Nova geração de caminhões revoluciona segmento
A Scania precisou de apenas dois anos, após o lançamento
na Europa, para apresentar ao mercado brasileiro sua nova geração de caminhões,
conhecida como a "verdadeira máquina dos sonhos". A mudança vai
além de um visual mais moderno e acrescenta o que há de mais atual em recursos
de tecnologia, segurança e principalmente na redução do custo operacional por
quilômetro rodado.
Tivemos a oportunidade de conhecer nas instalações da Scania, em São
Bernardo do Campo, o momento de revelação da nova geração e início de uma
jornada por quatro países para destacar os recursos do transporte sustentável.
Para quem já despertou interesse, o planejamento do lançamento vai permitir
pedidos a partir de outubro e as entregas a partir de fevereiro de 2019.
Diferentemente da Europa, aqui toda a gama será lançada ao mesmo tempo. A
cabine é totalmente nova por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a
economia total de diesel poderá ser de até 12%. Só os novos motores,
equipados com nova tecnologia de alta pressão, garantem
até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual, que
já são reconhecidos pela economia.
A revolução não ficará apenas no produto, mas também em um novo
comportamento na forma da venda. "Não é só produto que chega para
revolucionar o mercado nacional, mas a forma de vender a nova geração será
muito diferente a partir de agora pela rede Scania", afirma Silvio Munhoz,
diretor comercial da Scania no Brasil.
Na rede de concessionárias, a equipe de vendas passará por intenso
treinamento que vai mudar radicalmente o dia a dia. Hoje, o vendedor vende o
caminhão, adequa seus itens opcionais e agrega serviços e melhor forma de
financiamento.
As novas cabines foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível
no mercado e sob a perspectiva do motorista. Nenhuma peça da cabine da atual
gama P, G e R, foi reaproveitada na nova linha. O posicionamento do condutor
foi realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade externa e o painel foi
rebaixado.
A aerodinâmica das cabines foi testada no maior túnel de vento da Europa,
o que propocia uma economia de combustível de até 2%.
O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cavalos. Aliás, a
gama de propulsores terá novidades nas potências de: 220,280, 320, 410 e 500
cavalos. E, no campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos
motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). Será a
primeira carreta movida a GNV/Biometando do mundo.
Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento
semipesado, para oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do
mercado.
Mecânica Online - As novas motorizações
foram desenvolvidas com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com
múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e as emissões. Com essa
evolução, o propulsor passa a ser mais silencioso do que a versão atual. Esse
resultado é possível devido à combustão mais eficiente, capaz de aumentar a
potência e o torque, sem exceder as emissões e o gasto de diesel.
A melhor eficiência da combustão é fundamental não apenas para a
preservação do meio ambiente, mas também para o custo operacional, pois o funcionamento
mais limpo melhora a durabilidade e a confiabilidade do motor a longo prazo.
Outro benefício é a redução do desperdício de combustível como fuligem,
partículas no escape e depósitos no propulsor.
A nova linha traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada em sua
construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado
de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Dessa forma, ele está
ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do
cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, o novo motor continua leve, o
que proporciona um melhor desempenho do veículo.
Nessa nova linha, também foram aperfeiçoados componentes como o tanque de
ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), o sistema de SCR (Redução
Catalítica Seletiva), os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de
filtragem de combustível e as bombas de baixa e alta pressão.
Máquina dos sonhos - Um aço de maior
resistência passa a compor a estrutura da nova cabina para aumentar ainda mais
a robustez do “escritório sobre rodas” do motorista. Os vários elementos da
armação foram moldados por compressão ou rolamento antes de serem acoplados a
partir de diversas técnicas de soldagem, solda a laser ou processos adesivos
hi-tech, criando um monocoque (estrutura que suporta cargas na cobertura
externa) extremamente resistente.
As novas cabines pode ser equipadas com airbags laterais anticapotamento,
que são integradas no teto da cabine, uma técnica que nunca havia sido usada
antes em caminhões. Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de
airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns
de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser
atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela.
Funções importantes podem ser especificadas com a nova eletrônica
embarcada como o sistema ADAS, por exemplo. Outras exigências mais básicas são
encontradas por meio de um design ergonômico perfeitamente adaptado, desde
bebidas geladas (na nova geladeira) até o telefone (no formato fone de ouvido e
microfone ajustável próximo da boca) devem estar sempre à mão em espaços de
armazenamento facilmente acessíveis. O porta-objetos lateral externo nas
cabinas R e S têm uma abertura de 410 x 570 mm e podem ser acessados também de
dentro da cabine.
Ação de Pré-lançamento – A estreia oficial
da Nova Geração Scania na região começou dia 2 de Agôsto, quando
será dada a largada para a atividade promocional The Journey. Dois caminhões
com a nova cabina S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixarão
a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da
América Latina – Brasil, Argentina, Chile e Peru.
Um caminhão fará paradas em concessionários Scania da América Latina para
eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas. O segundo
veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo
mais sustentável, resultando em uma web-serie de cinco capítulos, com estreia
marcada para o dia 29 de outubro, data oficial de lançamento na região (as
primeiras entregas serão feitas a partir de fevereiro de 2019).
“O desafio de liderar a transformação para um transporte mais sustentável
nós já aceitamos. Mas sabemos que mudar o mundo é uma jornada, e não podemos
fazer isso sozinhos. Por meio do projeto The Journey, vamos mostrar atitudes de
transformação, ou melhor, dar voz e rosto, as pessoas que estão de alguma
maneira buscando soluções sustentáveis”, explica Podgorski.
Na sequência do lançamento regional, cada país fará eventos locais durante
o primeiro semestre de 2019. "A resposta à nova geração tem sido
extremamente positiva, incluindo tudo, desde prêmios em importantes testes de
imprensa, a um expressivo aumento de vendas na Europa”, conta Podgorski.
“Estamos confiantes de que na América Latina não será diferente, pois nossos
clientes igualmente precisam de soluções rentáveis e sustentáveis e têm na
Scania o parceiro ideal.”
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e
Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade
para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez
mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos
de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo,
promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário