Em
2016, a Scania completa 125 anos da sua inauguração na cidade de Södertalje, na
Suécia. A trajetória da empresa, hoje referência mundial em soluções de
transporte sustentável, teve início em 1891, quando, sob o nome de VABIS,
produzia carroças, vagões e bondes puxados a cavalo. De lá para cá, a Scania
acompanhou as transformações do mundo, trabalhando para posicionar a marca
globalmente e ser reconhecida como sinônimo de qualidade e robustez,
pavimentando o sucesso que rendeu aos caminhões da marca, carros-chefes na
linha de produtos, o título de Rei da Estrada.
“Ao
longo deste período, sempre apresentamos ao mercado veículos inovadores que
ofereciam melhorias para a operação dos clientes, característica até hoje
preservada”, conta Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.
“A distinção dos nossos produtos somados a colaboradores dedicados e um foco
incansável na rentabilidade do cliente são certamente protagonistas dessa
história”, completa.
Ainda
nas primeiras décadas de existência, procurando consolidar-se em um cenário
onde a concorrência já era forte entre as montadoras de países como Estados
Unidos e Alemanha, a empresa se destacou no desenvolvimento e produção de
motores para veículos pesados, que tinham um consumo baixo de combustível. Com
o período pós-guerra, aumentaram as demandas por caminhões pesados para
transporte de cargas e veio então o modelo Scania-Vabis L51, considerado o
caminhão que proporcionou o primeiro grande salto da fabricante no mercado
Europeu.
A
popularização da marca, ocorrida na metade do século passado, aumentou os
pedidos e veio o segundo grande momento da história da empresa. O processo de
industrialização acentuado em algumas economias emergentes fez com que a Scania
cruzasse o Atlântico para inaugurar, em 1962, sua primeira planta fora da
Suécia, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.
Foi
a partir destas instalações que a empresa criou a famosa Série 2 de caminhões,
a primeira linha de veículos comerciais modulares, onde cada componente pode
ser aprimorado independentemente de outros. Tempos depois, nos anos 80, a
operação local da empresa alcançava, pela primeira vez, a marca de 35 mil
veículos produzidos, um recorde naquele momento, que eram exportados aos países
vizinhos, como Chile, Argentina e Peru.
Nos
anos 90, com a necessidade de renovar a aposta em inovação como estratégia de
ganhar mais um diferencial competitivo, a fabricante sueca implantou o Sistema
de Produção Global, que permite produzir os mesmos veículos em qualquer parte
mundo. Como resultado dessa iniciativa, a Scania se destacou no mercado por
conseguir criar um modelo de trabalho que produz de acordo com a demanda e que
priorizava os altos índices de qualidade em toda a cadeia produtiva.
Junto
com o século 21 chegou o desafio de oferecer um produto com mais tecnologia e
soluções de transporte de carga e de pessoas, que refletissem a visão de
sustentabilidade do negócio Scania.
Nessa jornada é possível citar conquistas
como o lançamento do Streamline, caminhão que oferece o menor consumo de
combustível de todo o mercado, a introdução do Euro 6 na Europa, motor que
reduz as emissões poluentes na atmosfera e a ampliação dos serviços ligados à
conectividade dos veículos – hoje mais de 170 mil unidades no mundo. “Seja com
a entrega da melhor rentabilidade para nossos clientes, seja na diminuição de
emissão de CO2 na atmosfera ou pela tecnologia mais avançada disponível no
mercado, acumulamos experiência suficiente ao longo destes 125 anos para
superar os desafios que temos pela frente. São eles que nos movem”, diz
Svedlund.
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