A Audi pretende
vender aproximadamente 800.000 carros totalmente elétricos e híbridos plug-in
no ano de 2025. Na Assembleia Geral Anual da Audi AG, realizada nesta
quarta-feira, o Conselho de Administração apresentou a estratégia atualizada
"Audi.Vorsprung.2025.". Para permitir que um terço dos clientes
decida a favor de um carro elétrico até meados da próxima década, deve haver
uma opção sustentável em cada linha de modelos até então – a maioria deles deve
ser totalmente elétrica, com uma proporção menor como híbridos plug-in.
Com o intuito de
liberar recursos para o pacote de investimentos no valor de bilhões de euros, a
Audi adotou seu Plano de Ação e Transformação no final do ano passado. Os
objetivos são explorar novas fontes de receita, melhorar as estruturas de
custos e acelerar a transformação corporativa em relação a novos modelos de
negócios, o que aumentará consideravelmente o escopo do investimento. Até 2025,
aproximadamente 40 bilhões de euros deverão fluir para áreas estratégicas, como
e-mobilidade, direção autônoma e digitalização. Isso também se aplica à
digitalização da produção.
A versão de produção
do protótipo Audi e-tron é o primeiro resultado da iniciativa Roadmap E, com a
qual a marca premium eletrificará seu portfólio completo até 2025. Isso inclui
também o investimento nas fábricas alemãs em Ingolstadt e Neckarsulm, bem como
um claro compromisso para a segurança do trabalho até o final de 2025.
Os lançamentos de produtos incluem
mais de 20 modelos eletrificados em rápida sucessão até 2025. Em 2019, o e-tron
Sportback será o segundo carro totalmente elétrico a ser lançado, seguido pelo
e-tron GT da Audi Sport em 2020. A marca também oferecerá um modelo elétrico no
segmento de compactos premium em 2020.
Para o seu
projeto Roadmap E, a empresa está fazendo uso sistemático de duas grandes
alavancas de sinergia do Grupo Volkswagen na área de desenvolvimento. Além do
Kit de Ferramentas Elétricas Modular, desenvolvido pela Volkswagen para o
segmento de compactos, a Audi e a Porsche estão trabalhando juntas para
implementar a eletrificação de arquitetura premium para carros elétricos de
médio egrande portes. Esses projetos de cooperação reduzem substancialmente os
custos de desenvolvimento. Para o cliente, isso significa uma opção disponível
rapidamente de um amplo portfólio para a condução sem emissões.
No lançamento do
e-tron no mercado, os clientes europeus se beneficiarão de uma infraestrutura
de carregamento de alto desempenho. A Audi está contribuindo significativamente
para o desenvolvimento dessa infraestrutura por meio da joint-venture com a Ionity.
A versão de produção do e-tron será o primeiro carro que pode ser carregado em
estações de carregamento rápido com até 150 kilowatts. Isso fará com que o SUV
elétrico esteja pronto para o próximo percurso de longa distância em pouco
menos de 30 minutos. Sua bateria de íons de lítio oferece um alcance de mais de
400 quilômetros.
Pela primeira
vez, a versão de produção do protótipo e-tron oferece aos clientes da Audi a
possibilidade de adquirir funções como sistemas de assistência ao motorista ou
recursos de infotainment também depois que o veículo é comprado. Mais conteúdos
e serviços digitais serão gradualmente disponibilizados aos passageiros. A Audi
pretende gerar um lucro operacional de 1 bilhão de euros com esses novos
modelos de negócios até 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário