A criatividade dos designers da MINI jamais esteve
limitada ao universo das quatro rodas. E o MINI Scooter E Concept é uma prova disso.
Trata-se da primeira motocicleta-conceito concebida pela marca, apresentado em
duas versões diferentes de design, mas que incorporavam, além do estilo
inconfundível herdado dos carros da fabricante britânica, a pilotagem
divertida, a funcionalidade inteligente e as inúmeras opções de personalização.
E tudo isso em favor de uma mobilidade ainda mais sustentável e inovadora.
Impulsionado por um motor elétrico integrado à roda
traseira, o MINI Scooter E Concept traz baterias de íons de lítio compactas,
aptas a serem recarregadas em tomadas de energia domésticas convencionais com a
ajuda de um cabo de carregamento integrado à parte traseira da motocicleta. Ao
abrir a tampa do compartimento do cabo – semelhante à tampa do tanque de
combustível de um automóvel MINI –, ela se ilumina e o plugue pode ser puxado
para fora até uma distância de 5 metros. Assim que a bateria estiver carregada,
um mecanismo acionado por botão recolhe a fiação.
E assim como os automóveis da marca britânica, o primeiro
MINI de duas rodas exibe proporções claramente definidas e linhas suavemente
arredondadas conferindo ao protótipo de motocicleta uma aparência capaz de ser
reconhecida facilmente nas ruas como um veículo da fabricante de Oxford. As
linhas paralelas do desenho e a proporção entre o tamanho das rodas (neste
caso, de 11 polegadas) e do veículo, características marcantes em um modelo
MINI, também estão presentes nesta scooter-conceito. A parte dianteira da
carenagem é verticalizada e remete ao para-brisa aprumado de um MINI Cooper. A
curvatura da parte frontal também traz semelhanças com a junção do vidro do
para-brisa com a coluna A.
Outro detalhe que chama a atenção no MINI Scooter E
Concept é o grande farol arredondado inspirado nos do MINI Countryman da
primeira geração. As luzes indicadoras de direção (pisca), por sua vez, evocam
a dianteira de um Mini clássico. Já a abertura da carenagem, situada logo
abaixo do emblema da MINI, e que ostenta uma moldura cromada, reforça a impressão
de familiaridade remetendo aos contornos da grade do radiador hexagonal dos
carros da MINI. Detalhes de acabamento cromado também podem ser notados no aro
de apoio situado atrás do assento e nos suportes para os pés. Os espelhos
retrovisores da motocicleta também exibem aspectos familiares, entre eles a
forma arredondada e as diferentes opções de acabamento. Já a traseira conta com
lanternas verticais montadas sobre a carenagem da roda.
Outra característica de destaque do MINI Scooter E
Concept: a forma inovadora de integrar dispositivos móveis, algo inédito para a
época. O painel, de forma arredondada e inspirado no design do mostrador
circular incorporado ao instrumento central dos veículos MINI, foi desenvolvido
para acomodar um smartphone. Ao encaixá-lo no mostrador, o motor é acionado
automaticamente. Enquanto a motocicleta estiver em movimento, o smartphone pode
ser usado como navegador GPS, tocador de música ou telefone, conforme a necessidade
do piloto. Uma interface sem fio Bluetooth pode ser conectada a um capacete
MINI, que vem equipado com microfone e fones de ouvido. O velocímetro, que se
assemelha a um tubo preenchido com fluido, e as luzes indicadoras da carga da
bateria e de acendimento dos faróis e dos piscas, estão posicionados nas bordas
do painel e correspondem aos botões
no volante multifuncional dos carros MINI.
A versão do MINI Scooter E Concept de cor amarela é
baseada no visual do MINI E, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca. O
design colorido destaca o seu conceito de pilotagem livre de emissões. Já o
estilo da outra scooter está inserido na herança da MINI e nas origens
britânicas. Seu acabamento na cor British Racing Green remete aos carros
clássicos de corrida. Por se tratar de um projeto conceitual, o MINI Scooter E
Concept não entrou em produção efetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário