Trinta equipes de seis Estados foram classificadas e avançaram para a próxima
etapa do Renault Experience 2.0 – o Business Lab –, iniciativa do Instituto
Renault concebida para estimular o empreendedorismo e a inovação entre
universitários de todo o país.
Neste ano, o Renault Experience foi totalmente
reformulado, tornando-se on-line e pronto para transformar as ideias dos
universitários em realidade de mercado, por meio do modelo de startups. Com a
mudança, o programa registrou recorde de inscrições, com mais de 440 equipes
participantes – contra 239 da edição anterior. Ao todo, mais de 1.500
estudantes de 12 Estados e 83 instituições de ensino se inscreveram na
iniciativa.
Após a classificação dos projetos apresentados, as
equipes chegam agora a uma etapa chamada de Business Lab, em que os times
selecionados participarão de um programa intensivo em que uma ideia que nasceu
na etapa passada (Ideathon) e foi validada ganhará corpo e se tornará um
negócio com força para entrar no mercado. Com uma equipe composta de executivos
da Renault e de outras organizações, da Hotmilk e empreendedores com várias
experiências, as equipes terão à disposição o conhecimento e a energia de
pessoas que transformaram o mundo à sua volta.
“O Renault Experience 2.0 é um programa adaptado
às transformações do mundo digital e aos jovens universitários da atualidade.
Por isso, conseguimos mobilizar um grande número de estudantes, que encontraram
nesta iniciativa do Instituto Renault a oportunidade ideal de empreender e
desenvolver soluções para a mobilidade urbana”, afirma Caique Ferreira,
vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da fabricante.
O Renault Experience 2.0 é fruto de uma parceria
do Instituto Renault com a Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de startups do
Paraná. O programa conta com parceiros estratégicos como o Banco
Renault, Michelin e o apoio institucional do Sebrae, Senai, Agência Help e da
Renault-Nissan Consulting.
O Renault Experience 2.0 é totalmente conduzido
por meio de uma plataforma on-line. O programa foi construído de forma a ajudar
as equipes participantes a gerar ideias e desenvolver seus projetos com o tema
Mobilidade e Conectividade. Além disso, no decorrer do processo, os estudantes
contam com mentoria e acompanhamento de profissionais
experientes, executivos da Renault e dos parceiros.
Conheça as fases do Renault Experience 2.0:
Ideathon – Na primeira etapa, as equipes receberam diversos conteúdos
inspiradores para gerar insights e formular ideias, que foram prototipadas e
testadas.
Business Lab – Nesta fase, o serviço ou
produto criado é transformado em um modelo de negócio até ganhar a forma de uma
startup.
Aceleradora Renault – Na reta final, três
equipes serão instaladas na Aceleradora Renault, em Curitiba, com tudo pago,
onde passarão por uma preparação intensiva de três semanas para fazer a empresa
decolar.
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