O BMW Group escolheu o Salão de Paris para apresentar o
inédito BMW Concept X2. O projeto será o primeiro no segmento cupês compactos
premium e conta com um design distinto, que se destaca entre os outros modelos
X e também se baseia na história dos cupês do BMW Group. O resultado é um
conceito compacto que exalta apelo esportivo urbano.
"O
conceito do novo BMW X2 é de um veículo para pessoas ativas que procuram uma
combinação de prazer e praticidade. O carro apresenta uma nova faceta da marca
BMW no segmento compacto", explica Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente
Sênior de Desgin do BMW Group.
O
design - uma mistura bem-sucedida de dinamismo e vigoroso
O
design do carro-conceito reúne contrastes de maneira única e coerente. "O
BMW Concept X2 combina uma linguagem corporal de movimentos rápidos e as
proporções de um cupê com a construção robusta de um modelo X. Este é um
veículo esportivo com um caráter ousado e isso nos permite abrir algumas novas
e fascinantes possibilidades de design para a marca BMW", diz Karim Habib,
Head da BMW Design.
As
características únicas do BMW Concept X2 já aparecem em grandes proporções no
carro. Enquanto as largas rodas e o familiar design dos modelos da linha X são
mantidos no veículo, o entre eixos esticado, o teto alongado, os balanços
curtos e a coluna C inclinada para frente deixam o carro esportivo e “no chão”.
A interação entre o revestimento mais escuro com o vermelho marcante (Luminous
Red) da carroceria deixa o carro ainda mais elegante.
Duas
faces para uma personalidade única - a vista lateral.
A
parte superior nas laterais do carro é dominada por elementos de design
esportivo. O teto alongado e o grafismo da janela fina dão uma percepção de
prolongamento. A janela afunila até a traseira, formando uma seção de ombro
atlético. O grafismo da janela integra as bases do espelho retrovisor (com
material feito de alumínio escovado), adicionando um toque extra de classe. A
espessura do perfil em alumínio tem papel contrastante aqui. O desenho
utilizado nas janelas é complementado por uma interpretação dinâmica da
tradicional coluna BMW Hofmeister Kink - um detalhe inconfundível e único.
Assim como o logo BMW na coluna C – um design clássico de um esportivo cupê, inspirado nos livros de histórias da
BMW – isso representa um detalhe singular a prova de erros. O grande spoiler
traseiro superior na cor do carro se estende até o vidro traseiro escurecido.
Vindo da coluna C, isto dá ao BMW Concept X2 seus traços esportivos.
As laterais mais
baixas, características dos modelos da linha X da BMW, chamam a atenção.
Superfícies musculares, grandes arcos de roda e proteção no piso ao redor da
soleira da porta formam um interessante contraste com os elementos dinâmicos do
teto do carro. Focando em características mais detalhadas, a superfície dos
vincos do carro traz seções bem modeladas, com bordas precisas, que ressaltam a
esportividade do carro.
A superfície também ressalta os arcos da roda quase
quadrados, característicos da família X. E as rodas de liga-leve, de 21
polegadas, contam com um formato de raio duplo, com design apresentado em duas
cores, que oferece a sensação de tridimensionalidade. O largo tread do pneu
garante potencial para diversão off-road, enquanto as soleiras das portas na
cor do carro com elementos hexagonais contêm elementos que contrastam com as
cores do veículo, deixando sua lateral com aparência robusta.
Dinamismo
e presença - a extremidade frontal
O design dianteiro
do BMW Concept X2 funde elementos dinâmicos com a utilização de formas
robustas, de maneira equilibrada. Os volumes dos contornos e as bordas sutis
criam uma sensação de apelo esportivo na dianteira. O para-brisas fortemente
inclinado parece se prolongar para o teto panorâmico escurecido e, ao mesmo
tempo, junta-se à grade de duplo rim, recém reinterpretada, e às grandes entradas
de ar para dar à parte frontal um aspecto mais agressivo. A grade está situada
pouco abaixo da linha dos faróis e a entrada de ar central fica em uma posição
mais rente ao solo que as aberturas laterais. Isso faz com que o centro do
carro pareça mais afilado, ressaltando a verve dinâmica do desenho frontal.
A
forma de trapézio do duplo rim, familiar nos modelos BMW, ganhou uma releitura,
com a parte mais ampla voltada para baixo. Isso acentua a natureza independente
do BMW Concept X2, ressaltando a largura da dianteira e a atitude vigorosa do
veículo. Graficamente remodeladas, as barras inclinadas internas da grade criam
um efeito inegável de “nariz de tubarão”, trazendo profundidade e riqueza de
formas à superfície do conceito.
Os contornos dos
faróis - em forma de tubo - ajudam a dar um ar clássico ao conjunto de forma
hexagonal. A tecnologia de luzes a laser permite maior nitidez na iluminação,
enquanto a luz azul em 'X', no centro desses faróis, acrescentam uma referência
da técnica utilizada no modelo.
O spoiler dianteiro
é dominado pela entrada de ar central, logo abaixo da grade, o que ajuda a
matar a sede do BMW Concept X2 por ar de arrefecimento. As aberturas
triangulares, menores em ambos os lados, destacam a aparência larga do veículo.
Os frisos horizontais das entradas de ar fornecem um contraponto vigoroso para
o design dinâmico do spoiler dianteiro e adicionam ênfase à tradicional
dianteira dos modelos da família X.
Uma
presença poderosa - a traseira
A traseira do BMW
Concept X2, arredondada, exibe um estilo totalmente distinto. Elementos que
acentuam a largura, como o vidro traseiro estreito e as linhas horizontais,
também influenciam na percepção do veículo, 'diminuindo' a altura e destacando
as pretensões esportivas do veículo. Neste ângulo, também é possível ver como a
janela traseira surge elegantemente por baixo do aerofólio - na parte superior,
alinhada ao teto - sublinhando o caráter dinâmico do carro. O prolongamento da
área envidraçada, nas laterais do conceito, também prendem a atenção e formam
uma área de ombro, que ressalta a presença ampla do carro. Abaixo do vidro
traseiro, as luzes foram desenhadas com nítida intenção de irradiar dinamismo.
A nova interpretação do familiar formato das luzes de LED, em 'L', transmite a
sensação de uma escultura tridimensional iluminada, provocando um efeito
atraente.
Localizado
entre as luzes traseiras e no centro da tampa do porta-malas, está o emblema da
BMW. Abaixo, a porta traseira e o para-choques parecem uma única peça, sem
secções, criando uma imagem coesa e que destaca o aspecto tonificado do carro.
O revestimento escuro, sob o spoiler traseiro, dá a impressão de erguer a
traseira visualmente, e ao mesmo tempo proporciona à parte superior uma
expressão mais estreita. O spoiler pintado da mesma cor do restante da
carroceria provoca um efeito dinâmico às extremidades mais inferiores da
traseira do veículo. As grandes saídas de escapamento posicionadas em cada
ponta do para-choque enfatizam o porte mais largo do carro, enquanto a área ao
redor das saídas de escapamento faz referência às três entradas de ar
dianteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário