Produção Inteligente requer
especialistas em software de programas “cérebros” para robôs
O que um especialista em robótica faz numa fábrica de
veículos? Hoje é muito mais fácil compreender a participação de engenheiros mecatrônicos
- automação e controle trabalhando nas linhas de produção.
A cooperação entre pessoas e máquinas na produção está se
tornando cada vez mais importante. Cada vez mais, o trabalho em um veículo ou
componente é realizado por pessoas e robôs não separadamente ou em seqüência,
mas simultaneamente e em conjunto. Isso significa que os robôs precisam
entender o que os trabalhadores humanos querem e precisam deles.
No salão 54 da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,
Alemanha, os funcionários são apoiados por um robô lado a lado, sem nenhuma
barreira protetora. Este princípio é conhecido como colaboração homem-robô
(HRC).
Johannes Teiwes trabalha no Laboratório de Produção
Inteligente do Grupo de TI e programa "cérebros" de software para que
eles possam fornecer o melhor suporte possível para as pessoas.
Robôs que trabalham estão intimamente junto das pessoas e
também exigem conhecimentos e habilidades consideráveis. "Mais e mais
sensores estão sendo instalados em robôs nos dias de hoje", diz Teiwes.
"Isso requer um novo tipo de programação e coloca alguns desafios para nós
na TI".
O robô que Teiwes e seus colegas programaram para o
trabalho na linha de montagem identifica motores por si só - independente do
tipo, e executa sua tarefa com rapidez e precisão.
Ainda mais importante, se um de seus colegas humanos
chega muito perto, o robô registra esse fato e diminui a velocidade. A
segurança é sempre a maior prioridade no processo.
Atualmente, o braço robótico pode realizar os movimentos
necessários para sete diferentes variantes de motor, graças a sensores muito
sensíveis e à sofisticada lógica de software.
"Era importante para nós usar programação
genérica", diz Teiwes. Isso significa que as funções são inicialmente
desenvolvidas de tal maneira que podem ser usadas para aplicações adicionais.
A equipe do Smart Production Lab desenvolveu as funções
do robô de forma que possam ser usadas para aplicativos adicionais. "A
função de aparafusamento é um dos módulos de habilidade que programamos",
explica Teiwes. Isso possibilita toda uma série de funções, como a entrega de
peças ou ferramentas pesadas às pessoas, de forma independente ou por comando.
A ergonomia desempenha um papel fundamental.
O Smart Production Lab conta atualmente com uma equipe de
40 especialistas em TI - principalmente cientistas da computação, mas também
engenheiros industriais e especialistas em negócios.
"Nosso trabalho se concentra em tecnologias
inteligentes usadas na produção, sempre sob a perspectiva do desenvolvimento de
software", explica Teiwes. Os principais tópicos incluem a Internet das
Coisas e veículos autônomos para aplicações de intralogística.
A equipe do Smart Production Lab programou quatro robôs
para quatro tarefas de produção diferentes na fábrica de montagem em Wolfsburg.
Em todos esses casos, o trabalho é fisicamente muito exigente e os funcionários
envolvidos podem se beneficiar consideravelmente da colaboração entre humanos e
robôs.
“Eficiência e ergonomia desempenham papéis igualmente
importantes”, diz Teiwes. “Os robôs precisam ajudar as pessoas de maneira que
façam sentido. Não é necessário usar robôs em todos os lugares.”
A equipe do Smart Production Lab já está trabalhando em
seu próximo projeto de robô. Conhecido como MIRCO - que significa Mobile
Intelligent Robotic Co-Worker - é um protótipo robótico de dois braços em uma
plataforma móvel.
É importante notar que seus criadores estão
experimentando tecnologia de preensão humana. Este tipo de robô pode agarrar
componentes pesados e ser tão eficaz quanto segurar um único parafuso.
"Nós, seres humanos, somos o melhor modelo para isso", diz Teiwes.
"Para programar robôs, você precisa de uma boa
imaginação e muita paciência", diz ele. Os desenvolvedores de software
também precisam ser bons em abstração. "A programação é um processo muito
criativo", acrescenta ele.
Teiwes estudou engenharia de sistemas na Universidade de
Bremen, um campo que combina elementos de eletrônica, tecnologia da informação,
engenharia de produção, engenharia mecânica e engenharia de processo. Ele
aprofundou seu conhecimento de HRC no Centro Alemão de Pesquisa de Inteligência
Artificial (DFKI). "Rapidamente percebi que queria me especializar em
robótica", diz ele. Ele foi especialmente atraído pela interface entre
software e hardware.
“É fascinante quando programas simples de robótica podem
levar a ações altamente complexas”, observa ele.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico
com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®
(www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online
sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade
para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez
mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e
inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria
internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de
Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30
do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/
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