A VW Caminhões e Ônibus dá mais um passo adiante na oferta de alta tecnologia
ao campo: apresenta seu primeiro protótipo de supercaminhão canavieiro na
Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo. O Constellation 31.280 8x4
estreia para potencializar a produtividade nas lavouras.
O supercaminhão tem dimensões e especificação técnica para conferir robustez a
toda prova: ele tem eixos dianteiros tubulares de capacidade de nada menos do
que 8 toneladas e bitola de 3 metros, intercambiáveis à suspensão original,
desenvolvidos pela Suspensys. O prolongamento lateral do chassi foi realizado
através de uma estrutura rígida facilmente acoplada a ele. O eixo traseiro tem
redução no cubo, ampliando a robustez.
Esta inovação no prolongamento permitiu o deslocamento da suspensão e freios,
proporcionando maior estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados,
otimizando a distribuição das cargas e assim minimizando os esforços sobre os
eixos. Graças à tração 8x4, o veículo traz alta capacidade de
carga e mais estabilidade.
carga e mais estabilidade.
Por fora, o protótipo traz ainda pneus de alta flutuação Mitas, que minimizam
qualquer dano à lavoura, aumentam a tração e desempenho na operação. Ele é implementado
com aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil litros, da Nonino.
A novidade conta ainda com transmissão automática Allison, mais robusta para
aplicação off-road, o que confere maior disponibilidade e elimina uso da
embreagem. Assim, a operação ocorre sem trancos ou solavancos, com menor custo
operacional, maior segurança e conforto ao motorista na condução. Ela
combina-se à caixa de direção hidráulica Knorr-Bremse com assistência
eletrônica de última geração e sistema de auxílio de partida em rampa, que
aumenta a segurança na operação.
Outra vantagem é o motor MAN D08 de 6,9 litros, seis cilindros e potência
de 277 cavalos, 1.050 Nm de torque e tecnologia EGR (Recirculação
de Gases de Escape), que dispensa o Arla 32. A tomada de força de série é um
diferencial, pois pode ser utilizada com o veículo em movimento.
A engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus projetou as modificações
necessárias junto com o BMB, seu centro exclusivo de modificações, que deu
suporte e instalou também o consagrado kit Canavieiro sob medida, já conhecido
e aprovado pelos clientes. Ele traz com diversos itens que adaptam o caminhão à
operação no segmento sucroalcooleiro. Como grade de proteção frontal “quebra
mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador
“peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das
tubulações do sistema pneumático (freio) e chicote elétrico, tomada de força,
entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário