quarta-feira, 17 de outubro de 2018

SOM DO JAGUAR I-PACE PROTEGE OS PEDESTRES



Sem o som característico de um motor de combustão, o SUV elétrico Jaguar I-PACE precisava de uma nova forma de chamar a atenção de pessoas cegas, com dificuldades de visão e pedestres mais vulneráveis sempre que um veículo elétrico se aproxima em baixa velocidade.

A Jaguar projetou o sistema exclusivo Audible Vehicle Alert System (AVAS) para o seu primeiro veículo elétrico e que cumpre a legislação que em breve entrará em vigor em todo o mundo. Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos lançados a partir de julho de 2019.

O som emitido pelo I-PACE foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, a organização beneficiente mais importante do Reino Unido para pessoas que sofrem de perda de visão, no âmbito dos testes realizados pela Jaguar. Além disso, esse foi o início de uma relação entre as duas organizações que deverá evoluir.

Os engenheiros da Jaguar trabalharam durante quatro anos para desenvolver um som que fosse audível e discreto, porém inaudível no interior do veículo. Os testes iniciais inspirados nas naves espaciais dos filmes de ficção científica tiveram de ser colocados de lado, uma vez que os pedestres reagiam olhando para o céu e não para a estrada sempre que um veículo elétrico se aproximava.

Os engenheiros testaram vários sons em diversos ambientes, incluindo uma sala anecoica (um espaço onde não há eco) e em vários locais urbanos, antes de chegar ao som final do I-PACE. O som é emitido por um autofalante localizado atrás da grade dianteira, que pode ser ouvido a partir de qualquer direção e que não pode ser desligado.

O som de alerta aumenta de tom e volume à medida que o veículo vai acelerando. Quando a marcha ré é acionada, um tom adicional que indica a mudança de direção é emitido. 

O sistema AVAS não funciona em altas velocidades, pois nesse momento existem barulhos aerodinâmicos e de rodagem suficientes que alertam os pedestres para a aproximação de um veículo de zero emissões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário