A
consciência dos seus valores tradicionais alinhada a um espírito de
desenvolvimento voltado para o futuro: essas são as bases da nova identidade da
MINI, que reflete tal filosofia em seu novo estilo visual - cujo elemento
central é o logotipo. Essa nova interpretação do emblema, que será visto em
todos os modelos da MINI a partir deste ano, busca um visual mais limpo, com
foco no que é essencial.
O novo logotipo da MINI se baseia em um estilo tridimensional
que existe desde o relançamento de marca, em 2001, aplicando uma forma de
expressão visual conhecida como "design plano", dotada de elementos
gráficos. A preservação das tradições culturais da marca resultou em uma roda
alada com o nome da marca impresso ao centro em letras maiúsculas, o que
assegura ser o logotipo instantaneamente reconhecido. A ausência de sombras e
tons de cinza, por sua vez, cria um efeito preto e branco contrastante que
transmite autenticidade e clareza. Com um caráter bidimensional, o logotipo
estará presente no capô, na traseira, no centro do volante e na chave dos
veículos.
Essa última atualização representa um novo capítulo na
diversificada história do logotipo da MINI. Desta vez, há uma semelhança com o
logotipo presente nos clássicos MINI dos anos 90. Naquela época, o nome da
marca também aparecia em letras maiúsculas no centro de um círculo com asas
estilizadas.
Essa combinação de roda e asas remonta aos primórdios da
MINI, quando a British Motor Corporation (BMC) colocou no mercado, em 1956, o
Morris MINI-Motor, junto com o Austin Seven, estruturalmente idêntico, o
primeiro tinha o logotipo da marca Morris.
Ele apresentava um boi vermelho e
três ondas azuis – o símbolo da cidade de Oxford - que apareciam dentro de um círculo
com duas asas estilizadas, à direita e à esquerda. Por outro lado, o modelo
irmão – que foi nomeado de Austin MINI a partir de 1962 - teve seu
hexágono logo acima da grade do radiador, mostrando a inscrição da marca e o
emblema. Duas variantes individuais do revolucionário "small car"
também apareceram sob outros dois nomes da marca BMC - Wolseley and Riley. O
Wolseley Hornet e o Riley Elf foram mais distintos em seu design, não apenas
apresentando um corpo modificado e acessórios exclusivos, mas também carregando
cada um o seu próprio logotipo.
A marca que, hoje pertence ao BMW Group, foi tomada a decisão de redefinir a identidade da
MINI e também do logotipo. Nesse caso, o logotipo mais recente usado para o
clássico MINI foi usado como base e consistentemente modernizado. Em sua estreia,
em 2000, o atual logotipo aparece em formato tridimensional de alta qualidade,
com a inscrição da marca em branco contra um fundo preto. A roda cromada e as
asas estilizadas permaneceram inalteradas por quase 15 anos e se tornaram
mundialmente o símbolo da MINI: estilo individual, qualidade premium e
"driving fun" em um carro compacto do século 21. Dessa forma, o novo
logotipo da MINI também reflete um compromisso claro com a tradição da marca
britânica, que agora se estende por quase 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário