terça-feira, 30 de julho de 2019

Honda apresenta versão 2019 da X-ADV com novas cores e grafismos

Inovações fazem parte do DNA da Honda, cuja história é pontilhada por modelos que surpreenderam seja do ponto de vista da tecnologia como também do design. Apresentada como um "concept model" no Salão de Milão ao final de 2015, a scooter Honda City Adventure foi recebida pela crítica e público como uma verdadeira lufada de ar fresco no mundo das duas rodas.


Poucos meses depois a versão definitiva entrou em produção. Batizada de Honda X-ADV e logo identificada como uma espécie de "SUV de duas rodas" por combinar características de dois mundos aparentemente distantes, o das maxitrail capazes de encarar qualquer tipo de percurso e o das práticas scooter, veículos urbanos por excelência.

A ousadia de mesclar qualidades de veículos tão opostos nasceu no centro de R&D – Research & Development (pesquisa e desenvolvimento) da Honda baseado em Roma, na Itália, e resultou na genuína crossover X-ADV, modelo que sintetizou de maneira genial as qualidades dinâmicas de uma motocicleta aventureira à praticidade de uma scooter de alta cilindrada.

O design da X-ADV é rústico e sofisticado ao mesmo tempo. A atitude off-road é imediatamente percebida através das suspensões de longo curso, indicadas para encarar terrenos difíceis, e pela escolha das rodas raiadas calçadas com pneus mistos. Os freios contam com sistema ABS de dois canais e dimensionamento digno de uma maxitrail de alta performance.

O motor bicilíndrico paralelo de 745 cc está acoplado à transmissão DCT (Dual Clutch Transmission), de embreagem dupla, no qual o câmbio sequencial de seis marchas pode ser usado na modalidade D (Drive), que privilegia as mudanças de marcha automáticas em regime de rotação mais baixos ou em uma das três opções da modalidade S (Sport), que oferece níveis para o aproveitamento da potência do motor em regimes de rotação progressivamente mais elevados.

Teclas posicionadas no punho esquerdo do guidão permitem ainda realizar trocas de marchas através de um simples toque com a ponta do dedo indicador (subir marchas) ou do polegar (reduzir marchas).

Na versão 2019 da X-ADV foi introduzido o HSTC (Honda Selectable Traction Control) com dois níveis de atuação, cuja função é limitar o patinamento da roda traseira em terrenos de baixa aderência. Tal sistema que pode ser desligado. Outra novidade da X-ADV 2019 é a tecla G, posicionada no painel de instrumentos, e que maximiza a tração em uso off-road.


Equipada com painel digital LCD cujo design foi inspirado nas Honda CRF450 Rally, a X-ADV oferece uma instrumentação muito completa, com velocímetro digital central, conta-giros circular e indicador de marcha inserida. 

O sistema de transmissão DCT (Dual Clutch Transmission) se vale de duas embreagens coaxiais: uma para as saídas e marchas ímpares – 1ª, 3ª e 5ª – e outra embreagem para as marchas pares (2ª, 4ª e 6ª). Os eixos-piloto são concêntricos, o que permite ao sistema ter dimensões comparáveis às de um câmbio convencional. A confiabilidade e precisão dos engates são garantidos por uma sofisticada gestão eletrônica e cada conjunto de embreagem é comandado separadamente por um circuito eletro-hidráulico exclusivo.

São dois os modos de funcionamento automático (AT), a D (Drive) e a S (Sport) um modo de funcionamento manual (MT) comandado por teclas no punho esquerdo do guidão. O modo D (Drive) é o mais apropriado à uma pilotagem tranquila, para uso em rodovia e obtenção de consumo reduzido.

O chassi em tubos de aço da X-ADV preserva características básicas daquele utilizado na Honda NC750X, do qual se diferencia especialmente na porção traseira pela existência do vão sob o assento destinado à abrigar um capacete integral.

A Honda X-ADV 2019 tem preço público sugerido de R$ 55.998,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o Vermelho e Cinza Fosco. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário