quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Ambev e Volkswagen completam fase piloto de testes do caminhão elétrico


O primeiro caminhão Volkswagen e-Delivery acaba de concluir com sucesso sua fase piloto de testes para poder integrar a frota que atende a Cervejaria Ambev. Fruto de uma parceria entre a companhia e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, esse é o primeiro caminhão leve 100% elétrico e movido a energia limpa da América Latina, com zero emissão de carbono, micropartículas e NOX.

A primeira fase de testes do modelo do caminhão durou 30 dias e percorreu um total de 915 quilômetros, com emissão zero de partículas poluentes. Os testes reproduziram as rotas mais comuns feitas pelos caminhões na entrega e distribuição de bebidas da Cervejaria Ambev na cidade de São Paulo.

Foi observada redução de emissão de 0,7 toneladas de CO2 no período de testes, graças à particularidade da tecnologia do veículo e à utilização de uma matriz energética limpa. O caminhão elétrico VW e-Delivery que foi testado é recarregado com 100% de energia solar. A energia consumida totalizou 950 kWh, evitando que cerca de 200 litros de diesel fossem utilizados.

Desenvolvidos no Brasil, os veículos contam com soluções de última geração para logística verde, o que envolve sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria durante a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os testes realizados mostraram que o sistema permitiu uma recuperação de cerca de 40% na energia.

A parceria entre Cervejaria Ambev e Volkswagen Caminhões e Ônibus prevê que, até 2023, 1.600 caminhões elétricos sejam utilizados para o transporte de bebidas. Com isso, cerca de 35% da frota que atende as operações da cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário