quinta-feira, 6 de outubro de 2016

50 anos depois, Pedro Muffato disputa pela última vez uma corrida em Cascavel

A oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, neste domingo (9), será especial para Pedro Muffato. Não apenas por acontecer em Cascavel. Mas por ser sua última participação numa corrida em sua cidade depois de 50 anos de carreira no automobilismo, marca que o piloto da equipe Muffatão irá completar no dia 4 de dezembro. Aos 76 anos, ele tenta lidar com naturalidade com o momento de despedida.

“Eu sei da expectativa do público, também da imprensa, de todo mundo que é ligado ao automobilismo. Afinal, depois de 50 anos, essa vai ser a última vez, mas para mim isso não muda muito”, comenta o piloto do Scania número 20. “Talvez na hora apareça um pouco de emoção, o que é natural”, acrescenta Muffato, que compete com apoio de DisNorte, Italy Alimentos, Incorporadora Água Clara, Coopavel e Muffatão-O Super do Coração.

O circuito cascavelense, batizado desde 2012 como Autódromo Zilmar Beux, foi determinante na carreira de Pedro Muffato, embora sua carreira tenha tido início em um circuito de rua de terra, também em Cascavel, em 1966, quando pilotou um Simca formando dupla com Villi Tiem. A pista de corridas foi construída em fins da década de 60 do século passado, diante do sucesso que as provas de rua alcançavam na cidade, e inaugurado em 1969.

Muffato alcançou resultados importantes no circuito de terra. Entre eles, a vitória na terceira edição da Cascavel de Ouro, em 1971, pilotando um Puma Spartano. Ele seria primeiro colocado na prova em mais duas oportunidades, 1974 e 1975, já ao volante de um Avallone-Chrysler. O tricampeonato da prova mais tradicional do automobilismo paranaense – que terá sua 30ª edição no dia 23 de outubro – só seria igualado em 1991, por Edgar Favarin.

O traçado asfaltado foi inaugurado em 22 de abril de 1973. Muffato teve participação dupla no evento. Primeiro, integrou o ato inaugural – era o prefeito de Cascavel. Em seguida, disputou a corrida da Divisão 4 e venceu na classe B, para carros com motores de mais de 2.000cc. Também correu em Cascavel de Fórmula 2, Fórmula 3 e, desde 2001, Fórmula Truck. Em 2006, era líder do campeonato e conquistou o terceiro lugar diante de sua torcida.

A programação da oitava etapa da F-Truck será aberta com treinos livres na sexta-feira (7). O treino classificatório, no sábado (8), será aberto às 13h45. A prova do domingo terá transmissão ao vivo em HD para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes a partir das 14h, com narração de Luc Monteiro, comentário do piloto convidado Daniel Kaefer e reportagem de Luiz Silvério. A geração de imagens é atribuição da Master/CATVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário