Assim como a capacidade que um estilista de uma
grife da alta-costura tem de antecipar uma tendência de moda, um carro conceito
pode trazer para os dias atuais o que veremos nas ruas em um futuro próximo, em
termos de inovações tecnológicas, desempenho, design, mobilidade e
sustentabilidade. Desde o surgimento da BMW, há exatos 100 anos, a inovação e a
visão voltada para o futuro fazem parte do DNA da empresa, características
fundamentais do BMW Group que estão presentes nos modelos conceituais.
Algumas
das tecnologias desenvolvidas podem ser incorporadas aos carros comerciais, de
acordo com a viabilidade de produção em larga escala, e outros podem,
inclusive, dar origem aos modelos que vão circular nas ruas nos próximos
anos. Confira os carros-conceito mais relevantes da história da marca:
BMW Turbo - Lançado em 1972, como parte das
celebrações dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha), o Turbo chama a atenção
pelo desenho, que influenciou fortemente o cupê esportivo M1, lançado anos
depois e considerado um dos carros mais icônicos da BMW. O Turbo traz um motor
2.0 litros, de quatro cilindros e 200 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em
7 segundos.
BMW E1 – Quase 20 anos
após apresentar seu primeiro carro elétrico, o 1602 Electric, a BMW mostrou, em
1991, o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e
desenvolvimento de novas tecnologias. O E1 – E de elétrico – atrai olhares pelo
estilo urbano e pela grande área envidraçada. Para reduzir o peso e melhorar o
desempenho do veículo, a carroceria é feita de plástico e está apoiada sobre
uma estrutura de alumínio. O motor elétrico que impulsiona o E1 tem 50 cv e
suas baterias proporcionam autonomia de 200 quilômetros.
BMW X Coupé Concept – Revelado no
Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos
arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4. Outra
característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre
totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vem com um motor 3.0 litros, a
diesel, apto a entregar 181 cv e tração nas quatro rodas.
BMW H2R – Além do visual
insólito, que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes
de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos ou quase
nada poluentes. Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA),
o H2R é equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido
para usar hidrogênio em vez de gasolina. O conjunto atinge 232 cv de potência e
leva o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho,
ele conta com carroceria de fibra de carbono. O H2R bateu nove recordes de
velocidade para veículos a combustão de hidrogênio no campo de provas de
Miramas, na França.
Concept Coupé Mille
Miglia – Antes mesmo do surgimento
dos conceitos Hommage, a BMW mostrou em 2006 um modelo que celebra o sucesso
alcançado nas pistas pelo 328 Mille Miglia Touring Coupe na edição de 1940 da
prova de longa duração italiana Mille Miglia. Apesar da aparência vintage, o
protótipo traz carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e um
moderno motor de seis cilindros, 3.2 litros e 343 cv, herdado de um conversível
Z4.
BMW GINA Light Visionary Model – Concebido
pelo designer Christopher Bangle e revelado em 2008, o protótipo trazia um
conceito revolucionário e, no mínimo, inusitado: em vez de metal, ou algum
material rígido, sua carroceria era feita de tecido. E por conta deste detalhe
surpreendente, o GINA – sigla em inglês para Geometria e Funções para Inúmeras
Adaptações (Geometry and Functions In "N" Adaptions) – é capaz de
mudar sua forma de acordo com os gostos e necessidades do motorista. Para que
isso ocorra, basta acionar um conjunto de motores eletro-hidráulicos que ficam
literalmente debaixo do pano. O chassi do modelo é composto por cabos de alta
resistência e tiras de fibra de carbono. Outro detalhe interessante: os faróis
abrem-se como olhos quando acesos e fecham ao se apagarem.
BMW Vision Efficient Dynamics –
De linhas ousadas e futuristas, o Vision reúne em um único esportivo-conceito
todas as inovações voltadas para a redução do consumo de combustível e emissões
de poluentes. Mostrado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2009, o protótipo
vem equipado com um sistema híbrido de propulsão capaz de gerar 356 cv de
potência e 81,6 kgfm de torque. Este conjunto agrega um motor turbodiesel de
três cilindros e 1.5 litro, responsável por acionar as rodas traseiras, e um
motor elétrico capaz de acionar os dois eixos, proporcionando tração integral,
quando o motor a combustão estiver desligado. O Vision é capaz de acelerar de 0
a 100 km/h em 4,8 s.
Série
Hommage –
Foi a forma que a BMW encontrou para homenagear modelos consagrados do passado
e celebrar as origens da marca, com aparência inspirada nos modelos originais.
E entre os principais representantes desta família estão o M1 Hommage (2008),
revelado em comemoração aos 30 anos de lançamento do BMW M1; o 328 Hommage
(2011), uma reinterpretação moderna do roadster 328, um dos mais célebres da
BMW; o 3.0 CSL Hommage (2011), inspirado no cupê de construção leve da década
de 1970; e mais recentemente o 2002 Hommage (2016), apresentado em maio e que
remete ao clássico 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor de
série, lançado em 1973.
MW VISION NEXT 100 – Revelado em
março deste ano, como parte das celebrações do centenário da BMW, o veículo
traz para a realidade o que a companhia acredita que será o futuro da
mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com
a elegância dinâmica de um sedã. No entanto, longe de ser apenas um simples
veículo de transporte, trata-se de um automóvel altamente personalizável e que
está perfeitamente em sintonia para atender às necessidades de quem estiver ao
seu comando. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema
batizado de “Alive Geometry” ou “Geometria Viva”. Os modos Boost (Propulsão) e
Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista
ou ao próprio veículo, sendo que seu interior pode configurar-se
automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.
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