Um dos
sedãs mais luxuosos do mundo, o novo Audi A8 fará sua primeira aparição em
território brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Em sua
quarta geração, o sofisticado modelo se torna novamente uma referência em
tecnologia ao trazer uma nova linguagem de design, um inovador conceito
operacional interativo e uma tração integral elétrica. O A8 também é o primeiro
automóvel de produção em série no mundo com condução autônoma nível 3.
O novo A8 cumpre a promessa feita pelo
estudo de concepção inicial da Audi. O sedã possui uma presença poderosa – seja
na versão standard, com 5,17 metros de comprimento, ou na alongada A8 L, que
possui uma distância entre-eixos 13 cm maior.
Liberdade é a
característica que define o design, que traz uma nova perspectiva luxuosa. O A8
tem ambiente suntuoso e espaçoso. Comparado ao modelo anterior, o carro ganhou
comprimento em ambas as versões de carroceria. Também traz uma abrangente
variedade de equipamentos e materiais, com detalhes personalizados – das
perfurações nos estofamentos dos assentos às persianas abertas e fechadas
eletricamente nas saídas de ar.
O toque de maior
classe do novo modelo está na parte traseira direita – o assento para
relaxamento opcional no A8 L vem com quatro opções de ajuste diferentes e um
apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as
solas dos pés. Os novos e confortáveis apoios de cabeça completam a
experiência. Os passageiros do banco de trás também poderão controlar uma ampla
variedade de funções, como iluminação ambiente, as novas luzes de leitura HD
Matrix e massagem no assento, além de fazer telefonemas por meio de uma unidade
operacional separada. O controle remoto do banco traseiro, com sua tela OLED do
tamanho de um smartphone, é removível e fica localizado no apoio de braço
central.
O interior adota
um design minimalista; a arquitetura interna é clara e com uma orientação
ligeiramente horizontal. A Audi traz seus altos padrões de qualidade para a era
digital com um conceito operacional radicalmente novo. O painel de instrumentos
agora está praticamente livre de botões e chaves de ajuste. Na sua área central
há uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas que, quando desligada, funde-se
quase invisivelmente ao entorno negro de alto brilho, graças ao seu visual
escuro.
A interface do
usuário é exibida assim que o carro é aberto. O motorista utiliza o sistema de
infotainment com na ponta dos dedos na enorme tela do painel. Eles poderão usar
uma segunda tela sensível ao toque no console central para acessar as funções
de ar-condicionado e conforto ambiente, assim como inserir textos. Quando o motorista
acionar uma função nas telas superior e inferior, ouvirá e sentirá um clique de
confirmação. Os botões acionadores com visual de vidro respondem da mesma
forma. A combinação de feedback acústico e tátil com o uso de gestos de toque
comuns, tais como o deslizar das mãos, tornam o novo sistema de resposta ao
toque MMI especialmente seguro, intuitivo e rápido de usar.
O novo A8 será o
primeiro carro com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. O
assistente de trânsito Audi AI assume controle da condução quando o trânsito
está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas
faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central.
O assistente de
trânsito administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não
precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do
volante e, dependendo das leis nacionais, focar em uma atividade diferente
oferecida pelo automóvel, como assistir TV. Assim que o sistema alcançar seus
limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de
condução.
Por uma
perspectiva técnica, o assistente de trânsito é revolucionário. Durante a
condução pilotada, um controlador central de assistência ao motorista (zFAS)
agora processará permanentemente uma imagem das imediações combinando os dados
dos sensores. Assim como os sensores de radar, uma câmera frontal e sensores
ultrassônicos, a Audi também é a primeira fabricante de automóveis a usar um
scanner a laser.
Já o assistente
de estacionamento remoto Audi AI conduz autonomamente o A8 para dentro e para
fora de uma vaga enquanto a manobra é monitorada pelo motorista – que não
precisará estar sentado no carro. Ele acionará o sistema a partir do seu
smartphone usando a nova aplicação myAudi. Para monitorar a manobra, ele
manterá o botão do Audi AI pressionado para visualizar uma imagem ao vivo
gerada no seu dispositivo pelas câmeras 360o do carro.
A segunda nova
tecnologia é a suspensão totalmente ativa Audi AI. Dependendo da vontade do
motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda
separadamente com atuadores elétricos. Esta flexibilidade confere ampla
liberdade às características da condução – variando do conforto de um percurso
suave em um sedã clássico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em
combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz se
houver uma iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de
um acidente para todos os ocupantes.
O novo A8 traz
dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O
motor a diesel desenvolve 286 cv, e a versão a gasolina, 340 cv. Duas versões
de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435 cv e um 4.0 TFSI com 460 cv – virão logo
a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o 6.0 W12.
Os motores
operam juntamente com um dispositivo de arranque com alternador de correia
(BAS), que é o centro nervoso do sistema elétrico de 48 volts. Essa tecnologia
híbrida leve (MHEV, veículo elétrico híbrido leve) permite que o carro fique
parado com o motor desligado e seja suavemente reiniciado. Ele também possui
uma função estendida de arranque/parada e uma saída de recuperação de energia de
até 12 kW. O efeito combinado dessas medidas é reduzir ainda mais o consumo de
combustível dos motores já bastante eficientes – em até 0,7 litros por 100
quilômetros rodados sob condições reais de condução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário