segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Nissan mostra seus carros históricos em nova área de exibição pública em sua sede global


A Nissan abriu o Heritage Zone, um novo espaço público permanente para exposições em sua sede em Yokohama e que exibirá modelos selecionados na extensa coleção de carros clássicos da empresa. Para marcar a ocasião, 19 modelos do patrimônio da marca serão exibidos por um período limitado.

Heritage Zone ajudará a Nissan a comunicar sua rica história na indústria e
seu foco contínuo nos clientes. A abertura também coincide com o 10º aniversário da mudança da Nissan de Tóquio para Yokohama, ocorrida em 2009. Desde então, mais de 13 milhões de pessoas visitaram a galeria da Nissan em sua sede global para conhecer sobre os modelos mais recentes da empresa e sua visão para o futuro da mobilidade.

Com base na popularidade dessa galeria, a nova Heritage Zone é um espaço informal no qual os visitantes podem descobrir o patrimônio da Nissan por meio de uma rica variedade de conteúdo.

Heritage Zone apresenta modelos clássicos escolhidos entre as centenas existentes na coleção Nissan Heritage. Os carros mostrados mudam periodicamente para manter a exibição atualizada e informativa. Os três primeiros escolhidos para a nova área de exibição são o Datsun 14 Roadster 1935, o Prince Skyline Sport 1960 e o Nissan Silvia 1966.


Será usada para contar histórias que se concentram em temas e perspectivas específicas da história da Nissan. A exposição inaugural concentra-se na fundação da empresa na década de 1930.


Uma tela LED de 220 polegadas montada na parede reproduzirá imagens raramente vistas dos arquivos da Nissan. Isso adicionará imersão contemporânea ao conteúdo da tela, permitindo que os visitantes experimentem a história da Nissan pelos olhos das pessoas que estavam lá na época.



A mini-biblioteca conta com uma seleção de livros automotivos e edições de revistas automotivas. Os visitantes podem ler livremente em um ambiente descontraído e acolhedor.


Aqui, a história da Nissan é contada em miniaturas com mais de 100 modelos de carros.


Além das áreas de exibição permanente na Heritage Zone, a galerial da sede global da Nissan sediará um evento especial de hoje a 30 de setembro. 

Durante este evento, 19 carros históricos estarão em exibição, o maior número já mostrado no local.
Para saber mais sobre os carros clássicos e a história da Nissan, visite https://www.nissan-global.com/EN/HERITAGE/. 

Para obter mais informações sobre a Galeria Global da Sede da Nissan, visite https://www.nissan.co.jp/GALLERY/HQ/.

Motorservice apresenta novos componentes para linha leve, pesada e agrícola


A Motorservice, responsável pela comercialização das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, lança novos itens para veículos leves, pesados e agrícolas de diversas marcas.

Da marca BF, oferece bombas de óleo para o micro-ônibus Agrale com motorização 4.8 L 8V SOHV L4 (MWM 4.12TCE), de 2004 a 2011; caminhão Scania com motor 12.7 L 24V SOHV L6 (DC13 6 cil) e o ônibus com motorização 13.0 L 24V DOHC L6 (DC13 6 cil), a partir de 2012; micro-ônibus Volare com motor 4.8L 8V SOHV L4 (MWM 4.12TCE), ano 2004; caminhão Volvo com motor 7.2 L 12V SOHV L6 (MWM 6.12 TCE), de 2006 a 2011; e ônibus Volkswagen com motorizações 4.8 L 8V SOHV L4 (MWM 4.12TCE) – modelos 8.150 EOD (2004 a 2011) e 9.150 EOD (2004 a 2012) e 7.2 L 12V SOHV L6 (MWM 6.12 TCE), de 2004 a 2012.

Para veículos pesados, a KS conta também com bronzinas de biela para ônibus e caminhões Daimler/Mercedes-Benz com motorização OM 457 LA Euro 5 Sputter, a partir de 2012. Há buchas de comando para máquinas agrícolas da New Holland com motorizações BSD 666NA, BSD 444NA, BSD 675NA, BSD 450NA, BSD 450T e 675TD de diversas datas de fabricação.

Para a linha leve, a fabricante apresenta anéis de segmento para os veículos da Citroën - C3, a partir de 2012 e C3 Picasso, a partir de 2014; conjunto motor (pistão + anel) para o Ford New Fiesta, a partir de 2013 e Ka +, a partir de 2014; e bronzinas de biela para o Toyota Hilux VII, a partir de 2005, Fortuner, de 2004 a 2015 e Land Cruiser, de 2000 a 2009. Todos os componentes da marca Kolbenschmidt (KS).

PIRELLI PREMIA OS MELHORES FORNECEDORES DE SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E QUALIDADE


Qualidade, capacidade de inovação, velocidade e cobertura global em suprimento foram os principais elementos que orientaram a seleção do Supplier Awards 2019. A Pirelli premiou nove de seus mais de 10.000 fornecedores globais. O Supplier Awards reconhece as empresas que se destacaram ao tornar a cadeia de suprimentos da Pirelli mais sustentável, inovadora e qualitativamente excelente, contribuindo para tornar os produtos da Pirelli sempre mais High Value, alinhados à estratégia da empresa.

O gerente geral de operações da Pirelli, Andrea Casaluci, e o diretor de compras, Pierluigi de Cancellis, entregaram os prêmios aos nove fornecedores - de matérias-primas, serviços e máquinas - em uma cerimônia na sede da empresa, em Milão.

No hall de vencedores estão inclusas empresas que, ao longo do tempo, se tornaram verdadeiros parceiros, capazes de desenvolver com a empresa projetos e aplicativos particularmente desafiadores, além de fornecedores que, mesmo com chegadas mais recentes, demonstraram o potencial de desenvolver futuros projetos estratégicos.

Este ano, também, foi incluso um prêmio específico de “Sustentabilidade”, que para a Pirelli é um modelo de gestão estratégica. Em 2018, à luz da plena integração da sustentabilidade nos processos e políticas globais de fornecimento da Pirelli, a empresa obteve reconhecimento pela conformidade de seu sistema de fornecimento com as diretrizes UNI ISO 20400.

A seguir, os vencedores do Pirelli Supplier Award 2019.
Hevea-Tec Indústria e Comércio Ltda (Brasil), fornecedora de borracha natural, premiada nas categorias “Velocidade” e “Nível de Serviço”. A empresa também ganhou o prestigiado prêmio de “Sustentabilidade” por supervisionar a sustentabilidade social e ambiental em toda a cadeia de suprimentos, por meio de inovação tecnológica e envolvimento no campo, começando pela fonte do material;

Quechen Silicon Chemical (China), fornecedor de sílica, premiado nas categorias "Qualidade" e "Velocidade";

Kordsa (Turquia), fornecedora de reforços têxteis, premiada por “Presença Global” e “Nível de Serviço”;

Nynas AB (Suécia), fornecedora de óleos plastificantes, premiada nas categorias "Qualidade" e "Nível de Serviço";

Nuova Ciba S.p.A. (Itália), fornecedora de sistemas de dosagem, premiada nas categorias "Qualidade" e "Nível de Serviço";

Cassioli (Itália), fornecedora de sistemas de manuseio, usada em muitas fábricas da Pirelli com sistemas padrão e personalizados, premiada por “Presença Global” e “Inovação”.

Accenture, parceira estratégica do Roteiro de transformação digital da Pirelli, premiada nas categorias "Presença Global" e "Inovação";

Artic Falls AB (Suécia), fornecedora de campos de teste para o desenvolvimento de produtos de inverno, premiados por "Inovação" e "Nível de serviço";

Arval Service Lease (França), parceiro internacional para aluguel de automóveis a longo prazo, concedido nas categorias "Nível de Serviço" e "Presença Global".
Pierluigi de Cancellis, diretor de compras, disse: “A Pirelli tem um modelo de negócios global High Value. Para atingir suas metas, a Pirelli precisa de parceiros que garantam não apenas um serviço excelente e sempre inovador, mas que também compartilhem valores como atenção às pessoas, meio ambiente, clientes e valor da marca. Por esse motivo, queríamos premiar empresas que compartilham esses objetivos com a Pirelli e que se tornaram verdadeiros parceiros e não simplesmente fornecedores de bens ou serviços.”

Constellation 24.280 ganha nova transmissão automatizada


O caminhão mais vendido da família Constellation e líder entre os semipesados desembarca nesta edição da Fenatran para potencializar a produtividade e o conforto a bordo. Combinando as demandas das aplicações rodoviárias de  curtas e médias distâncias, o Constellation 24.280 V-Tronic chega agora equipado com a nova transmissão automatizada Eaton MHD de dez velocidades.

O resultado é a máxima capacidade de controle nas trocas de marcha, redução de consumo de combustível de até 3% na média da frota com a padronização do consumo e mais facilidade de manobras em baixa velocidade e ré.

A nova transmissão traz ainda uma série de funcionalidades que ampliam o
conforto e a segurança na operação, tais como  assistente de partida em rampa Easystart, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível e sistema de troca inteligente, que aumenta ou reduz as marchas conforme a carga, velocidade e inclinação do veículo na pista.

Outro aliado da condução econômica é o modo manobra automático, que controla a rotação do motor nas manobras, focando a redução do consumo de combustível.

A transmissão Eaton MHD de dez velocidades também está disponível para os modelos Constellation 17.280 e 30.280.

A todos esses ganhos operacionais ainda se soma a economia: tanto por aumentar a vida útil do conjunto da embreagem, proteger o motor e na manutenção, além de  evitar qualquer tipo de erros operacionais. Sua configuração também prevê uma proteção extra dos componentes. Aliada a isso, a inteligência da transmissão V-Tronic programa o trem de força para que esteja sempre na melhor faixa de rotação privilegiando o menor consumo de combustível.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

FORD COMEMORA A PRODUÇÃO DE 500.000 ECOSPORT DE NOVA GERAÇÃO NA BAHIA




A Ford comemorou a produção de 500.000 unidades do EcoSport de segunda geração na fábrica de Camaçari, na Bahia, desde 2012. Se fossem enfileirados esses veículos formariam uma linha contínua de 2.134 km, a mesma distância de São Paulo a Recife. Desse total, 59% foram destinados ao mercado interno e 41% exportados para países como Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Primeiro veículo global desenvolvido no Brasil, o EcoSport hoje é fabricado também na China, Índia e Romênia para venda em mais de 150 países. Desde a chegada da nova plataforma, o SUV já passou por uma grande renovação. Na linha 2018, mudou totalmente o trem de força, com a introdução do avançado motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, com 137 cv, e da transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque. Ganhou ainda a versão Storm, com motor 2.0 Direct Flex, tração 4WD e transmissão automática.

Na linha 2020, apresentada este ano, o EcoSport trouxe a versão Titanium sem estepe na traseira com tecnologia de pneus “run flat”. A gama se completa com os modelos SE e FreeStyle 1.5 com transmissão manual ou automática e Storm 2.0 4WD automática. O acabamento e a oferta de equipamentos também foram aprimorados.

Todos os modelos do SUV vêm com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia com tela touchscreen. Itens como ar-condicionado automático digital, câmera de ré, piloto automático, monitoramento individual de pressão dos pneus, sistema de monitoramento de ponto cego e faróis de xênon também estão disponíveis, conforme a versão.
Manufatura avançada

A evolução do EcoSport é resultado também de grandes investimentos na manufatura, com a adoção de novos equipamentos e tecnologias avançadas de teste e controle de qualidade na fábrica de Camaçari. Para a produção da segunda geração do SUV, além de uma avançada linha de prensas que dobrou a capacidade de produção de peças estampadas, foram instalados novos
simuladores de rodagem, ferramentas com controle de torque eletrônico e câmeras digitais para o alinhamento das rodas e faróis.Na renovação da linha 2018, a fábrica incorporou 22 novos robôs na área da carroceria e um sistema a laser de altíssima precisão para a furação da parte dianteira da carroceria – a mesma utilizada na produção do Mustang. Foram adotados ainda novos ferramentais de estamparia, transportador aéreo de pneus e braços pneumáticos de montagem, além de um sofisticado gerenciamento de qualidade à prova de erro.

Desde a primeira geração, lançada em 2003, a produção total do EcoSport na Bahia já passa de 1,2 milhão de unidades.

Caminhão mais rápido do mundo acelera com pneus Goodyear


O Volvo Iron Knight, o caminhão mais rápido do mundo, que chega aos incríveis 276 km/h equipado com pneus Goodyear, acelerou esta semana na pista do Campo de Provas da marca em Americana (SP). Em sua primeira apresentação para o mercado brasileiro, esse pesado de alta velocidade seguirá para a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, em São Paulo, SP), onde será apresentado no estande da Volvo de 14 a 18 de outubro.

O título de mais rápido do mundo se confirmou após a quebra de dois recordes mundiais de velocidade (de 0 a 500 m e de 0 a 1.000 m). As quebras de recorde do caminhão, equipado com os pneus Iron Knight desenvolvidos pela Goodyear, foram realizadas em pista fechada, na base aérea de Fällfors, na Suécia, sob supervisão da FIA. O Iron Knight rompeu o recorde de 0 a 1.000 m em 21,142s, numa velocidade média de 170,277 km/h. O veículo também quebrou o recorde de 0 a 500 m, percorridos em 13,673s, com velocidade média de 131,646 km/h. Os pneus Iron Knight são resultado de colaboração contínua e de forte parceria com a Volvo Trucks, empresa líder na produção de caminhões que usa equipamentos originais Goodyear em diversos modelos.

O caminhão Iron Knight usa no eixo direcional pneus de medida 315/ 70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/ 45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças que fazem parte do portfolio e baseado na experiência adquirida pela Goodyear nas estradas. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos desenvolvidos especialmente para suportar grandes velocidades e altas temperaturas.

A Volvo Trucks e a Goodyear possuem longa e sólida história de colaboração - especialmente quando se trata de recordes mundiais de velocidade. Em 2012 o caminhão The Mean Green tornou-se o híbrido mais rápido mundo, quando quebrou dois recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear. 

A Goodyear projeta pneus de corrida leves e pesados há 120 anos

Em todas as categorias são aplicadas ciência e tecnologia para desenvolver produtos que atendam às condições mais extremas. 

Os resultados alcançados nas pistas de alta velocidade e competição off-road são usados para criar pneus com alto nível de desempenho e sofisticação para o dia-a-dia de consumidores e frotas.

MARCOPOLO FORNECE 30 ÔNIBUS ARTICULADOS PARA SANTO DOMINGO, NA REPÚBLICA DOMINICANA



A Marcopolo forneceu, em agosto, 30 ônibus articulados para a OMSA – Oficina Metropolitana de Servicios de Autobuses, de Santo Domingo, na República Dominicana. Os veículos, do modelo Torino Articulado, serão utilizados no sistema de transporte público da capital caribenha.

Com 22.740mm de comprimento, os ônibus têm capacidade para transportar 174 passageiros, sendo 58 sentados em poltronas City e 116 de pé, além de posto para cadeira de rodas, com quatro assentos preferenciais e um para pessoas com necessidades especiais. Equipados com sistema de ar-condicionado Spheros CC670 com cortinas de ar nas portas, três renovadores de ar e duas entradas de ar natural, os veículos contam com elevador na porta central e sistemas de monitoramento com gravação de imagens, com quatro câmeras, além de câmera de marcha à ré. Os ônibus da OMSA têm ainda parede de separação completa, cortinas, itinerário eletrônico, sistema de áudio e vídeo com preparação para DVD e monitor LCD.

Esses são os primeiros ônibus urbanos que a Marcopolo fornece para a OMSA, que desde 1997 é responsável pelo transporte público de Santo Domingo. Em 2018, esta empresa transportou mais de 24 milhões de passageiros.

Auto Show Collection fará noite com clássicos da linha Chrysler


Na próxima terça-feira, 01 de outubro, o Auto Show Collection, evento realizado há 17 anos no sambódromo do Anhembi, recebe a Noite Chrysler e Mopar, reunindo fãs dos muscle car norteamericanos nacionais e importados. 

O evento reunirá os modelos fabricados no Brasil de 1969 a 1981, quando a Chrysler lançou aqui o clássico Dart. O muscle car com V8 318 deu origem a vários modelos como o Charger R/T, LeBaron, Magnum e uma versão sedã. Apesar da fama com os Dodges, a Chrysler chegou ao Brasil em 1967 ao assumir a produção dos modelos da linha Simca.

O evento também terá a presença dos clássicos Jeep e marcas do grupo Chrysler como DeSoto, Imperial e Plymouth. Um desfile irá marcar a trajetória dos modelos fabricados no Brasil e ícones como Plymouth Barracuda, Dodge Challenger 1971 e a Grand Cherokee.

O Auto Show Collection é o maior evento periódico de carros antigos, motos e veículos especiais do Brasil sendo realizado há 17 anos no sambódromo do Anhembi nas noites de terça-feira. Ao todo neste ano 13 eventos serão realizados no local que conta com estacionamento, exposição de veículos no palco, desfile, banda ao vivo, praças de food truck, simuladores entre outros.

Serviço
Onde: Sambódromo do Anhembi
Data: 1 de outubro
Horário: das 18h às 23h
Endereço: Rua Prof Milton Rodrigues – Portão 30
Valor: Carro para exposição R$ 30,00 (Antigos acima de 30 anos e modificados acima de 3 itens);
- Motos R$ 25,00;
- Passageiros R$ 15,00;
- Vaga VIP R$ 60,00;
- Pedestre R$ 25,00.
- Carros à venda ou estacionamento R$ 45,00;
- Meia entrada R$ 12,00 Idosos + acompanhante (somente uma pessoa Lei Federal 10.741/03) - crianças até 12 anos de idade incompletos (lei 8069/1990) - Estudantes (Lei 7.844/92 e Decreto 35.606/92) - Pessoas com deficiência e seu acompanhante - Bike Informações: www.autoshowcollection.com.br

Mais eficiente: MINI Cooper S E Countryman ALL4 ganha nova bateria


O MINI Cooper S E Countryman ALL4, primeiro veículo híbrido plug-in da marca britânica, acaba de ganhar uma nova bateria de íon-lítio que torna o modelo ainda mais eficiente e sustentável, sem perder o seu tradicional ‘go-kart feeling’. A nova bateria de íon-lítio de alta voltagem elevou a capacidade energética de 7.7 kWh para 10.0 kWh, resultando em um aumento de 30% na autonomia elétrica - agora, o modelo pode rodar até 52 quilômetros livre de emissões, ante 40 quilômetros da bateria anterior.

Além disso, a bateria de íon-lítio - posicionada sob o assento traseiro, otimizando o espaço na cabine - pode ser totalmente recarregada na tomada doméstica em cerca de cinco horas, ou em apenas 3h15m quando conectada ao wallbox.

O sistema híbrido do MINI Cooper S E Countryman ALL4 é formado por um propulsor à combustão e um motor elétrico, que juntos geram uma potência combinada de 224cv (165kw), torque de 385Nm, aceleração de 0 (zero) a 100 km/h em 6,8 segundos e autonomia de aproximadamente 500 quilômetros.

O motor a gasolina TwinPower Turbo tem três cilindros, 1.499 cm³, 136cv (100kw) de potência e 220Nm de torque a partir de 1.250 rpm. Já o motor elétrico, concebido seguindo o princípio de um sistema híbrido sincronizado, oferece potência de 88cv (65kw) e torque instantâneo de 165Nm. Seja com o motor a gasolina ou no modo zero-emissões, o SAV híbrido da MINI garante o prazer de dirigir, seja sobre o asfalto ou longe dele.

"O MINI Cooper S E Countryman ALL4 é um modelo revolucionário desde a sua concepção e representa um divisor de águas na história da MINI. Com ele, vamos escrever os próximos capítulos de uma trajetória que, cada vez mais, combinará esportividade com eficiência energética e sustentabilidade", comenta Rodrigo Novello, Diretor de Vendas e Marketing da MINI Brasil.

Além da tecnologia do conjunto propulsor, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 Plug-in Hybrid oferece um sistema de tração integral eletrificada e uma vasta gama de equipamentos de série, como o MINI Connected, o MINI Concierge com atendimento 24 horas; Sistema de Navegação MINI com informação de trânsito em tempo real; Apple CarPlay; Head Up Display, sistema de som Hi Fi Harman/Kardon; Faróis Full LED direcionais; sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, entre outros itens. O modelo é produzido em Born, na Holanda.

Helibras anuncia vendas de cinco aeronaves durante a LABACE



A Helibras anunciou hoje a venda de cinco aeronaves para clientes do segmento civil, na Labace. As aquisições são de aeronaves que levam a marca Airbus Corporate Helicopters (ACH), criada em 2017 especialmente para o mercado de aviação executiva, com interiores altamente luxuosos e personalizáveis. Entre os helicópteros com configuração VIP, estão os modelos ACH125, ACH130 e ACH135 e ACH145.

A empresa anunciou a venda de dois ACH125 na feira. Uma delas para um cliente de Goiânia e outra para um do interior de São Paulo. Entre os opcionais escolhidos pelos clientes estão piloto automático, bancos revestidos em couro, painel 100% touchscreen (Garmin G500 TXi) e GPS touchscreen (GTN750). Um destes clientes adquiriu seu terceiro helicóptero da marca e o outro já está indo para a quarta aeronave Airbus/Helibras em apenas 15 anos.

Mais uma venda anunciada na Labace foi a do ACH130, referência no mercado de turismo por conta de sua cabine ampla e suas grandes janelas panorâmicas. A aeronave já é a quarta adquirida pelo mesmo cliente de Belo Horizonte (MG) e acomoda sete pessoas, incluindo o piloto. O helicóptero ainda conta com pintura personalizada, revestimento dos bancos em couro, ar condicionado digital, bluetooth, entre outros opcionais.

O ACH135 Line também está entre as vendas anunciadas no evento. O helicóptero foi adquirido por um cliente de São Paulo, seu primeiro da marca. Como um dos modelos leves de maior sucesso da Airbus/Helibras, a aeronave é conhecida por sua alta resistência, dimensão compacta, versatilidade e o menor custo operacional da categoria.

Por fim, a empresa anunciou a venda de um ACH145 Line para o mercado brasileiro. O ACH145 Line, uma das apostas da fabricante para o mercado VIP mundial, conta com excelente conforto, isolamento acústico e design inovador. Suas portas deslizantes possibilitam fácil acesso aos passageiros e sua espaçosa cabine permite uma variedade de configurações internas, acomodando até 10 assentos em couro perfurado, em harmonia de tonalidade com os carpetes, pintura especial na cabine e ar condicionado digital.

“Ficamos muito felizes porque as vendas que anunciamos durante esta Labace são tanto para clientes que já operam produtos da nossa marca quanto para novos. Isso demonstra a confiança daqueles que estão renovando suas frotas não apenas pela qualidade do nosso produto, mas pela nossa capacidade de oferecer serviços de manutenção de forma rápida e eficiente”, afirma Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras.

Mercedes-Benz destaca vantagens do Biodiesel HVO para frotas de ônibus


A partir do posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz mobiliza diversos players do segmento de ônibus, como empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros, para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental.

Entre suas ações e iniciativas incluem-se o desenvolvimento de veículos para combustíveis alternativos e a introdução de tecnologias que reduzem o consumo e as emissões. Como exemplo, o Brasil é rico na oferta de produtos de origem vegetal e gordura animal, criando possibilidades para a produção de biocombustíveis como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado). Para isso, é primordial que o País invista em infraestrutura de produção para assegurar a utilização em larga escala.  

Biocombustível de segunda geração, o HVO é uma alternativa eficiente e econômica para as empresas e para o meio ambiente. Este tema será abordado no relacionamento da Mercedes-Benz com clientes e visitantes durante a Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) que está acontecendo em São Paulo, no Transamérica Expo Center. A presença da marca é uma parceria com o concessionário Center Bus Sambaíba, de Taboão da Serra (SP).

“Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração, como o HVO, é um caminho a ser percorrido e bastante interessante”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo o executivo, além da redução de emissões, o uso do HVO não exige nenhuma alteração na infraestrutura de abastecimento na garagem e nem na logística de distribuição do combustível. “Além disso, ele pode ser utilizado em qualquer veículo a diesel de qualquer norma de emissões. E considerando a legislação da cidade de São Paulo, há uma redução das emissões de CO2 (Dióxido de Carbono) proporcional à porcentagem de HVO, pelo fato de ser um combustível não fóssil”, diz Walter Barbosa. “Vejo o uso do HVO como uma ponte até os ônibus elétricos nos grandes centros. E mais: esse biocombustível poderá ser uma solução também para ônibus de grandes distâncias rodoviárias”.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Coluna do FERNANDO CALMON

Alta Roda nº 1064/364– 26/09/2019

Fernando Calmon
Hyundai HB20 reagirá à altura

Quando o HB20 foi lançado no Brasil, em setembro de 2012, surpreendeu pelas linhas atraentes e qualidade construtiva. Recebeu pequenas atualizações e até motor turboflex de três cilindros que não tinha desempenho destacado. Porém, com as versões sedã (HB20S) e aventureira (HB20X), tornou-se a segunda família de automóveis mais vendida no Brasil, em luta próxima com o Ka, mas algo distanciado do líder Onix.

A segunda geração chega exatos sete anos depois, iniciando com o hatch. Em novembro e dezembro, as duas outras versões. Decidiu ousar no estilo com grade frontal superdimensionada e contorno cromado, que no sedã não causou tanta estranheza como no hatch. A solução estética para a coluna traseira do hatch também provocou questionamentos. O sedã ficou mais harmonioso graças às linhas do teto. Em ambos, as lanternas traseiras agradam. Nas versões de topo as maçanetas são cromadas, como forma de indicar uma subida de nível.

O carro cresceu a fim de corrigir seu interior acanhado e se alinhou à tendência liderada por VW Polo, Fiat Argo e agora os novos Chevrolet Onix. São 3 cm a mais na distância entre eixos e 2 cm na largura. No banco traseiro houve ganho de 5 cm para joelhos e 1 cm para cabeça. Volume do porta-malas do hatch ficou igual, enquanto no sedã são 25 litros extras.

Interior também evoluiu, principalmente nas versões de topo. Destacam-se a opção de acabamento marrom escuro, bancos de couro com boa sustentação lateral e grande tela flutuante multimídia de 8 polegadas com pareamento para aplicativos de rotas e câmera traseira acionável a qualquer momento. Há duas portas USB no console, mas apenas uma permite alta corrente (2 A). O volante novo, de ótima pega, inclui borboletas para trocas de marchas do câmbio automático. No quadro de instrumentos, o velocímetro é digital e o conta-giros analógico, arranjo correto.

O motor turbo agora dispõe de injeção direta, potência de 120 cv e 17,5 kgfm, com níveis baixos de vibração e ruído. Há ainda os de aspiração natural de 1 litro (3 cilindros) e 1,6 litro (4 cilindros), sendo este com 130 cv (2 cv extras). O motor turbo foi contido para manter o consumo baixo: 10,2 e 14,2 km/l, cidade e estrada, gasolina; 8,2 e 11,8 km/l, etanol. O turbo acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 s, ante 10,5 s do 1,6 aspirado. Suspensão e direção continuam muito bem acertadas, mesmo em piso irregular.

Nas versões mais caras há quatro airbags e controle de estabilidade (ESC) de série. Grande salto tecnológico está no sistema automático de frenagem (AEB, em inglês), capaz de evitar os acidentes mais comuns no dia a dia. Exclusividade entre compactos nacionais, funciona a até 50 km/h e detecta pedestres e veículos convencionais (bicicletas, motos e animais, não). O AEB e o sistema de alerta de invasão das faixas de rolamento, capaz de memorizar a pintura padrão e entender que podem ter-se desgastado, estão só no topo de linha, Diamond Plus.

Há nada menos de 22 preços, para as três versões da família HB20, entre R$ 46.490 e R$ 81.290. São menos competitivos que os novos Chevrolet Onix. A Hyundai, porém, pretende observar a reação dos concorrentes. Se a GM conseguir manter a precificação atual, todos terão de se mexer.

ALTA RODA

TOYOTA confirmou investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP) para produzir seu primeiro SUV no Brasil, sem antecipar em que segmento atuará. No entanto, utilizará a mesma arquitetura do novo Corolla. Mais provável é o porte do Jeep Compass e do futuro VW Tarek. Início de fabricação previsto para o primeiro trimestre de 2021.

ROTA 2030 começa a receber recursos para seu importante capítulo de Programas e Projetos Prioritários. Primeiros protocolos foram assinados entre Anfavea e cinco entidades de fomento à pesquisa e inovação. Financiamento vem da alíquota de 2% para autopeças importadas sem similar nacional. Fornecedores, antes desamparados, terão acesso a novas tecnologias.

SEDàtradicional A6 e sedã-cupê A7 demonstram a Audi atenta a esse segmento de porte grande. Mais impressionantes são os 5 m de comprimento. Motor comum aos dois é um V-6 turbo de 340 cv e 51 kgfm. Na extremidade da tampa do porta-malas há um aerofólio. Internamente tem três telas e acabamento de primeira linha. R$ 426.990 (A6) e R$ 456.990 (A7).

KIA CERATO foi todo reformulado. Estilo é inspirado no Stinger e melhorou coeficiente aerodinâmico (Cx 0,27). Há uma estreita faixa acrílica unindo as grandes lanternas traseiras. Está 8 cm mais comprido e 2 cm mais largo. O motor, um 2-litros flex de 157/167 cv (gasolina/etanol), elevou bem o desempenho. Vem do México sem imposto de importação. R$ 94.990 a 104.990.

DEPOIS de aprovada sua recuperação judicial, a SHC apresentou quatro modelos elétricos da JAC: iEV20 (crossover subcompacto), iEV40 (crossover compacto), iEV60 (SUV médio) e iEV 330P (picape média). Todos importados da China, onde a produção de baterias é volumosa. Mas os preços desencorajam: R$ 119.900; R$ 153.900; R$ 198.900 e R$ 229.900, respectivamente.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


L200 Triton Sport Outdoor traz elementos exclusivos e o DNA 4x4 da Mitsubishi Motors


A força e a resistência da linha de picapes da Mitsubishi Motors acabam de ganhar um mais um integrante. A L200 Triton Sport Outdoor traz novos e exclusivos elementos aliados ao verdadeiro DNA 4x4 da marca dos três diamantes.

A L200 Triton Sport Outdoor tem um visual único, com elementos exclusivos que trazem robustez e originalidade. Na parte frontal, o novo para-choque de impulsão é na cor preta com skid plate integrado em grafite.Os novos flares incrementam o visual da parte externa, com grade frontal, rodas de 16” de liga leve e retrovisores com acabamento na cor preta.

A picape vem equipada com capota marítima e protetor da caçamba Spray In, trazendo ainda mais comodidade e segurança para carregar até uma tonelada de carga. Para facilitar, seis ganchos estrategicamente posicionados na caçamba facilitam a acomodação dos materiais. Para completar o visual, o brake light está integrado na tampa.

Para caracterizar a série especial, o emblema “Outdoor” está na tampa traseira e nas laterais.

No interior, o painel central tem acabamento em fibra de carbono e o sistema multimídia de 7" permite o espelhamento de tela de celular e tem bluetooth com áudio streaming.

O modelo é equipado com o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. Aliado a tudo isso, o exclusivo sistema MIVEC, que é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e economia de combustível.

O câmbio manual de seis marchas está integrado ao sistema Easy Select II com até 18 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road desta picape. Tem o 4x2, para rodar no asfalto, 4x4 com bloqueio do diferencial central, para o off-road, e 4x4 com reduzida, para as situações mais extremas. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central.
A L200 Triton Sport Outdoor é uma das picapes mais leves da categoria, com relação peso/potência de apenas 10 kg/cv.

O design lateral foi desenvolvido para expressar a personalidade dessa picape, oferecendo visual único através do J-Line, que resulta em melhor performance dinâmica, agilidade e facilidade de condução. Com o J-Line, foi possível reduzir a distância entre eixos sem prejudicar o conforto interno e a capacidade de carga, trazendo como grande benefício a agilidade dinâmica e a facilidade em manobras.

Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas.

O modelo é equipado com ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.

A família L200 Triton Sport conta com cinco versões: HPE-S, HPE, GLS, GLX e
GL, cada uma com uma identidade própria, opções de câmbio automático e manual e destinadas a todos os tipos de usos, seja no campo, no trabalho ou na cidade.

Está disponível nas cores Branco, Prata, Cinza e Preto. Tem três anos de garantia e MitRevisão com preço fixo.

Preço Público Sugerido
L200 Triton Sport Outdoor – R$ 126.990,00