As fabricantes
de motocicletas produziram 96.277 unidades em julho, o que representa um avanço
de 34,7% sobre o mesmo período do ano passado (71.482 unidades). Na comparação
com junho (50.118 unidades), o aumento é ainda mais expressivo: 92,1%. Já no
acumulado dos sete meses, saíram das linhas de produção 590.961 motos, alta de
19,3% sobre o mesmo período do ano passado (495.232 unidades).
Para Marcos
Fermanian, presidente da Abraciclo – Associação Brasileira
dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e
Similares, fatores como a ampliação da oferta de crédito e maior participação
do consórcio estão sendo fundamentais para bons resultados. Com isso, a
Abraciclo revisou recentemente para cima a projeção em relação ao volume de
produção esperado para este ano, passando de 935 mil para 980 mil unidades, o
que significa um crescimento de 11% em 2018, na comparação com o ano passado.
Pela previsão inicial a produção cresceria 5,9%.
Na análise de
vendas para o atacado – motocicletas destinadas às concessionárias – foi
verificado um aumento de 36,9% em julho (88.773) na comparação com o mesmo mês
do ano passado (64.830 unidades). Em relação a junho (50.833 unidades) a alta
foi de 74,6%. Já no acumulado de janeiro a julho, foram vendidas 540.084
unidades, correspondendo a um aumento de 15,6% sobre igual período de 2017
(467.143 unidades).
Entre as
categorias mais comercializadas em julho, os destaques foram a Street, que
aparece no topo do ranking com 51,2% de participação (45.482 unidades), a
Trail, com 19,8% (17.548), e a Motoneta, com 15,3% (13.571). Na sequência,
vieram Scooter, com 7,2% (6.419), e Naked, com 2,2% (1.927 unidades).
Confira
a seguir as características básicas das motocicletas de cada categoria:
Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso
urbano.
Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto,
tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.
Motoneta – motociclo tipo underbone, pilotado com o condutor na
posição sentado, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de
câmbio automático ou semiautomático.
Scooter - Motociclo
pilotado com o condutor na posição sentado e dotado de câmbio automático ou
semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.
Naked –
Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto
desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a
uma motocicleta versão “sport”, sem a carenagem.
Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto
em terrenos pavimentados e não pavimentados.
Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à
utilização em pisos não pavimentados.
Custom – Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada,
destacadamente os mais longos, chamadas de “estradeiras”, que não priorizam
velocidade e, sim, conforto.
Sport – Motocicletas
de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica
e o alto desempenho.
Ciclomotor – Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna,
cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.
Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para a utilização
em turismo e viagens de grandes distâncias.
Emplacamentos
Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores
(Renavam), as vendas no varejo totalizaram 76.226 unidades em julho,
representando uma alta de 8,4% sobre o mesmo mês de 2017 (70.320 unidades). Na
comparação com junho (74.069 unidades) o crescimento foi de 2,9%. Já no
acumulado dos sete meses as vendas no varejo cresceram 7,1%, sendo 532.955
neste ano e 497.518 unidades no ano passado.
A média diária de vendas em julho ficou em 3.465 unidades, com 22 dias
úteis, correspondendo a uma alta de 3,5% sobre o mesmo mês do ano passado
(3.349 unidades), que teve 21 dias úteis. Na comparação com junho houve recuo
de 1,8% (3.527 unidades).
Exportações
Em julho foram enviadas para outros países 5.229 motocicletas fabricadas
no Brasil, o que representa recuo de 37,6% sobre o mesmo mês do ano passado
(8.380 unidades). Na comparação com junho (4.404 unidades) houve alta de 18,7%.
Com relação ao desempenho no acumulado dos sete meses, foram exportadas 46.259
motocicletas, aumento de 13,4% sobre as 40.797 unidades registradas no mesmo
período do ano passado. Os principais destinos neste período foram, pela ordem,
a Argentina, Estados Unidos e Colômbia.
Projeções Revisadas
As projeções revisadas pela Abraciclo para 2018 são as seguintes:
MOTOCICLETAS - PROJEÇÕES 2018 REVISADAS
|
||||
2017
|
2018
|
Quantidade
|
Variação %
|
|
Produção
|
882.876
|
980.000
|
97.124
|
11,0
|
Atacado
|
814.573
|
900.000
|
85.427
|
10,5
|
Varejo
|
851.013
|
915.000
|
63.987
|
7,5
|
Exportação
|
81.789
|
80.000
|
1.789
|
-2,2
|
Fonte: Abraciclo / Associadas
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