A Honda traz mais uma novidade
para o segmento off-road. Sucesso absoluto no Brasil, a linha CRF nacional
passa a ter mais um produto para ampliar as opções dos amantes do esporte a
motor e lazer nos finais de semana.
A Honda CRF 250F é uma evolução
da motocicleta off-road de maior sucesso vendida no Brasil, a CRF 230F, com a
qual compartilha apenas a filosofia de projeto e, obviamente, o prestigioso
logotipo estampado no tanque. Nascida de um projeto inédito, a CRF 250F se vale
de um motor que é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em
comparação ao motor da CRF 230F.
Para fazer frente a este
significativo incremento de performance a arquitetura do chassi foi alvo de
criativas soluções, capazes de conciliar incomparável maneabilidade com a
robustez esperada de uma Honda off-road.
No âmbito das suspensões o
desenvolvimento seguiu a mesma premissa, preservando curso elevado mas com
estrutura mais reforçada. Na dianteira o diâmetro dos tubos é de 41mm (37mm na
CRF 230F), cifra adequada para a suportar o importante acréscimo de potência.
Também o sistema de freios
recebeu o devido incremento de eficiência: o disco dianteiro tipo wave está
associado a um cáliper de pistão duplo enquanto que na traseira o disco, também
tipo wave, conta com cáliper de pistão simples.
Apresentada ao mercado em 2006,
a Honda CRF 230F imediatamente se tornou a motocicleta favorita dos praticantes
do off-road. Considerada uma das responsáveis pela democratização da modalidade
no Brasil, ela representava a essência de tudo aquilo que os praticantes do
trail, enduro, rali e até mesmo motocross buscavam: uma moto simples mas
eficiente, que não exigia nenhuma modificação pois vinha pronta de fábrica,
características que se preservam até hoje comprovando a competência de seu
projeto.
A alma da CRF 250F é um moderno
motor monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo
sistema PGM-FI. A potência máxima de 22,2 cv surge a 7.500 rpm, e torque
máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. A entrega linear da potência e torque em
todas as condições de uso proporciona uma dirigibilidade superior e efetiva
facilidade da gestão do acelerador.
Um eficaz sistema elétrico
proporciona ao motor da Honda CRF 250F extrema confiabilidade da partida
elétrica, capaz de garantir uso frequente, algo fundamental para uma
motocicleta direcionada à pratica do off-road.
Outro fator de adequação da CRF
250F é a transmissão de cinco velocidades, que promove uma melhor utilização da
força do motor sem exigir frequentes trocas de marcha, facilitando assim a
pilotagem.
O chassi tipo berço duplo
fechado é inédito e teve seu desenho inspirado nas CRF de competição.
Construído com tubos de aço de elevada especificação, surpreende pela inovadora
arquitetura: em vez de um único tubo superior, a CRF 250F conta com dois tubos
paralelos que da coluna de direção descem rumo ao ponto de fixação da balança
traseira.
O sistema de frenagem se vale
de um disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo
enquanto atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de
pistão simples. Especial cuidado foi dedicado ao correto ajuste da potência dos
freios, em especial do traseiro, uma vez que no uso off-road a frenagem deve
conciliar potência com sensibilidade exata, permitindo assim a mais eficaz
desaceleração sem risco de perda de controle.
Completa a cena ciclística a
adoção de pneus inéditos, os modernos Pirelli Scorpion XC, que oferecem maior
capacidade de aderência por conta do desenho da banda de rodagem, no qual a
disposição dos blocos, mais concentrada, favorece a tração, aderência em curvas
e menores espaços de frenagem.
Como não poderia deixar de ser,
a CRF 250F teve seu design totalmente inspirado nas motocicletas de alta
performance off-road da Honda, entre as quais se destaca a CRF 450R.
Nela, como na novíssima CRF
250F, as partes plásticas têm que, necessariamente, atender à eficiência que é
esperada de uma off-road. A CRF 250F impressiona pela agilidade de suas formas
e agressividade dos grafismos.
Principais características da nova Honda CRF 250F
-
motor SOHC de 4 válvulas por cilindro (potência/torque 20% maiores)*
- sistema de injeção PGM-FI ajustado para uso em off-road
- chassi inédito proporcionando maior robustez e maneabilidade
- suspensões aperfeiçoadas e reforçadas
- freio a disco em ambas rodas
- pneus Pirelli Scorpion XC
- relação peso-potência de 4,9kg/cv (5,3kg/cv na CRF 230F)
- peso seco de 114 kg
- design inspirado na CRF 450R
*quando
comparado à CRF 230F
Disponível em toda rede de
concessionários Honda à partir de novembro, a CRF 250F será disponibilizada em
versão única na cor vermelha e tem preço público sugerido de R$ 14.990,00. A
CRF 230F, porta de entrada no segmento off-road, permanece sem alterações em
sua versão 2019 e continua sendo oferecida em versão única na cor vermelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário