sábado, 3 de dezembro de 2016

KS destaca informações sobre o selo Inmetro para componentes motor

A comercialização de componentes automotivos com certificação Inmetro passa a valer no mercado de reposição a partir de 1º de janeiro de 2017, conforme Portaria nº 29/2015.

Marca mundial no fornecimento de peças motor, a KS foi a primeira fábrica brasileira de pistões a receber a certificação Inmetro em janeiro de 2013. 

Os produtos do seu portfólio que requerem a certificação são: bronzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos de pistão, anéis de trava, anéis de pistão e bombas elétrica de combustível para motores do Ciclo Otto.

A KS, que lançou uma cartilha para informar o mercado sobre as regras da certificação, destaca que independentemente dos diâmetros das peças, todos os itens enquadrados na portaria requerem a certificação. A diferenciação por diâmetros define a classificação destes itens por famílias e determina os testes realizados e número do registro.

Os itens aplicáveis em veículos descontinuados entre 01/01/2000 até 11/05/2011 e foram produzidos antes de janeiro de 2013, poderão ser comercializados sem certificação até o final de seus estoques. Após esse consumo no fabricante ou importador, as peças necessitarão de certificação.

São consideradas isentas da portaria peças aplicadas nos veículos de produção descontinuada até 31 de dezembro de 1999, peças destinadas a motocicletas, ciclomotores, motonetas e não rodoviários, e peças destinadas exclusivamente a compressores de ar.


As embalagens dos produtos KS possuem etiqueta de identificação contendo informações como mês e o ano da fabricação, modelo, marca, ano dos veículos aos quais o item se aplica, país de origem dos componentes, código do produto, lote ou número de série de acordo com a identificação de rastreabilidade, selo de identificação de conformidade, nome da empresa e CNPJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário