No próximo ano, haverá apenas três cores do pneu P Zero
em cada corrida da temporada da Fórmula 1. Estas cores de identificação serão
as mesmas em todas as etapas: branca para o duro, amarela para o médio e
vermelho para o macio. Esta modificação não significa, entretanto, que apenas
três compostos de pneus estarão disponíveis durante o campeonato.
Os pneus duro, médio e macio continuarão a variar de
acordo com as diferentes características de cada pista. Por exemplo, o vermelho
macio para a etapa de Mônaco será significativamente diferente do que o
vermelho macio escolhido para as etapas de Silverstone, na Inglaterra, e
Suzuka, no Japão. O número exato de compostos disponíveis, cobrindo do macio ao
duro, será anunciado em dezembro deste ano, após homologação da Federação
Internacional de Automobilismo.
Para a próxima temporada, antes de todas as etapas, a
Pirelli revelará quais compostos exatos foram selecionados para comporem as
seleções de duro, médio e macio, para o fim de semana. Este novo sistema torna
mais simples para os fãs casuais identificarem a diferença entre os pneus
utilizados pelos pilotos e, ainda, permite que torcedores com mais conhecimento
da Fórmula 1 saibam quais compostos específicos estão sendo usados com mais
detalhe.
As cores dos pneus intermediários, verde, e para chuva,
azul, do modelo Cinturato, por outro lado, permanecem as mesmas para o ano que
vem.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli:
“Nós estamos conversando sobre esta mudança com as equipes, a FIA e a Fórmula
1, há algum tempo. A ideia por trás disso é facilitar a explicação e o
reconhecimento dos pneus, especialmente para a televisão, mantendo de forma
clara para todos quais compostos estão sendo usados por cada piloto em cada
corrida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário