Sol, chuva, granizo e até mesmo neve: esse foi o
cenário das 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada neste sábado (4) e válida
como penúltima etapa da Super Temporada 2018-2019 do FIA WEC. A prova foi o
último desafio antes das 24 Horas de Le Mans, e, por isso, muito importante na
preparação para pilotos e equipes. Para Augusto Farfus, que correu ao lado de
António Félix da Costa a bordo da BMW M8 GTE #82, o saldo foi positivo em uma
corrida de condições extremamente difíceis, com o 4º lugar na categoria LMGTE
Pro.
Após os treinos livres na quinta e sexta-feira, Farfus e
Félix da Costa garantiram o 3º lugar no grid de largada da categoria, com a
média dos tempos dos dois, mas a previsão do tempo já indicava que a prova
seria dura para os competidores, com expectativa de chuva e baixas
temperaturas.
A dupla teve ritmo forte ao longo da prova, enquanto a
situação mudou de pista
seca para chuva, depois, muita chuva, granizo e neve.
Assim, as equipes trabalhavam duro na pista e na estratégia para tentar prever
as condições, por conta da escolha dos pneus, o que era bem difícil,
considerando o tempo caótico que se instalou na região do autódromo belga.
Faltando uma hora para o fim da corrida, Farfus e Félix
da Costa estavam em 2º lugar quando fizeram um pit-stop, mas com a entrada do
safety car, a equipe não conseguiu tirar vantagem da estratégia. A prova foi
encerrada pouco depois com bandeira vermelha, por causa do mau tempo, e eles
terminaram em 4º lugar.
Apesar dos percalços, o brasileiro destacou o bom
trabalho na etapa prévia às 24 Horas de Le Mans, pensando já na mais importante
prova do calendário.
Augusto segue com sua agenda bem cheia, e vai para o
terceiro final de semana consecutivo em competições. Após a etapa de
Hungaroring do WTCR e as 6 Horas de Spa-Francorchamps, o brasileiro volta a
acelerar no WTCR, desta vez na Eslováquia, entre os dias 10 e 12 de maio.
Augusto Farfus:
“A corrida foi caótica, uma loteria durante todo o tempo
e uma das corridas mais difíceis que já fiz, dentro e fora da pista, tanto para
acertar a estratégia, quanto para manter o carro na pista. Teve chuva, granizo,
neve, sol, tudo em 6 Horas. A gente arriscou uma estratégia ousada no fim, para
tentar brigar pela vitória, mas caiu muita chuva, e o safety car ficou na pista
por muito tempo, o que acabou com nossa chance, mas o 4º lugar foi positivo. O
mais importante é que, depois de um ano, concluímos nossa preparação para a
segunda Le Mans do campeonato, que é a principal corrida do calendário, e então
vamos juntar todo o aprendizado de um ano para brigar pela vitória no próximo
mês”.
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