No ano em que completa 65 anos de história no Brasil e
mais de 4.3 milhões de motores produzidos, a MWM Motores, fabricante
independente de motores diesel, celebra também o marco de 100.000 blocos
usinados na planta de Santo Amaro – SP.
A inauguração da linha de
usinagem dos Blocos para os motores BIG BORE em ferro grafite compactado
(CG Iron) ocorreu em 2007, para os motores BIG BORE de 11 e 13 litros da
Navistar nos Estados Unidos. Os blocos são exportados para a fábrica de motores
da Navistar, em Huntsville, Alabama, onde os motores BIG BORE são montados até
hoje.
Criado por um procedimento de
muita precisão, que envolve a adição de magnésio ao ferro cinzento fundido num
ponto específico do processo de fundição, o ferro grafite compactado (CG Iron)
oferece significativas vantagens sobre o ferro cinzento tradicional. O CG Iron
é 70% mais resistente e 40% mais rígido, e seu limite de fadiga é o dobro do
ferro cinzento. Além disso, a estrutura molecular especial do CG Iron se
comporta de forma mais estável ao processo de separação das capas de mancal dos
blocos por fratura induzida.
A linha de usinagem dos blocos
utilizados nos motores BIG BORE conta com 28 estações de trabalho, 19 máquinas
de usinagem, o ciclo de operação de usinagem leva em torno de 8 horas e
aproximadamente 60 blocos são usinados por dia. O crescimento do volume de
blocos exportados durante esses 10 anos foi exponencial, em torno de 10 mil por
ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário