segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Mercedes-Benz lidera renovação da frota de ônibus do Sul do país


Grandes empresas de ônibus do Paraná e de Santa Catarina retomam as compras com chassis Mercedes-Benz para renovação de suas frotas. Cerca de 60 unidades foram comercializadas para tradicionais clientes da marca, como Expresso Princesa dos Campos (rodoviário e fretamento, de Ponta Grossa, PR), Rimatur (fretamento, de Curitiba, PR), Gidion e Transtusa (ambas do transporte coletivo urbano, de Joinville, SC).  

“Tratam-se de clientes dos segmentos rodoviário, urbano e fretamento que voltaram para a marca”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

No início de outubro, com um desfile pelas principais vias de Ponta Grossa, o Expresso Princesa dos Campos apresentou à cidade parte de sua nova frota. A empresa adquiriu 30 ônibus rodoviários este ano: 15 chegaram no primeiro semestre e os outros 15 entraram em operação em outubro. A aquisição de 30 novos veículos faz parte das principais ações da empresa no sentido de oferecer sempre um serviço de alta qualidade aos seus clientes.

Desses 30 ônibus, 24 são da marca Mercedes-Benz, 15 deles do modelo rodoviário O 500 RSD 6x2 Low Driver com 44 assentos, caixa automatizada de 8 marchas, suspensão pneumática eletrônica, controle de estabilidade, freios a disco e motor de 12 litros com 408 cv de potência. 

Os outros 9 chassis são do modelo OF 1724 L com suspensão pneumática, direcionados às linhas metropolitanas da Princesa dos Campos, no serviço Metrô Vip, que realiza trajetos de até 60 km. São veículos rodoviários que possuem poltronas individuais com cintos de segurança, ar condicionado e tomadas USB para cada passageiro. A empresa oferece aproximadamente 600 horários diários, distribuídos em mais de 100 linhas que ligam quase todo o estado do Paraná, alguns municípios de Santa Catarina e a Grande São Paulo. Atualmente, transporta entre 700 e 800 mil passageiros ao mês.

A Expresso Princesa dos Campos tem atuação nos segmentos rodoviário, fretamento e de encomendas.

Depois de 10 anos, a Gidion Transporte e Turismo, de Joinville, voltou a comprar chassis Mercedes-Benz, adquirindo 13 unidades do OF 1519 para renovação de frota, que opera no transporte coletivo urbano local. Após o encarroçamento, a previsão é que esses veículos iniciem operação no próximo mês de novembro.

A volta à marca Mercedes-Benz ocorreu já em julho passado, quando a empresa adquiriu três chassis OF 1721, um para a Gidion e dois para a Verdes Mares, viação do mesmo grupo que opera no transporte urbano e fretamento em São Francisco do Sul, no litoral catarinense.Operando na Zona Sul de Joinville, a Gidion conta com uma frota de 272 veículos, sendo 165 ônibus urbanos e 107 ônibus e vans para fretamento. 

Os chassis Mercedes-Benz também voltaram a conquistar a aprovação de outra tradicional empresa de Joinville, a Transtusa, empresa responsável pela operação de aproximadamente 160 linhas urbanas, atendendo, além da Zona Norte, o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Joinville.  Com uma frota de mais de 290 ônibus, também atua com fretamento, transporte intermunicipal e o Transporte Eficiente, serviço voltado para pessoas com deficiência física.A Transtusa adquiriu 10 chassis Mercedes-Benz OF 1519 e dois chassis OF 1721 L com suspensão pneumática para renovação de frota. Esse lote de veículos está sendo encarroçado, para operação em novembro.

Em 2018, a Mercedes-Benz vem mantendo o seu tradicional destaque em liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado de janeiro a setembro, a Empresa alcançou cerca de 56% de participação no segmento acima de 8 toneladas de PBT, com 38 pontos percentuais a mais de market share em relação ao segundo colocado no ranking de vendas.

“Entre os meses de janeiro e setembro, foram emplacados 5.566 ônibus da nossa marca no País, volume 30% superior ao obtido no mesmo período de 2017, quando registramos 4.290 unidades”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As renovações e as ampliações de frota das empresas de transporte de passageiros estão puxando as vendas, tanto no segmento urbano como no rodoviário”.

O excelente desempenho de vendas da marca também está refletido nos dois principais segmentos de mercado. “Entre os urbanos, emplacamos 3.508 unidades e superamos os 81% de participação no ano até setembro”, ressalta Walter Barbosa. “Nos rodoviários, foram mais de 57% de participação, com 1.448 unidades emplacadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário