Quando se fala sobre picapes, a Fiat sempre foi referência por
estar na dianteira, aprimorando sua linha de produtos de acordo com o que os
clientes necessitam antes mesmo que eles percebam e inovando continuamente.
Assim, a Fiat Strada, líder do seu segmento desde 2000, chega hoje aos 20 anos
no mercado. Lançada em 24 de outubro de 1998, se tornou sucesso de vendas
rapidamente graças à sua robustez e versatilidade para ser usada no dia a dia
tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família.
A
Fiat Strada chegou, há duas décadas, para completar a família Palio em três
versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente conquistou o
público com seu estilo e confiabilidade, ganhou diversas outras versões e
mostrou ser tanto econômica para o trabalho, quanto jovem e descontraída para o
lazer. O modelo, produzido no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), é vendido no
Brasil e, atualmente, exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.
No
ano em que foi lançada, até por ter chegado no último trimestre, vendeu 2.016
unidades no Brasil das 4.889 produzidas.
Dez anos depois, em 2008, já eram
72.045 picapes comercializadas no país e 78.912 fabricadas por ano. Em 2018,
até setembro, foram 49.093 mil unidades emplacadas e 52.320 produzidas, somando
1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O
recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano,
cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada. No mesmo ano, a jovem Fiat
Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
Como
se pode comprovar por esses números, entre as picapes compactas, o desempenho
de vendas da Strada é notável. Suas vendas, quase sempre, superam a soma de
todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação
de mercado em seu segmento deve atingir cerda de 53%, com aproximadamente
67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas.
Os
exemplos de inovação da Fiat Strada, que a fizeram ter números tão altos e
relevantes, são muitos. Como destaque, por exemplo, está a chegada da versão
com Cabine Estendida, em 1999. Inédita no segmento, foi um marco graças à maior
praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo,
mantendo ainda um bom volume na caçamba.
Ela
também ganhou sua primeira versão Adventure em 2002, conceito muito bem aceito
pelo consumidor, e o bloqueio eletrônico do diferencial Locker, em 2008, que
foi introduzido para aumentar a capacidade de tração da picape em situações de
terreno adversas. No ano seguinte foi a vez da Fiat Strada se tornar a primeira
e única picape compacta com cabine dupla no Brasil. Já em 2013 inovou mais uma
vez com o lançamento da terceira porta na cabine dupla, solução inédita no
segmento.
Linha do tempo
1998: A Fiat
Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e
a topo de linha LX 1.6 16V (106cv)
1999: Chega a
versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de
diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos
maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.
2000: A
picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez.
2001: Série
especial MTV.
2002: Primeira
reestilização e chegada da versão Adventure e do motor 1.8 8v em substituição
ao 1.6 16v.
2004: Segunda
reestilização. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e um
motor mais potente, o 1.8 8V Flex.
2006: Série
especial Try On Adventure.
2007: Série
Original Adventure.
2008: Terceira
reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão
Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.
2009: Melhoria
no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou
a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.
2010: Motor
Etorq 1.8 16v substitui o 1.8 8v. Versão Sporting com motor Etorq 1.8 16v.
2011: Câmbio
automatizado Dualogic chega na versão Adventure cabine dupla.
2012: Chega a
quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos
conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em
todas as versões.
2013: Série
especial Mangalarga Marchador. Reestilizacão da parte traseira (novas lanternas
e
caçamba
mais alta) e inova outra vez com a terceira porta na cabine dupla.
2014: Linha
2015 com pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.
2014: Versões
Hard Working 1.4. Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
2015: Série
Adventure Extreme com central multimídia.
2016: Novas
versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard
Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V
Flex Dualogic (cabine dupla).
2018: Freedom
1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário