É no maior ponto de
encontro da comunidade marítima da América do Sul que a Cummins lança o motor
eletrônico X15 para o segmento. Durante a 15ª edição da Marintec South America,
que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Convenções
SulAmerica, no Rio de Janeiro (RJ), a desenvolvedora de powertrain apresenta
sua nova aposta para o mercado, com atributos para atender a rebocadores,
barcos de pescas, empurradores fluviais, transporte de passageiros, entre
outras aplicações comerciais.
A produção oficial do X15 está prevista para o início de
2019, na planta de motores Cummins em Rocky Mount, na Carolina do Norte, nos
EUA. O novo produto da Cummins para o mercado marítimo traz inovações com foco
na contribuição das operações, com baixo consumo de combustível e flexibilidade
para atender embarcações que variam de 45 a 75 pés, dependendo da aplicação. A
faixa de potência é ideal para demandas que variam entre 13 e 15 litros.
O Cummins X15 de 450 cavalos de potência (336 kW) e 600
cavalos de potência (447 kW) contínuos para propulsão e auxiliar de bordo
atende aos rigorosos padrões de emissões Tier II da Agência de Proteção
Ambiental dos EUA (EPA) Nível II e Organização Marítima Internacional (IMO).
Além de seguir a tendência downsizing de motores marítimos,
contribuindo com espaços restritos das embarcações, baixo peso (1.450 quilos) e
alta potência, o Cummins X15 utiliza o mais recente sistema de combustível
Cummins XPI. Este, por sua vez, fornece maior pressão de injeção, resultando em
uma queima de combustível eficiente para emissões limpas e economia de
combustível otimizada.
Além da mais recente tecnologia de sistema de combustível, o
X15 para uso marítimo utiliza o módulo inteligente de controle do motor
Cummins, o CM2350, que oferece capacidade avançada de diagnóstico e
monitoramento, bem como proteção do motor por meio de taxas reduzidas e
desligamentos automatizados do motor para evitar falhas. A tecnologia CM2350
também possui monitoramento do sensor de combustível, funcionalidade de
partida/parada do motor digital e pressão e temperatura da engrenagem.
O X15 foi desenvolvido para equipar barcos novos ou atender
ainda serviços de repotenciamento, a exemplo de sua primeira aplicação global
que ocorrerá em um barco de tripulação da Louisiana, nos EUA, substituindo um
motor não Cummins. O troca irá contribuir com a eficiência e o desempenho da
embarcação.
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