sábado, 11 de agosto de 2018

Tarcísio Dias em Mecânica Online


Nova geração de caminhões revoluciona segmento

A Scania precisou de apenas dois anos, após o lançamento na Europa, para apresentar ao mercado brasileiro sua nova geração de caminhões, conhecida como a  "verdadeira máquina dos sonhos". A mudança vai além de um visual mais moderno e acrescenta o que há de mais atual em recursos de tecnologia, segurança e principalmente na redução do custo operacional por quilômetro rodado.

Tivemos a oportunidade de conhecer nas instalações da Scania, em São Bernardo do Campo, o momento de revelação da nova geração e início de uma jornada por quatro países para destacar os recursos do transporte sustentável. Para quem já despertou interesse, o planejamento do lançamento vai permitir pedidos a partir de outubro e as entregas a partir de fevereiro de 2019.

Diferentemente da Europa, aqui toda a gama será lançada ao mesmo tempo. A cabine é totalmente nova por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a economia total de diesel poderá ser de até 12%. Só os novos motores, equipados com nova tecnologia de alta pressão, garantem até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual, que já são reconhecidos pela economia.

A revolução não ficará apenas no produto, mas também em um novo comportamento na forma da venda. "Não é só produto que chega para revolucionar o mercado nacional, mas a forma de vender a nova geração será muito diferente a partir de agora pela rede Scania", afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Na rede de concessionárias, a equipe de vendas passará por intenso treinamento que vai mudar radicalmente o dia a dia. Hoje, o vendedor vende o caminhão, adequa seus itens opcionais e agrega serviços e melhor forma de financiamento.

As novas cabines foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado e sob a perspectiva do motorista. Nenhuma peça da cabine da atual gama P, G e R, foi reaproveitada na nova linha. O posicionamento do condutor foi realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade externa e o painel foi rebaixado.

A aerodinâmica das cabines foi testada no maior túnel de vento da Europa, o que propocia uma economia de combustível de até 2%.

O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cavalos. Aliás, a gama de propulsores terá novidades nas potências de: 220,280, 320, 410 e 500 cavalos. E, no campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). Será a primeira carreta movida a GNV/Biometando do mundo.

Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado, para oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do mercado.

Mecânica Online - As novas motorizações foram desenvolvidas com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e as emissões. Com essa evolução, o propulsor passa a ser mais silencioso do que a versão atual. Esse resultado é possível devido à combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e o torque, sem exceder as emissões e o gasto de diesel.

A melhor eficiência da combustão é fundamental não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o custo operacional, pois o funcionamento mais limpo melhora a durabilidade e a confiabilidade do motor a longo prazo. Outro benefício é a redução do desperdício de combustível como fuligem, partículas no escape e depósitos no propulsor.

A nova linha traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Dessa forma, ele está ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, o novo motor continua leve, o que proporciona um melhor desempenho do veículo.

Nessa nova linha, também foram aperfeiçoados componentes como o tanque de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), o sistema de SCR (Redução Catalítica Seletiva), os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de filtragem de combustível e as bombas de baixa e alta pressão.

Máquina dos sonhos - Um aço de maior resistência passa a compor a estrutura da nova cabina para aumentar ainda mais a robustez do “escritório sobre rodas” do motorista. Os vários elementos da armação foram moldados por compressão ou rolamento antes de serem acoplados a partir de diversas técnicas de soldagem, solda a laser ou processos adesivos hi-tech, criando um monocoque (estrutura que suporta cargas na cobertura externa) extremamente resistente.

As novas cabines pode ser equipadas com airbags laterais anticapotamento, que são integradas no teto da cabine, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões. Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela.

Funções importantes podem ser especificadas com a nova eletrônica embarcada como o sistema ADAS, por exemplo. Outras exigências mais básicas são encontradas por meio de um design ergonômico perfeitamente adaptado, desde bebidas geladas (na nova geladeira) até o telefone (no formato fone de ouvido e microfone ajustável próximo da boca) devem estar sempre à mão em espaços de armazenamento facilmente acessíveis. O porta-objetos lateral externo nas cabinas R e S têm uma abertura de 410 x 570 mm e podem ser acessados também de dentro da cabine.

Ação de Pré-lançamento – A estreia oficial da Nova Geração Scania na região começou  dia 2 de Agôsto, quando será dada a largada para a atividade promocional The Journey. Dois caminhões com a nova cabina S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixarão a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina – Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Um caminhão fará paradas em concessionários Scania da América Latina para eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas. O segundo veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo mais sustentável, resultando em uma web-serie de cinco capítulos, com estreia marcada para o dia 29 de outubro, data oficial de lançamento na região (as primeiras entregas serão feitas a partir de fevereiro de 2019).

“O desafio de liderar a transformação para um transporte mais sustentável nós já aceitamos. Mas sabemos que mudar o mundo é uma jornada, e não podemos fazer isso sozinhos. Por meio do projeto The Journey, vamos mostrar atitudes de transformação, ou melhor, dar voz e rosto, as pessoas que estão de alguma maneira buscando soluções sustentáveis”, explica Podgorski.

Para o lançamento regional, a Scania preparou uma série de atividades, todas centralizadas na Região do Guarujá, litoral paulista. Ao todo mais de quatro mil pessoas, entre força de vendas, clientes, jornalistas e parceiros da marca viverão a experiência com os novos veículos e serviços da Scania. Os convidados terão a oportunidade, ainda, de conhecer as novas instalações da planta de São Bernardo do Campo, como a fábrica de solda de cabinas, que impressiona pela tecnologia de ponta e robôs na linha de produção.

Na sequência do lançamento regional, cada país fará eventos locais durante o primeiro semestre de 2019. "A resposta à nova geração tem sido extremamente positiva, incluindo tudo, desde prêmios em importantes testes de imprensa, a um expressivo aumento de vendas na Europa”, conta Podgorski. “Estamos confiantes de que na América Latina não será diferente, pois nossos clientes igualmente precisam de soluções rentáveis e sustentáveis e têm na Scania o parceiro ideal.”

PERFIL

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário