domingo, 17 de julho de 2016

Scania e Cunzolo apresentam o guindaste de maior capacidade de carga da América Latina

A Cunzolo encontrou na Scania a parceria ideal para oferecer a seus clientes um guindaste articulado com capacidade de 40 toneladas de capacidade de carga, que o torna único na América do Sul. Para formar o conjunto, avaliado em R$ 1,5 milhão, foi escolhido o caminhão fora de estrada Scania G 440 8x4, adaptado para receber o guindaste modelo F1950 da italiana Fassi. O negócio foi realizado pela Casa Scania Codema.   

“Mais uma vez a Scania prova o quanto oferece as soluções mais completas ao mercado. Somos a única fabricante a disponibilizar um produto para esse novo segmento e ter a capacidade de adaptar tudo o que esse conjunto caminhão-guindaste necessita, sem perder a garantia”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Trata-se de uma venda emblemática, fruto de um grande trabalho de engenharia e parceria entre as empresas para encontrar a configuração perfeita. Os clientes da Cunzolo ganham um equipamento exclusivo, que propicia muitos benefícios para seus negócios.”  

“Encontramos na Scania a única fabricante capaz de atender a tudo o que necessitávamos. Manter a garantia após todas as adaptações foi um diferencial fundamental, além do chassi  reconhecidamente reforçado, que permitiu receber um equipamento tão potente. Apenas a Scania chegou ao patamar de exigência de robustez que desejamos”, diz Marcos Cunzolo, diretor comercial da Cunzolo, tradicional empresa de prestação de serviços para movimentação de cargas e acesso em altura, por meio do fornecimento de guindastes, empilhadeiras, transporte rodoviário e plataformas aéreas. 

“Historicamente, a Cunzolo é famosa pela inovação. Novamente, estamos antecipando um movimento no mercado, criando uma tendência. Temos certeza de que haverá uma forte migração para esse novo nicho que nasce com a chegada do guindaste articulado de 40 t.”  

A grande capacidade de carga e o alcance (42 metros de altura com o cesto aéreo, já homologado pela recente norma NR12) desse novo caminhão-guindaste impressionam no mercado, pois os concorrentes mais próximos comportam 25 toneladas de peso e atingem 30 metros de altura, respectivamente. “É quase 60% a mais de tonelagem, com um caminhão muito mais robusto, econômico e eficiente. E sua envergadura e dimensões reduzidas trazem várias vantagens para nossos clientes em diversos tipos de demanda. Além de outro destaque que são os 36 metros de alcance horizontal”, explica Cunzolo.  

Outros diferenciais destacam o produto na América Latina: a possibilidade de atuar com a lança baixa (zero grau), também em 360º e em quaisquer dimensões de espaço, e sistema de trabalho com controle remoto total. O tamanho reduzido do conjunto caminhão-guindaste permite acessar áreas que um dispositivo telescópico não conseguiria, pois trabalha em estruturas de qualquer altura sem a necessidade de desmontar telhados (gerando mais economia e segurança para os clientes), por exemplo, em substituições de pontes rolantes.     

Quando pensou em trazer para o mercado nacional um guindaste articulado de 40 toneladas de capacidade de carga, a Cunzolo fez uma pesquisa na Europa. A Fassi indicou a Scania, que já tinha um caminhão adaptado na Holanda. A partir daí as três empresas iniciaram as conversas. Todo o processo durou um ano para que o caminhão-guindaste estivesse corretamente homologado dentro das leis nacionais e totalmente adaptado para o trabalho.   

A Scania trouxe toda a experiência da Europa para desenvolver essa solução no Brasil. Pelo fato de o chassi Scania ser produzido em sistema modular global, a adaptação ideal foi facilmente obtida, e a Cunzolo não precisou importar o caminhão. Na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), o veículo já saiu preparado para receber a carroceria Fassi, com todas as adequações específicas feitas na longarina, da mesma forma que na Europa.  

A Scania cumpriu todas as necessidades apontadas pela Cunzolo. Instalou duas tomadas de força para propiciar acionamento de todo o sistema hidráulico, oferecer tecnologia eletrônica para a comunicação e o gerenciamento remotodo veículo sem a necessidade de entrar na cabine, realizar pesagens no caminhão durante e depois da finalização do projeto e pintou o caminhão em sua cor especial padrão. Para finalizar a estrutura externa, a Scania também permitiu a instalação dos sistemas de patolas na dianteira (diferencial da marca), intermediária e traseira, também sem a perda da garantia.  


O Scania G 440 8x4 com guindaste F1950 Fassi, da Cunzolo, é ideal para atender as indústrias da aviação, aeronáutica, química, de papel e celulose, automotiva, metalúrgica e siderúrgica. Em razão de a economia brasileira passar por um momento de desaquecimento, Marcos Cunzolo projeta aumento de 2% a 3% de faturamento com o novo produto de sua frota. “Mas cresceremos de 5% a 7% assim que o mercado voltar à normalidade. As expectativas são muito promissoras”, revela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário