Cearense, Riamburgo Ximenes está sempre na lista de
favoritos ao título quando o assunto é Sertões. Campeão em 4 edições (somando
geral e categorias), ele já participou de 16 delas, e salve as que não
concluiu, sempre esteve presente no Top 5 geral de sua categoria, a carros. Sua
ultima participação na competição foi em 2012, quando realizou o sonho de
pilotar um Mini da X-Raid Team, um dos mais importantes times de rally do
mundo. Tanto que na ocasião, a equipe participou do Sertões com dois carros, o
de Riamburgo e seu navegador, Flávio França, e do ícone do esporte, Stéphane Peterhansel com seu co-driver, Jean- Paul Cottret. Na
ocasião, o cearense mesmo prejudicado com alguns problemas de setup nos
primeiros dias, fechou a competição em 3º lugar geral e a vitória ficou nas
mãos da duplas francesa.
Passados 6 anos, ele retorna mudando de
categoria e com a sensação de reestreia. Ximenes é movido a competitividade, e
esse é o principal motivo da escolha por voltar a bordo de um UTV, veículo que
estreou nas pistas dos Sertões em 2012 e que nestes últimos anos tem
conquistado cada vez mais a preferência nacional por ser rápido, ágil, desafiador
e ousado em sua proposta.
“Este é um veículo que resgata a emoção da
velocidade e liberdade que uma moto oferece. Sua suspensão, sua leveza, seu
motor de 1000cc e 220 cv e sua desenvoltura na pista são viciantes e por isso o
grid deste ano está tão competitivo, mesclando a experiência e talento de
campeões consagrados, nacional e internacionalmente, a pilotos que chegam para
mostrar que o rally tem uma nova safra incrível de garotos que aceleram conosco
de igual pra igual. Essa mescla muito me interessa, torna a prova ainda mais
pulsante, eleva o grau de competitividade e o valor da vitória. Vai ser uma
disputa linda e instigante, como o rally poucas vezes assistiu em suas
categorias nestes 26 anos de Sertões”, explica Riamburgo.
De forma simplificada, os UTV’s viraram
estrelas nessa edição devido ao mix custo- benefício x adrenalina. “Eles são os
veículos mais rápidos em circuitos travados e nos retões chegam aos 150km/h.
Dentro deles, por serem abertos e pelo excelente trabalho de suas suspensões, a
sensação é que estamos voando mais alto e sendo ainda mais velozes. Para o
navegador o trabalho não muda, a forma como trabalhamos é a mesma, a informação
que passamos está alinhada ao trecho, a estratégia e a decisão de quando ousar
ou ser mais prudente que veloz ”, complementa o navegador Flávio França.
Uma briga de gigantes na pista. Além de
Riamburgo, estão inscritos na UTVcampeões como Reinaldo
Varela( bicampeão do Sertões, campeão mundial na categoria marathon, nos
carros, e atual campeão do Dakar nos UTV’s), João Franciosi(tricampeão nos
carros Sertões) e Edu Piano (hexacampeão na categoria caminhões, sempre ao lado
do navegador cearense Solon Mendes, e que juntos no Sertões 2017 fecharam em 4º
lugar geral dentre os UTV’s), além dos novos talentos como Bruno Varela, atual
campeão na UTV do Sertões 2017 e Rodrigo Varela, atual líder do campeonato
brasileiro, os dois filhos de Reinaldo. Definitivamente, vai ser uma batalha
diária e a estratégia será a arma mais eficiente para a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário