quarta-feira, 23 de maio de 2018

Toyota comemora 500 mil Etios produzidos no Brasil


A Toyota do Brasil celebra neste mês de maio a produção de 500 mil unidades do compacto Etios, feito na planta da fabricante em Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. O importante marco acontece no mesmo ano em que a Toyota completa seis décadas de atividade no País, e comprova o reconhecimento de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade que o Etios conquistou ao longo de seis anos de presença no mercado nacional.

A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem em 4 de maio, é um Etios hatch XLS de cor prata. O modelo foi exibido aos colaboradores em cerimônia realizada, na planta de Sorocaba. Na ocasião, estiveram presentes Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela e Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e da Venezuela, dentre outros executivos da companhia.

O Etios tornou-se o carro mais vendido pela Toyota no Brasil em 2017. No ano passado, o modelo superou a marca de 70 mil unidades (somando as duas opções de carrocerias) vendidas no território nacional, atingindo sua melhor performance desde que foi lançado no País.

Além do mercado interno, o Etios brasileiro também é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras. Do total de unidades produzidas do modelo em Sorocaba no ano passado, cerca de 35%, foi destinada à exportação para esses mercados.

Desde seu lançamento, a família Etios vivenciou uma rápida evolução, respondendo à voz dos seus consumidores.

Em setembro de 2013, um ano após seu lançamento, o interior do Etios ganhou novo aspecto interno com o painel Total Black a partir da versão de entrada X, equipada com ar condicionado, vidros e travas elétricas de série.

No primeiro semestre de 2014, a versão Platinum foi agregada ao portfólio, trazendo um acabamento interno ainda mais requintado, bancos em padrão couro, design exclusivo das rodas e novos equipamentos como o sensor de estacionamento.

Pouco tempo depois, já na linha Etios 2015, a versão Platinum ganhou central multimídia com câmera de ré, navegador GPS, leitor de DVD e TV digital, além de regulagem de altura para os bancos, alertas sonoros de faróis acesos e portas abertas, novo indicador de combustível, entre outras novidades. Todas as demais versões também passaram por melhorias substanciais e receberam mais itens de conforto e conveniência. No início do segundo semestre de 2015, a Toyota lançou a linha Etios 2016 com novo sistema multimídia para as versões XLS e Cross.

O Etios 2017, lançado em abril de 2016, também recebeu melhorias na família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, que passaram a ser produzidos no Brasil, na fábrica de Porto Feliz (SP), nova transmissão manual de seis velocidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. O grande diferencial, no entanto, foi a adoção da transmissão automática para todas as versões, tantohatchback quanto sedã.

No início do ano passado, a Toyota lançou a linha 2018 com desenho renovado, presente até então somente nas versões Platinum e na série limitada Ready. Este foi um dos trabalhos desenvolvidos localmente no novo centro de design brasileiro da marca, na planta de São Bernardo do Campo (SP), inaugurado em agosto de 2016.

A linha 2019, disponível ao público desde março deste ano, manteve a evolução progressiva da gama e passou a ofertar controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa. Foi a partir dessa atualização que a versão XS virou X-Plus e ganhou novos itens, enquanto a X-STD, focada em vendas diretas, fez sua estreia no portfólio Etios.

Atualmente, a gama Etios conta com 14 versões disponíveis entre as carrocerias hatch e sedã, conforme segue abaixo:

Modelo
Versão
Toyota Etios
hatchback 2019
X-STD manual
X 1.3L 16V manual
X 1.3L 16V automático
X-Plus 1.5L 16V manual
X-Plus 1.5L 16V automático
XLS 1.5L 16V automático
Platinum 1.5L 16V automático
Toyota Etios
sedã 2019
X-STD manual
X 1.5L 16V manual
X 1.5L 16V automático
X-Plus 1.5L 16V manual
X-Plus 1.5L 16V automático
XLS 1.5L 16V automático
Platinum 1.5L 16V automático


Inaugurada em setembro de 2012 para produzir o Etios, a fábrica da Toyota em Sorocaba foi construída totalmente sob o conceito Ecofactory, o mesmo utilizado pela matriz da Toyota no Japão, com o objetivo de reduzir continuamente a emissão de resíduos, compostos orgânicos voláteis e emissões de CO2. Outro aspecto importante adotado na unidade é a reutilização das águas pluviais e o aproveitamento da energia solar.

Com capacidade produtiva inicial de 74 mil unidades anuais, a planta de Sorocaba recebeu investimento de R$ 100 milhões em 2015, quando foi ampliada para produzir, a partir do ano seguinte, 108 mil Etios por ano. Em setembro do ano passado, a planta recebeu novo aporte de R$ 1 bilhão para adequação das linhas visando a produção do compacto premium Yaris, que será lançado no próximo mês. Quando operar em três turnos, a partir de novembro deste ano, combinando os dois produtos, a planta de Sorocaba alcançará a produção de 160 mil unidades por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário