sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Sertões: Riamburgo Ximenes está de volta à prova após 6 anos fora do grid


Cearense, Riamburgo Ximenes está sempre na lista de favoritos ao título quando o assunto é Sertões. Campeão em 4 edições (somando geral e categorias), ele já participou de 16 delas, e salve as que não concluiu, sempre esteve presente no Top 5 geral de sua categoria, a carros. Sua ultima participação na competição foi em 2012, quando realizou o sonho de pilotar um Mini da X-Raid Team, um dos mais importantes times de rally do mundo. Tanto que na ocasião, a equipe participou do Sertões com dois carros, o de Riamburgo e seu navegador, Flávio França, e do ícone do esporte, Stéphane Peterhansel com seu co-driver, Jean- Paul Cottret. Na ocasião, o cearense mesmo prejudicado com alguns problemas de setup nos primeiros dias, fechou a competição em 3º lugar geral e a vitória ficou nas mãos da duplas francesa.

Passados 6 anos, ele retorna mudando de categoria e com a sensação de reestreia. Ximenes é movido a competitividade, e esse é o principal motivo da escolha por voltar a bordo de um UTV, veículo que estreou nas pistas dos Sertões em 2012 e que nestes últimos anos tem conquistado cada vez mais a preferência nacional por ser rápido, ágil, desafiador e ousado em sua proposta.

“Este é um veículo que resgata a emoção da velocidade e liberdade que uma moto oferece. Sua suspensão, sua leveza, seu motor de 1000cc e 220 cv e sua desenvoltura na pista são viciantes e por isso o grid deste ano está tão competitivo, mesclando a experiência e talento de campeões consagrados, nacional e internacionalmente, a pilotos que chegam para mostrar que o rally tem uma nova safra incrível de garotos que aceleram conosco de igual pra igual. Essa mescla muito me interessa, torna a prova ainda mais pulsante, eleva o grau de competitividade e o valor da vitória. Vai ser uma disputa linda e instigante, como o rally poucas vezes assistiu em suas categorias nestes 26 anos de Sertões”, explica Riamburgo.

De forma simplificada, os UTV’s viraram estrelas nessa edição devido ao mix custo- benefício x adrenalina. “Eles são os veículos mais rápidos em circuitos travados e nos retões chegam aos 150km/h. Dentro deles, por serem abertos e pelo excelente trabalho de suas suspensões, a sensação é que estamos voando mais alto e sendo ainda mais velozes. Para o navegador o trabalho não muda, a forma como trabalhamos é a mesma, a informação que passamos está alinhada ao trecho, a estratégia e a decisão de quando ousar ou ser mais prudente que veloz ”, complementa o navegador Flávio França.

Uma briga de gigantes na pista. Além de Riamburgo, estão inscritos na UTVcampeões como Reinaldo Varela( bicampeão do Sertões, campeão mundial na categoria marathon, nos carros, e atual campeão do Dakar nos UTV’s), João Franciosi(tricampeão nos carros Sertões) e Edu Piano (hexacampeão na categoria caminhões, sempre ao lado do navegador cearense Solon Mendes, e que juntos no Sertões 2017 fecharam em 4º lugar geral dentre os UTV’s), além dos novos talentos como Bruno Varela, atual campeão na UTV do Sertões 2017 e Rodrigo Varela, atual líder do campeonato brasileiro, os dois filhos de Reinaldo. Definitivamente, vai ser uma batalha diária e a estratégia será a arma mais eficiente para a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário