Há décadas que a cidade gaúcha de Passo Fundo, a 290
quilômetros de Porto Alegre, não possui mais um autódromo. Mesmo assim, ainda
detém uma grande importância para o esporte a motor nacional. Lá está
localizado o Museu do Automobilismo Brasileiro, criado pelo empresário Paulo
Afonso Trevisan, ele mesmo um ex-piloto e, claro, um apaixonado pelas
competições. Idealizador, curador e mantenedor do Museu, Trevisan resgatou e
restaurou nada menos que 130 carros de corrida, quase todos originais – e os
deixou como novos, prontos para ir à pista. Por essa obra sem precedentes para
o esporte do País, o empresário será homenageado com uma ação mais do que
especial durante a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, no
próximo domingo (21), em Santa Cruz do Sul.
Dois modelos exibidos no Museu entrarão na pista
para “puxar o grid” durante a volta de apresentação da primeira corrida do dia,
marcada para as 11h. São eles: uma réplica do Opala 1979 usado por Paulo Gomes
para conquistar o primeiro título da história da Stock Car – que, em 2019,
completa 40 anos de existência. E o Opala Stock Car original pilotado por Ingo
Hoffmann para a conquista do título de 1980 – portanto, os dois primeiros
campeões da categoria. Os carros serão conduzidos pelos próprios pilotos, em um
reencontro emocionante e também simbólico para as comemorações do aniversário
da categoria. Antes da largada, Trevisan será apresentado ao público das
arquibancadas e receberá uma placa em homenagem ao legado que vem construindo
para os fãs brasileiros.
No acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro há
modelos que datam da década de 1920, caso do Ford T biposto de 1925 – um carro
de quase 100 anos. A coleção começou em 1986, com um Gordini que o próprio
Trevisan pilotou em pistas de terra. Além do Stock Car 1979 de Paulo Gomes,
somente duas réplicas foram admitidas na coleção, por seus modelos originais
terem desaparecido: o Carcará, primeiro recordista brasileiro de velocidade, em
1966, e o monoposto Landi-Bianco de Fórmula Júnior. Outros carros que chamam a
atenção dos fãs são os Fórmulas Ford de Rubens Barrichello e Christian
Fittipaldi, protótipos como o Casari, o Maverick Divisão 3 de Luiz Pereira
Bueno e muitos bólidos icônicos pilotados por nomes históricos, casos de Chico
Landi (primeiro brasileiro a competir na F-1) e Pedro Vitor De Lamare.
muito bom....
ResponderExcluirHomenagem mais que merecida!! Trevisan conseguiu criar e mantem um acervo espetacular, que conta boa parte da história do Automobilismo Brasileiro. Parabéns aos idealizadores dessa festa, em reconhecimento esse grande esportista/empresario brasileiro.
ResponderExcluirHomenagem mais que merecida ao nosso Guardião da nossa história automobilística. Só faço um reparo, o Formula Júnior com motor DKW não é uma réplica e sim a sétima unidade construída 40 anos depois a pedido do próprio Paulo Trevisan.
ResponderExcluirMeus parabens por ter tomado essa iniciativa resgatando assim a historia do automobilismo brasileiro
ResponderExcluirSENSACIONAL!!!!
ResponderExcluirMais do que merecida essa homenagem. O trabalho do Paulo Trevisan é de uma importância incomensurável!