Hoje, a Nissan do Brasil completa 18 anos do início de
sua operação oficial em solo nacional. A empresa japonesa chega a sua
maioridade em um momento de crescimento, consolidando seu compromisso com o
país, o foco no cliente e a disseminação local da sua visão global Nissan
Intelligent Mobility, que busca transformar a maneira na qual os veículos são
conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.
A celebração dos 18 anos fica ainda mais forte pelos
resultados conquistados até agora em 2018. De janeiro a setembro, a Nissan já
comercializou 71.730 veículos no mercado nacional, um crescimento de 33,3% em
relação ao mesmo período de 2017. Já o mercado total de carros de passeio e
comerciais leves teve uma evolução de 13,1%. Além disso, o Nissan Kicks
nacional é um sucesso entre os brasileiros e se consolidou como um dos líderes
do segmento de SUVs compactos no país.
Trabalhando em quase sua plena capacidade em dois turnos,
a produção de veículos no Complexo Industrial de Resende subiu 57% e a
exportação de carros Nissan fabricados nesta unidade aumentou 51%, comparando
os nove meses de 2018 com os do ano passado. Números que refletem a história de
uma marca que vem planejando e seguindo com foco no cliente e qualidade
japonesa cada passo do seu crescimento local.
Após ter sido representada por empresas importadoras
locais em diferentes épocas no Brasil – os primeiros registros datam do início
dos anos 1950 – a Nissan se instalou oficialmente com uma filial no país no ano
2000. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados de outros países,
mas pouco tempo depois, no dia 20 de dezembro de 2001, já era inaugurada a
fábrica de veículos comerciais para produzir modelos da Renault e da Nissan em
São José dos Pinhais, no Paraná, dentro do Complexo Industrial da Renault. Esta
foi a primeira fábrica comum da Aliança no mundo e passou a produzir em 2002 a
picape Nissan Frontier, que foi seguida de outros modelos da marca.
Com uma linha composta por veículos importados e por
modelos nacionais produzidos na unidade de veículos comerciais, a Nissan foi
crescendo e conquistando os brasileiros. Após uma década, era o momento de
acelerar ainda mais e a empresa anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões para
construir o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, 100%
dedicado a produção de automóveis Nissan. Até hoje um dos maiores investimentos
já feitos no Brasil dedicados a um complexo fabril no setor automotivo. Ao
mesmo tempo mostrou seu atrevimento, e apesar de ser uma marca ainda muito
jovem no país, reforçou seu compromisso com o Brasil ao anunciar também o
patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O Complexo Industrial de Resende foi inaugurado em 15 de
abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. A unidade de veículos
apresenta um ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia e
unidades de injeção e pintura de peças plásticas, e já nasceu como uma das mais
modernas e sustentáveis da Nissan no mundo. A produção começou com os modelos
Nissan March e Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V, de três cilindros, e
1.6 16V, de quatro cilindros.
Assim, a empresa, que tinha 200 funcionários em 2010 no
país, hoje conta com mais de 2.660 empregados diretos. Eles ficam divididos
entre:
Além destas equipes, a Nissan do Brasil abriga ainda o
Estúdio Satélite de Design para a América Latina e criou o Instituto Nissan,
braço de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa no país. A
empresa também mantém desde 2012 um grupo de atletas de modalidades olímpicas e
paralímpicas, o Time Nissan, que vem conquistando centenas de medalhas para o
esporte brasileiro.
Com foco no futuro, a Nissan do Brasil prepara seus
próximos passos no país, incluindo a aposta nos veículos elétricos, tanto que
mostrará o Nissan LEAF, o carro 100% elétrico mais vendido no mundo, no Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro. O evento será um marco
para a empresa consolidar o Nissan Intelligent Mobility – Mobilidade
Inteligente Nissan – no Brasil.
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