O Classe C, líder
em vendas no segmento dos sedãs premium, chega ao mercado brasileiro com amplas
modificações. Os modelos C 180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no
Brasil, na cidade de Iracemápolis, desde março de 2016, estão completamente
renovados: o design interno e o externo foram aprimorados com uma
reconfiguração de estilo. Ao mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica
totalmente nova. A experiência de uso – tradicionalmente um ponto forte da
marca – foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital
(somente a partir do C 200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações e
músicas sob medida.Um dos
destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs
Classe C chega ao mercado inicialmente com quatro versões de sedãs: C 180
Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.
Uma nova geração de
motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C,
mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost, essa tecnologia, que
une aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo, está sendo
incluida pela primeira vez em um veículo da marca. Esse modelo é equipado com uma
rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador
unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo
motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ
Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados
por uma rede com 12 volts.
A combinação de uma
nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais
que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo
tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode
auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160
Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua
pressão total de alimentação. Esse recurso também é usado para alcançar a
rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de
marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos.
Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador
recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d'água é movida a
eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do
líquido de resfriamento à necessidade do momento.
O C 200 EQ Boost
inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente
desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada
inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o
motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor
desligado. Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0,
tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar
a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta
do veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável,
graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado
quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.
O novo Classe C
apresenta avançados sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz,
proporcionando ao motorista um apoio cooperativo e, dessa forma, um nível de
segurança ativa ainda mais alto que seu antecessor. O sistema de frenagem
adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de
Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração
na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento
(PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.
Além disso, o
Classe C garante grande estabilidade para todas as versões através do sistema
CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.
O CROSS WIND
ASSIST atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo
para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o veículo na
trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de leves frenagens
nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.
O ESP® CURVE
DYNAMIC ASSIST entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema utiliza
os sensores e as funções do ESP® para garantir mais estabilidade e segurança de
dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair
de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através de frenagens
seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao mesmo tempo,
a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem,
então, o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de
frenagem), com relação ao sentido da curva. Esta intervenção conduz a um
movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém
estabilizado na trajetória da curva, evitando a “saída de frente”. Isto
significa que o veículo pode ser guiado através das curvas com mais controle e
precisão.
O novo Classe C
possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema
pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e
sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de
frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele pode
reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou
estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou
até mesmo evitá-las totalmente.
Com a renovação do
design do modelo, os para-choques dianteiros foram recriados para todas as
linhas. O novo design torna a configuração exterior da versão EXCLUSIVE ainda
mais expressiva e para a AVANTGARDE uma personalidade ainda mais dinâmica.
Em todos os
modelos, o interior ganhou ainda mais requinte, reforçando a sofisticação já
característica da Mercedes-Benz.
O console central é
caracterizado por um elegante acabamento, na versão Exclusive apresenta madeira
marrom escura fosca com poros abertos e no C 300 Sport, madeira preta. A camada
tridimensional de madeira real no console central combina caráter artesanal com
uma sensação de modernidade. Novas cores interiores disponíveis incluem cinza
escuro para as duas versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o
interior do C 300 Sport.
A função de partida
KEYLESS-GO (sem chave) é standard para todos os modelos e a tecla start/stop
traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.
Ainda em relação ao
interior, nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o Classe C traz um novo
conceito de cockpit coque inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital,
que permite a opção entre três estilos visualmente distintos:
"Clássico", "Esportivo" e "Progressivo". Entre as
opções de telas, temos:
Painel
de instrumentos: O
C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores. Entre eles há um display
colorido de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). A partir do C 200 EQ
Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3 polegadas na diagonal e oferece
alta resolução, com 1.920 x 720 pixels. O novo cockpit do C 200 EQ Boost,
disponibiliza três estilos diferenciados: "Clássico",
"Esportivo" e "Progressivo". Os estilos podem ser trocados
rapidamente de acordo com o gosto pessoal ou para combinar com o interior
selecionado. Juntamente com certos itens do menu, como dados da viagem ou dados
de consumo, o motorista agora também pode ver no painel de instrumentos o
display ECO. Este último, ajuda o motorista a adotar um estilo de condução
eficiente quanto ao consumo.
Display
central: Nas versões C
200 EQ Boost e superiores, o display central de alta resolução no formato 16:9
agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e resolução de 1.920 x 720
pixels. O modo de apresentação permite que as informações exibidas possam ser
capturadas intuitivamente, com gráficos claros e informativos. Pela primeira
vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles
reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o
condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema
de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.
O Classe C traz de
série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB, um leitor de
cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema multimídia
NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo WAZE.
A família de Classe
C estará disponível nos concessionários da marca, a partir de novembro, com os
preços sugeridos abaixo:
C 180
Avantgarde R$ 187.900,00
C 180
Exclusive R$ 188.900,00
C 200 EQ
Boost R$ 228.900,00
C 300
Sport R$ 259.900,00
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