pelo Instituto TÜV SÜD,
com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na
dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR, Goodyear Wrangler
Adventure).
Total Performance1º pneu com a
chancela Michelin Total Performance – Há muitos anos, a Michelin trabalha o
Equilíbrio de Performances, um conceito que visa garantir, em um único pneu,
mais segurança, mais durabilidade e mais economia de combustível, sem abrir mão
de nenhuma outra performance.
No geral, um pneu reúne
características antagônicas. A aderência em piso molhado, por exemplo, não é
facilmente compatível com a aderência no seco, como se nota claramente nas
competições automobilísticas. “O grande diferencial dos produtos Michelin é
reunir todas as excelências de performances em um único produto, onde estão
contidas as tecnologias e as inovações da marca, resultado de um alto
investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento”, afirma Bruno Blanc,
Diretor de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do
Sul.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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