A Mercedes-Benz e o
seu concessionário Van Center Rodobens reuniram cerca de 180 clientes da região
metropolitana de Curitiba, no Paraná, de vários segmentos de transporte, para
uma apresentação dinâmica da atuação do ESP Adaptativo 9i®, exclusividade
da Sprinter no País. Para tanto, no sábado, 27 de outubro, foi montado um
percurso especial no espaço de eventos Expotrade. A condução do veículo,
especialmente preparado para esta ação de demonstração, ficou a cargo de
engenheiros da fábrica, que também apresentaram as características desse
programa de controle de estabilidade, seus benefícios e vantagens no dia a dia
do transporte de passageiros e de carga.
“Desde 2012, todas as versões de vans, furgões e
chassis com cabina da Linha Sprinter vêm equipadas, de série, com o programa
eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i”, diz Jefferson Ferrarez, diretor
de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Só nós temos
um ESP tão completo e sofisticado. Com isso, mais uma vez, nossa Empresa inova
e se antecipa muito à legislação, porque, a partir de 2020, novos veículos
comerciais leves de todas as outras marcas somente serão homologados pelo
Contran com controle de estabilidade.
O ESP Adaptativo 9i faz parte de um amplo pacote de
itens de avançada tecnologia, o que realça o padrão exemplar de qualidade,
segurança e conforto oferecido no mercado brasileiro pela Sprinter.
ESP Adaptativo 9i é destaque
no alto padrão de segurança da Linha Sprinter
Um dos principais diferenciais tecnológicos da Linha
Sprinter é o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®, que reduz significantemente
os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior
domínio e estabilidade do veículo. O programa integra nove funções que visam
reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a
desaceleração do veículo. São eles:
- ABS
(Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em
frenagens bruscas.
- ASR
(Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.
- BAS
(Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de
freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas.
- EBD
(Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas
rodas do veículo em situações críticas.
- LAC
(Controle de Carga Adaptativo): Reconhece a mudança do centro de gravidade
do veículo e antecipa o funcionamento do controle de estabilidade para a nova
dinâmica.
- ROM
(Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de
baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira
reduzir as chances de capotamentos.
- RMI
(Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante
manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP
de maneira reduzir as chances de capotamento.
- EBP
(Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do
acelerador. O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima,
automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento
efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função
da prévia aproximação das pastilhas aos discos de freio.
- BDW
(Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de
para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha
ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de
freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada
sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da
camada de água.
Pacote de segurança
A configuração de itens de segurança da Sprinter inclui
mais tecnologias e equipamentos. A função Crosswind Assist – Assistente de
Vento Lateral também traz benefícios para a condução segura. Além de todo este
pacote de segurança, a seguir são mencionados outros itens que faz da Sprinter
o veículo mais seguro da categoria:
- Faróis
de neblina com assistente direcional integrado.
- Luzes
de circulação diurna.
- Luzes
de freio adaptativas.
- Freios
a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados.
- Airbag
para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou
opcional, conforme o modelo).
- Deslocamento
do motor em direção ao solo em caso de colisões, reduzindo os efeitos do
impacto contra os passageiros.
- Conceito
de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura
monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto
frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo. Reduz a
deformação no habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e
passageiros.
- Cintos
de segurança com regulagem de altura.
- Sistema
SRS (tensionador do cinto de segurança).
- Câmera
de ré.
- Volante
escamoteável (altura e profundidade).
- Volante
multifuncional.
- Rádio
com Bluethooth.
- Sensor
de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário