Desde seu lançamento em 1975, a Honda GL 1800 Gold Wing é
objeto de desejo de quem almeja o máximo de uma motocicleta. Pensada para
cruzar grandes distâncias com extremo conforto e segurança, o modelo atravessou
as últimas quatro décadas no posto de máquina preferida dos mototuristas de
todo o planeta.
Apresentada pela primeira vez no Brasil durante o Salão
das Duas Rodas de 2017, o novo modelo tem pré-venda anunciada para o Brasil a
partir de 22 de outubro por de R$ 136.550,00 na versão Gold Wing
e R$ 156.550,00 na versão Tour. As primeiras unidades serão entregues
a partir de fevereiro de 2019.
Nesta nova geração, a Gold Wing recebeu uma profunda
remodelação que preservou o caráter que deu à motocicleta a posição de ícone
sobre duas rodas.O objetivo da Honda ao reprojetar cada componente desta
versão foi o de oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia
motociclística, mantendo, porém, intacta a incomparável personalidade do
modelo.
Seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de 6
cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas.
Aperfeiçoado na gestão eletrônica, o motor pode ser ajustado de acordo com
quatro diferentes riding modes – TOUR, SPORT, ECON e RAIN. Acelerador
eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e
sistema Start&Stop são outros aperfeiçoamentos introduzidos ao
modelo na versão 2019.
Apesar de preservar a mesma arquitetura e praticamente a
mesma capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu à 1.833 cc), o motor da Gold Wing
ganhou mais potência (126 cv contra 118 cv) e torque (17,34 kgf.m ante 17,0
kgf.m) além de estar 6,2 kg mais leve e 33,5 mm mais curto que o motor da Gold
Wing anterior.
Acoplado ao motor está a última geração do moderno câmbio
de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete marchas. O
piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a
marcha desejada através de comandos "+" e "–" situados no
punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing
oferece ainda a inédita modalidade 'Walking Mode', que movimenta a
motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré)
para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.
Na nova suspensão dianteira da Gold Wing, a função
amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que resulta em
40% a mais de agilidade na ação do guidão.
A suspensão traseira é também inédita e se vale de uma
balança de suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link,
solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação
mais progressiva da suspensão traseira, que assegura maior estabilidade e
conforto.Tanto a suspensão dianteira como a traseira dispõem de
regulagem eletrônica automática, que obedece à impostação selecionada do Riding
Mode.Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do
amortecedor posterior através de um prático comando elétrico. São quatro as
opções de ajuste consoantes à utilização: só piloto, piloto+bagagem,
piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.
Quanto aos freios, na Gold Wing 2019 está presente o
consagrado sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de
última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas de acordo com
o ajuste do RidingMode. O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que
atuam em dois discos de 320 mm, na traseira o cáliper é de três pistões e o
disco 316 mm. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto, atrás o pneu é um 200/55
R16.
Por último, mas nem por conta disso menos importante, há
o fato de a Honda GL 1800 Gold Wing 2019 continuar sendo a única motocicleta da
atual produção mundial dotada de Airbag de série.
Não há dúvida que basta um breve olhar para entender que
a Gold Wing 2018 é uma motocicleta contemporânea, que abre mão das linhas
imponentes da versão anterior em busca de elegância associada à eficiência
aerodinâmica e uma – por que não? – pitada de esportividade.
Dona de um estilo inconfundível onde se destacam a
projeção da parte frontal, a harmoniosa linha de cintura e o elegante e
acolhedor posto do piloto e acompanhante, o conceito aerodinâmico do novo
modelo difere do anterior, no qual havia uma ampla área entre o piloto e o
para-brisa, que criava uma grande "ilha" de ar calmo mesmo em
velocidades elevadas.
Os assentos continuam individuais para piloto e
passageiro, a ergonomia é impecável e no "top box" enas
protetivas malas laterais há capacidade de transportar uma grande quantidade de
bagagem - 110 litros.
Neste novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida
de 7 polegadas, que oferece o mais completo nível de informações sobre a
motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC(Honda
Selectable Torque Control), regulagem de suspensão e Cruise Control.
A Gold Wing 2019 é compatível com o Apple CarPlay e
a conectividade é facilitada pela porta USB eBluetooth.
A Honda Gold Wing estará disponível nas cores cinza fosco
para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing
Tour.
Esta última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades -
ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing - airbag, suspensão
traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente
piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa),
altura do para-brisa e top box adicional.
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