quarta-feira, 12 de outubro de 2016

GRUPO RENAULT PATROCINA RESTAURAÇÃO DO ‘SALÃO DA PAZ’, NO CASTELO DE VERSALHES

Localizado no prolongamento da Galeria dos Espelhos, anexo aos aposentos da Rainha Maria Antonieta, o Salão da Paz oferece uma vista magnífica para os Jardins de Versalhes. Sua decoração celebra a excelência de todo o savoir-faire da França do século 18, ilustrando a influência exercida pela França no mundo. São valores que harmonizam com o envolvimento do Grupo Renault no campo das artes, simbolizando o melhor do patrimônio histórico francês.
 
“Considerado um prolongamento da Galeria dos Espelhos ou o primeiro cômodo dos Grandes Aposentos da Rainha, o Salão da Paz concentra toda a majestade luminosa de Versalhes. Ali se encontra todo o talento dos artistas que construíram este castelo, assim como todo o savoir-faire da França e sua história. Há séculos este salão celebra a paz e se mantém como uma alegoria da influência da França no mundo. Por isso, era necessário recuperar toda a sua magnificência, o que se tornou um importante compromisso no sentido de manter a universalidade deste local emblemático. Presente em todo o mundo, o Grupo Renault permite hoje que esta história se perdure”, comentou Catherine Pégard, Presidente do Estabelecimento Público do Castelo, Museu e Patrimônio Nacional de Versalhes.

“O Grupo Renault tem um envolvimento de longa data com a cultura, principalmente na realização de festivais internacionais de cinema e com a curadoria de sua coleção de arte. Agora, o Grupo está feliz por poder apoiar o Castelo de Versalhes em um grande projeto arquitetural, como a restauração do Salão da Paz. Graças ao Castelo de Versalhes, a França dispõe de um patrimônio excepcional e valioso, que contribui para a imagem da França em âmbito internacional. Fiel a suas raízes francesas, a Renault tem orgulho de apoiar este projeto emblemático”, comentou Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault.

Durante toda a sua história, a Renault sempre manteve estreitas relações com o mundo das artes. Organizada entre 1967 e 1985, a coleção de arte contemporânea da Renault compreende mais de 300 obras de artistas plásticos e escultores, como Dubuffet, Tinguely e Vasarely, estando exposta em várias unidades do Grupo. A Renault também apoia a sétima arte há vários anos, principalmente como parceira do Festival de Cannes, há 33 anos, do Festival de Cinema Americano de Deauville e do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Com o início das obras de restauro do Salão da Paz, o Grupo Renault e o Castelo de Versalhes fortalecem uma parceria iniciada em 2013.

Há três anos, a Renault fornece 23 veículos elétricos (10 Twizy, 10 Kangoo ZE, 3 ZOE) que são utilizados diariamente pelos funcionários do museu, parque e castelo de Versalhes nos serviços de vigilância, jardinagem e administração. Também foi instalada uma rede com 30 terminais de recarga na propriedade. Esta parceria única permite manter a conservação dos jardins, bem como o conforto e a segurança dos 12 milhões de visitantes anuais.

Além da Renault, a Aliança Renault-Nissan apoiará a exposição “Marie-Antoinette, une reine à Versailles” (em português: “Maria Antonieta, uma Rainha em Versalhes”), apresentada pelo Castelo de Versalhes na Galeria Mori Arts Center de Tóquio, de 25 de outubro de 2016 a 26 de fevereiro de 2017.
 
O Salão da Paz
Idealizado para formar um conjunto arquitetônico coerente com a Galeria dos Espelhos e o Salão da Guerra (seu equivalente na Face Norte), o Salão da Paz é fruto de uma colaboração entre Jules HardouinMansart, o Primeiro Arquiteto de Louis XIV, e Charles Le Brun, o Primeiro Pintor do Rei. Construído entre 1681 e 1686, o cômodo se caracteriza por uma decoração espetacular com mármores de diferentes tonalidades, como Sarrancolin, verde Campan, Campan grand mélange, Rance e branco de Carrara. Disposto como lambris por toda a altura do salão, o conjunto é enriquecido por relevos esculpidos em chumbo ou bronze dourados e espelhos, complementado por um teto pintado por Le Brun. Com o objetivo de celebrar a paz, esta decoração arremata a iconografia desenvolvida na Galeria dos Espelhos, celebrando as atividades civis e militares do Rei Sol para promover a paz e a prosperidade em seu reinado. A maior parte do Salão da Paz ainda conserva a decoração e arquitetura originais.

A restauração do cômodo se tornou necessária devido ao estado envelhecido dos mármores e pinturas. Estas sofreram um desgaste generalizado, além de terem sido profundamente modificadas devido a uma restauração realizada nos anos 50, tornando irreconhecível a obra de Charles Le Brun. A reforma consistirá em um restauro das pinturas para fazer sobressair a obra do Primeiro Pintor do Rei e recuperar a decoração arquitetural de forma harmônica. Este canteiro de obras de grandes proporções será iniciado em 2017, devendo se estender por 18 meses, e será comandado por Frédéric Didier, arquiteto-chefe de monumentos históricos. Quando estiver concluída, a restauração do Salão da Paz contribuirá para valorizar os grandes aposentos, recuperando o esplendor, coerência arquitetural e legibilidade do Palácio de Versalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário