terça-feira, 19 de julho de 2016

Iveco utiliza veículos autônomos no Desafio Europeu de Caminhões

Dois Iveco Stralis estão atualmente em rota para Roterdã, na Holanda. Diferentemente de sua operação de carga habitual, os veículos autônomos fazem parte do Desafio Europeu de Caminhões, iniciativa organizada pela Holanda, país membro da Associação de Comerciantes Europeus de Automóveis (ACEA), que apoia ativamente o desafio. 

A Iveco se junta a outras cinco fabricantes europeias de caminhão ao viajar em pelotão, que é a conexão de dois ou três caminhões em um comboio. 

Os veículos seguem um ao outro de perto em conjunto, com uma distância pequena, usando tecnologia de conectividade e sistemas automáticos de suporte à direção. O caminhão na ponta age como o líder, com os veículos de trás reagindo e se adaptando às mudanças em seu movimento. Por exemplo, se o líder frear, todos os outros caminhões também freiam. O pelotão pode ajudar a tornar o transporte mais seguro, mais limpo e mais eficiente, além de reduzir o consumo de combustível com práticas de direção melhoradas e, o mais importante, tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 10%. 


O objetivo do Desafio é acelerar a introdução de pelotões de caminhão ao colocar o assunto no topo da agenda dos elaboradores de políticas da União Europeia (UE). A iniciativa também faz parte de uma abordagem integrada do setor para reduzir ainda mais as emissões de CO2, que examina todos os elementos que afetam as emissões ao operar um caminhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário