Grandes empresas
de ônibus do Paraná e de Santa Catarina retomam as compras com
chassis Mercedes-Benz para renovação de suas frotas. Cerca de 60
unidades foram comercializadas para tradicionais clientes da marca, como
Expresso Princesa dos Campos (rodoviário e fretamento, de Ponta Grossa, PR),
Rimatur (fretamento, de Curitiba, PR), Gidion e Transtusa (ambas do transporte
coletivo urbano, de Joinville, SC).
“Tratam-se de
clientes dos segmentos rodoviário, urbano e fretamento que voltaram para a
marca”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus
da Mercedes-Benz do Brasil.
No início de
outubro, com um desfile pelas principais vias de Ponta Grossa, o Expresso
Princesa dos Campos apresentou à cidade parte de sua nova frota. A empresa
adquiriu 30 ônibus rodoviários este ano: 15 chegaram no primeiro semestre e os
outros 15 entraram em operação em outubro. A aquisição de 30 novos veículos faz parte das principais ações da
empresa no sentido de oferecer sempre um serviço de alta qualidade aos
seus clientes.
Desses 30
ônibus, 24 são da marca Mercedes-Benz, 15 deles do modelo rodoviário O 500
RSD 6x2 Low Driver com 44 assentos, caixa automatizada de 8 marchas, suspensão
pneumática eletrônica, controle de estabilidade, freios a disco e motor de 12
litros com 408 cv de potência.
Os outros 9
chassis são do modelo OF 1724 L com suspensão pneumática, direcionados às linhas
metropolitanas da Princesa dos Campos, no serviço Metrô Vip, que realiza
trajetos de até 60 km. São veículos rodoviários que possuem poltronas
individuais com cintos de segurança, ar condicionado e tomadas USB para cada
passageiro. A empresa oferece aproximadamente 600 horários diários,
distribuídos em mais de 100 linhas que ligam quase todo o estado do Paraná,
alguns municípios de Santa Catarina e a Grande São Paulo. Atualmente,
transporta entre 700 e 800 mil passageiros ao mês.
A Expresso
Princesa dos Campos tem atuação nos segmentos rodoviário, fretamento e de
encomendas.
Depois de 10
anos, a Gidion Transporte e Turismo, de Joinville, voltou a comprar
chassis Mercedes-Benz, adquirindo 13 unidades do OF 1519 para renovação de
frota, que opera no transporte coletivo urbano local. Após o encarroçamento, a
previsão é que esses veículos iniciem operação no próximo mês de novembro.
A volta à
marca Mercedes-Benz ocorreu já em julho passado, quando a empresa
adquiriu três chassis OF 1721, um para a Gidion e dois para a Verdes Mares,
viação do mesmo grupo que opera no transporte urbano e fretamento em São
Francisco do Sul, no litoral catarinense.Operando na Zona
Sul de Joinville, a Gidion conta com uma frota de 272 veículos, sendo 165
ônibus urbanos e 107 ônibus e vans para fretamento.
Os
chassis Mercedes-Benz também voltaram a conquistar a aprovação de
outra tradicional empresa de Joinville, a Transtusa, empresa responsável pela
operação de aproximadamente 160 linhas urbanas, atendendo, além da Zona Norte,
o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Joinville. Com uma frota de
mais de 290 ônibus, também atua com fretamento, transporte intermunicipal e o
Transporte Eficiente, serviço voltado para pessoas com deficiência física.A Transtusa
adquiriu 10 chassis Mercedes-Benz OF 1519 e dois chassis OF 1721 L
com suspensão pneumática para renovação de frota. Esse lote de veículos está
sendo encarroçado, para operação em novembro.
Em 2018,
a Mercedes-Benz vem mantendo o seu tradicional destaque em liderança
nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado de janeiro a setembro, a Empresa
alcançou cerca de 56% de participação no segmento acima de 8 toneladas de PBT,
com 38 pontos percentuais a mais de market share em relação ao segundo colocado
no ranking de vendas.
“Entre os meses
de janeiro e setembro, foram emplacados 5.566 ônibus da nossa marca no
País, volume 30% superior ao obtido no mesmo período de 2017, quando
registramos 4.290 unidades”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e
Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As renovações e as
ampliações de frota das empresas de transporte de passageiros estão puxando as
vendas, tanto no segmento urbano como no rodoviário”.
O excelente
desempenho de vendas da marca também está refletido nos dois principais
segmentos de mercado. “Entre os urbanos, emplacamos 3.508 unidades e superamos
os 81% de participação no ano até setembro”, ressalta Walter Barbosa. “Nos
rodoviários, foram mais de 57% de participação, com 1.448 unidades emplacadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário